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Grupos Temáticos

28/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-14A - GT 14 - Diferentes abordagens da e na Extensão

30612 - ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIEDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
JAYARA MIKARLA DE LIRA - UFRN, JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR - UFRN, THAIS EMANUELLE DA SILVA MATIAS - UFRN, KALYNE PATRÍCIA DE MACÊDO ROCHA - UFRN, ANALICE CAMPELO DE ARAÚJO - UFRN


INTRODUÇÃO
No Brasil, o contexto atual de formação dos profissionais de saúde vem passando por algumas mudanças, visto que a predominância de um ensino voltado para o modelo biomédico e de caráter hospitalocêntrico já não contempla as necessidades de saúde da população.
Neste processo, destaca-se metodologias de ensino-aprendizagem direcionada ao ambiente extramuros da universidade, com a articulação entre instituições formadoras, comunidade e serviços de saúde, o objetivo é alcançar uma abrangência da percepção do processo saúde-doença, contribuindo com um novo perfil profissional, capaz de desenvolver o cuidado baseado em múltiplos saberes, em equipe e com um olhar integral (PEDUZZI et al., 2013).
Portanto, as novas metodologias adotadas no ambiente universitário visam desenvolver nos profissionais habilidades do trabalho em equipe e um olhar mais sensível para os usuários, não os resumindo a doença, para assim atuar de forma resolutiva e eficiente.
OBJETIVOS
Avaliar a experiência discente na vivência extramuros proporcionada pela disciplina Saúde e Cidadania (SACI) na perspectiva da interdisciplinaridade e do cuidado integral.
METODOLOGIA
Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo a partir de levantamento de dados (grupos focais) realizado no município de Santa Cruz/RN.
O critério de inclusão foi ter cursado a disciplina SACI, a seleção ocorreu de forma aleatória, o registro ocorreu pela assinatura voluntária do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi obtido a aprovação do protocolo de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, conforme parecer final nº 1439098.
Nos meses de maio e junho de 2016, foi realizado 4 grupos focais composto por aproximadamente 6 discentes cada. O material obtido foi submetido a análise no software IRAMUTEQ, para melhor interpretação e compreensão das falas. A categorização dos discursos ocorreu pela metodologia de Análise de Conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Decorrente de um modelo de formação em saúde que supervaloriza o conhecimento técnico-científico, os estudantes muitas vezes ficam robotizados, a ponto de não vislumbrarem a importância do trabalho em equipe e de relacionar/compartilhar seus saberes para assim agirem de forma integrada.
A pedagogia da transmissão, presente no espaço universitário, compromete a formação de um profissional critico-reflexivo, capaz de atuar em diferentes cenários, com habilidades de solucionar problemas relativos ao contexto social, de aprender a aprender, pois o “conhecimento” já o é dado como certo e inquestionável, desenvolve-se uma dificuldade de comunicar-se tanto com o mundo externo quanto com seus próprios colegas de profissão, continua-se uma divisão que acaba por dividir também o homem, esse modelo de educação não combina com a interdisciplinaridade (BISCARDE; PEREIRA-SANTOS; SILVA, 2014).
Nesse sentido, surge as metodologias de ensino que permite ao aluno um contato inicial com a comunidade e com os serviços de saúde, que diferente do modelo tradicional objetiva desenvolver nestes uma capacidade crítica-reflexiva para contribuir com a sua atuação, por meio da vivência na disciplina SACI, os discentes compreenderam a importância do trabalho em rede.
Portanto, a partir da análise das falas dos entrevistados, a SACI permite uma transformação no olhar dos futuros profissionais, sobre a necessidade de ações conjuntas em prol do paciente, que venham favorecer o cuidado integral. É neste momento que existe a relação entre a teoria e a prática, de modo que a experiência extensionista contribua para a mudança do perfil dos profissionais da saúde.
Resultante do trabalho em equipe e da interligação dos diferentes saberes entre os profissionais da saúde, surge a possibilidade do cuidado integral, que visa favorecer aos usuários do Sistema Único de saúde (SUS) uma qualidade na assistência. O comprometimento por parte do profissional nasce quando este tem a chance durante a formação de perceber a importância da integralidade, princípio do SUS, o que ocorre na vivência proporcionada pela SACI.
Desse modo, a disciplina SACI surge em contrapartida a um modelo de ensino tradicional, que limita a formação em saúde ao ambiente universitário. A SACI, possibilita a formação em recursos humanos, com vista a profissionais mais sensíveis, compreensivos, críticos-reflexivos e conscientes de sua atuação para o fortalecimento do SUS.
CONCLUSÕES
A formação voltada para o ambiente extramuros da universidade proporcionada pela disciplina SACI permitiu um diferencial na visão dos discentes da área da saúde sobre a percepção do processo saúde-doença, visto que estes de acordo com os seus discursos, emergem da vivência com um olhar mais sensível sobre a importância da interdisciplinaridade e do cuidado integral para uma melhor resolutividade na assistência em saúde. Desse modo, as metodologias ativas de formação contribuem para formar profissionais mais conscientes de sua prática, potencializando sujeitos sociais.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

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