28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-14A - GT 14 - Diferentes abordagens da e na Extensão |
30612 - ABORDAGEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIEDADE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE JAYARA MIKARLA DE LIRA - UFRN, JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR - UFRN, THAIS EMANUELLE DA SILVA MATIAS - UFRN, KALYNE PATRÍCIA DE MACÊDO ROCHA - UFRN, ANALICE CAMPELO DE ARAÚJO - UFRN
INTRODUÇÃO
No Brasil, o contexto atual de formação dos profissionais de saúde vem passando por algumas mudanças, visto que a predominância de um ensino voltado para o modelo biomédico e de caráter hospitalocêntrico já não contempla as necessidades de saúde da população.
Neste processo, destaca-se metodologias de ensino-aprendizagem direcionada ao ambiente extramuros da universidade, com a articulação entre instituições formadoras, comunidade e serviços de saúde, o objetivo é alcançar uma abrangência da percepção do processo saúde-doença, contribuindo com um novo perfil profissional, capaz de desenvolver o cuidado baseado em múltiplos saberes, em equipe e com um olhar integral (PEDUZZI et al., 2013).
Portanto, as novas metodologias adotadas no ambiente universitário visam desenvolver nos profissionais habilidades do trabalho em equipe e um olhar mais sensível para os usuários, não os resumindo a doença, para assim atuar de forma resolutiva e eficiente.
OBJETIVOS
Avaliar a experiência discente na vivência extramuros proporcionada pela disciplina Saúde e Cidadania (SACI) na perspectiva da interdisciplinaridade e do cuidado integral.
METODOLOGIA
Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo a partir de levantamento de dados (grupos focais) realizado no município de Santa Cruz/RN.
O critério de inclusão foi ter cursado a disciplina SACI, a seleção ocorreu de forma aleatória, o registro ocorreu pela assinatura voluntária do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi obtido a aprovação do protocolo de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, conforme parecer final nº 1439098.
Nos meses de maio e junho de 2016, foi realizado 4 grupos focais composto por aproximadamente 6 discentes cada. O material obtido foi submetido a análise no software IRAMUTEQ, para melhor interpretação e compreensão das falas. A categorização dos discursos ocorreu pela metodologia de Análise de Conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Decorrente de um modelo de formação em saúde que supervaloriza o conhecimento técnico-científico, os estudantes muitas vezes ficam robotizados, a ponto de não vislumbrarem a importância do trabalho em equipe e de relacionar/compartilhar seus saberes para assim agirem de forma integrada.
A pedagogia da transmissão, presente no espaço universitário, compromete a formação de um profissional critico-reflexivo, capaz de atuar em diferentes cenários, com habilidades de solucionar problemas relativos ao contexto social, de aprender a aprender, pois o “conhecimento” já o é dado como certo e inquestionável, desenvolve-se uma dificuldade de comunicar-se tanto com o mundo externo quanto com seus próprios colegas de profissão, continua-se uma divisão que acaba por dividir também o homem, esse modelo de educação não combina com a interdisciplinaridade (BISCARDE; PEREIRA-SANTOS; SILVA, 2014).
Nesse sentido, surge as metodologias de ensino que permite ao aluno um contato inicial com a comunidade e com os serviços de saúde, que diferente do modelo tradicional objetiva desenvolver nestes uma capacidade crítica-reflexiva para contribuir com a sua atuação, por meio da vivência na disciplina SACI, os discentes compreenderam a importância do trabalho em rede.
Portanto, a partir da análise das falas dos entrevistados, a SACI permite uma transformação no olhar dos futuros profissionais, sobre a necessidade de ações conjuntas em prol do paciente, que venham favorecer o cuidado integral. É neste momento que existe a relação entre a teoria e a prática, de modo que a experiência extensionista contribua para a mudança do perfil dos profissionais da saúde.
Resultante do trabalho em equipe e da interligação dos diferentes saberes entre os profissionais da saúde, surge a possibilidade do cuidado integral, que visa favorecer aos usuários do Sistema Único de saúde (SUS) uma qualidade na assistência. O comprometimento por parte do profissional nasce quando este tem a chance durante a formação de perceber a importância da integralidade, princípio do SUS, o que ocorre na vivência proporcionada pela SACI.
Desse modo, a disciplina SACI surge em contrapartida a um modelo de ensino tradicional, que limita a formação em saúde ao ambiente universitário. A SACI, possibilita a formação em recursos humanos, com vista a profissionais mais sensíveis, compreensivos, críticos-reflexivos e conscientes de sua atuação para o fortalecimento do SUS.
CONCLUSÕES
A formação voltada para o ambiente extramuros da universidade proporcionada pela disciplina SACI permitiu um diferencial na visão dos discentes da área da saúde sobre a percepção do processo saúde-doença, visto que estes de acordo com os seus discursos, emergem da vivência com um olhar mais sensível sobre a importância da interdisciplinaridade e do cuidado integral para uma melhor resolutividade na assistência em saúde. Desse modo, as metodologias ativas de formação contribuem para formar profissionais mais conscientes de sua prática, potencializando sujeitos sociais.
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