30/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-9C - GT 9 - Drogas e contextos vulnerabilizantes |
31553 - RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERISTITUCIONAL UFPE/IFPE NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA SOBRE PADRÃO DE CONSUMO DE DROGAS E AVALIAÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES JAQUELINE GALDINO ALBUQUERQUE PERRELLI - UFPE, POLLYANNA FAUSTA PIMENTEL DE MEDEIROS - IMIP, ROSSANA CARLA RAMEH-DE-ALBUQUERQUE - IFPE, ROBERTA UCHÔA - UFPE, GABRIEL VINÍCIUS SOUZA DE VASCONCELOS - UFPE, PETRA MELISSA EVARISTO FERNANDES - UFPE
Contextualização: O ambiente escolar/universitário, além das tensões decorrentes das exigências acadêmicas, permite aos jovens vivenciar um mundo novo cheio de possibilidades e de riscos sem supervisão direta familiar. Alguns estudos apontam a necessidade de promoção de debates sobre questões relativas à juventude e à transição à vida adulta; de prevenção do sofrimento mental e de comportamentos de riscos no ambiente escolar/universitário; e de desenvolvimento de habilidades e estratégias de cuidado para qualificação dos profissionais da educação no acolhimento das demandas dos estudantes. Diante disso, desde 2017, o Grupo de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas, da Universidade Federal de Pernambuco (Gead/UFPE), em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), desenvolve estudo sobre o “Padrão de consumo de drogas e avaliação da saúde mental de estudantes dos campi do IFPE” com a finalidade de conhecer a realidade dos estudantes deste instituto federal e posteriormente, propor ações que atendam às suas necessidades. Descrição e período de realização: As atividades de articulação para a execução do estudo ocorreram no período de setembro/2017 a maio/2019, por meio das seguintes etapas: a) apresentação e negociação para autorização do estudo no IFPE; b) formação dos profissionais das diretorias e coordenações de apoio e de assistência estudantil do IFPE; d) validação do instrumento de coleta de dados; e) estudo piloto; f) planejamento da coleta de dados; e g) coleta de dados. Objetivo: Descrever as etapas do processo de articulação interinstitucional entre a UFPE e o IFPE, que viabilizaram o desenvolvimento da referida pesquisa. Resultados: A etapa de apresentação do projeto de pesquisa e de negociação com a direção do IFPE para obtenção da autorização à realização da pesquisa ocorreu no período de setembro/2017 a setembro/2018. Nesse período, o projeto foi apresentado aos profissionais das diretorias e coordenações de apoio e de assistência estudantil para pactuação, ajustes e inclusão de demandas destes profissionais do IFPE. Posteriormente, após tramitação no Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, foi realizado estudo piloto em dezembro de 2018. Em 2019, foram iniciadas articulações para início da coleta de dados no campus Recife. A aplicação do instrumento tem ocorrido em sala de aula sob a supervisão de duplas de profissionais vinculados ao IFPE e à UFPE. Aprendizados e análise crítica: Nas reuniões interinstitucionais, ficou demonstrado o quanto os profissionais do IFPE carecem de espaço de formação na área de drogas e saúde mental para resolverem as complexidades e desafios encontrados no cotidiano da comunidade acadêmica. Para dar conta desta necessidade, foi acordado como contrapartida da UFPE, firmado através de cooperação técnica, a realização de capacitação dos profissionais do IFPE no campo da saúde mental e das drogas. Então, foi proposto um plano de formação com 03 (três) módulos de 20 (vinte) horas, com a construção, ao seu final, de plano de intervenção por parte dos profissionais do IFPE. O primeiro módulo foi realizado em novembro/2018, com aproximadamente 35 (trinta e cinco) profissionais do IFPE, com enfoque sobre saúde mental e drogas; e apresentação do instrumento de coleta de dados. A validação do instrumento de coleta de dados (formulário auto-aplicável) foi realizada com a participação de pesquisadores especialistas da área, profissionais da equipe de educação e saúde do IFPE e com os próprios estudantes (estudo piloto). As sugestões dadas pelos participantes permitiram ajustes nos termos utilizados no instrumento, inclusão de questões pertinentes ao IFPE, melhoria na forma de apresentação do instrumento e mensuração do tempo de aplicação em sala de aula. Ter uma previsão mínima e máxima do tempo de aplicação do instrumento facilitou a negociação junto aos coordenadores e professores para liberação das turmas sorteadas incluídas no universo da pesquisa. Com base nos dados referentes à quantidade de estudantes, cursos e turmas existentes, foram construídas estratégias para o desenvolvimento do trabalho de campo no IFPE campus Recife, como sorteio das turmas, comunicações formais, montagem de cronograma e reuniões com a equipe. No início da coleta de dados, observou-se que o número de estudantes maiores de 18 anos que frequentam regularmente as aulas, é diferente do quantitativo de matriculados, o que implicou em recálculo da amostra da pesquisa. Além disto, também foi necessário fazer novos ajustes no instrumento para adequar-se à diversidade sexual (lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexuais), facilitar a compreensão dos estudantes e diminuir o tempo de preenchimento. O estudo está em andamento com finalização prevista para dezembro/2020. A pesquisa trará resultados relevantes para aprimoramento do conhecimento científico e desenvolvimento de ações de acolhimento das demandas dos estudantes do IFPE, a partir de dados acerca do consumo de drogas e saúde mental.
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