28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-14A - GT 14 - Diferentes abordagens da e na Extensão |
31353 - CÍRCULO DE CULTURA DE PAULO FREIRE: EXPERIÊNCIA DE AÇÃO EDUCATIVA DIRECIONADA À PACIENTES COM INEFETIVIDADE NA TERAPIA COM VARFARINA JOSIANE MOREIRA DA COSTA - UFMG, DANIELLA VIEIRA NASCIMENTO - UFMG, CARYNE MARGOTTO BERTOLLO - UFMG, LAURA ZIVIANE SANTIAGO - UFMG, JESSICA ALVES DE ARAUJO - UFMG, FERNANDO GALLIGANI - UFMG, PALOMA CRISTINA TORRES - UFMG, DANIEL DIAS RIBEIRO - UFMG, MILENA SORIANO MARCOLINO - UFMG, MARIA AUXILIADORA PARREIRAS MARTINS - UFMG
Introdução: A anticoagulação oral com o medicamento varfarina é uma estratégia efetiva na prevenção primária e secundária de eventos tromboembólicos. Apesar dos benefícios do uso, esse medicamento exibe índice terapêutico estreito, ampla variabilidade na dose-resposta e interação com inúmeros medicamento e alimentos. Entende-se que participação de pacientes no tratamento é de grande importância para obtenção de resultados positivos. Método: Essa estratégia faz parte de um ensaio clínico e foi elaborada considerando os pressupostos de Paulo Freire com o círculo de cultura. Identificou-se pacientes com inefetividade na anticoagulação oral no período entre julho e dezembro de 2018. Entre janeiro a março de 2019 eles foram convidados à participarem da pesquisa e, em caso de concordância, assinarem o Termo de consentimento Livre e Esclarecido (Parecer no comitê de ética: 65928316.3.0000.5149). O oferecimento do círculo de cultura ocorreu nos períodos anteriores e posteriores às consultas, tendo duração média de 40 minutos. Em 1 mês foram oferecidos 12 círculos de cultura com participação de 80 pessoas. O primeiro círculo de cultura ocorreu no mês de abril de 2019, e teve como proposta a abordagem do autocuidado. Os encontros foram filmados, analisados e o processo encontram-se descrito a seguir. Resultados e Discussão: 1 -Aquecimento - "encontro com o outro": Nesse momento foi organizado um círculo, cada ator social recebeu um barco de papel, sendo descrito pelo moderador como : "o seu barco da vida". Em seguida os atores foram convidados a se apresentarem e estimulados a falar sobre "quem navega nesse barco" e "que barco da vida é esse?". Nesse momento vários atores falaram de coisas que gostam de fazer, como dançar, cozinhar, fazer bonecas, cuidar de plantas, criar passarinhos e dormir. Também foram relatadas questões relacionadas aos desafios em saúde, como impedimento de realizar atividades diárias devido ao problema de coração e questões relacionadas à situações limítrofes entre vida e morte. 2 - Estímulo ao pensar crítico - círculo de cultura em ação: após a apresentação dos "barcos da vida", a moderadora apresentou a figura da fila para atendimento em saúde e os atores foram instigados a debaterem sobre a figura a partir da pergunta: "O que vocês veem aqui?" A partir da observação da figura, os atores relataram as palavras: FILA, CANSAÇO e ESPERA, consideradas palavras geradoras. O moderador estimulou a discussão a partir das seguintes perguntas: "Que fila é essa? Por que existe essa fila? Esse cansaço precisa existir? O que as pessoas buscam? Essa fila tem que existir? Pode ser diferente?" Os atores relataram diferentes opiniões, como a fila é importante para a organização e que as pessoas buscavam saúde. Outros disseram que a fila não deveriam existir, que era uma questão de descaso dos governantes. Chegou-se à concordância de qual a fila não deveria existir, que há um descaso dos governantes, mas quem elege os governantes somos nós, e que o voto possui o mesmo valor para o pobre e para o rico, sendo que todos temos poder de eleger. Também discutiram que as pessoas esperam na fila para ter saúde, mas que saúde é se sentir bem, ser feliz, fazer o que gosta. E que nem toda a saúde estaria naquela "fila ruim". Depois o moderador mostrou a foto do abraço sendo identificadas as seguintes palavras geradoras: ABRAÇO, AMOR e AMIZADE.Os atores discutiram sobre o carinho, apoio e sobre sentir bem. Pelo estímulo do moderador, identificaram que sentir bem também é saúde, que todos produzimos saúde e que todos nós somos capazes de cuidar. E que "quem mais cuida de mim sou eu mesmo". 3 - Finalização - "conscientização" - o que levo: os atores foram convidados a proporem uma ação, "o que fazer para cuidar mais de mim mesmo?" Foram convidados a levarem para casa essa proposta e posteriormente realizou-se contato telefônico. Relatos como "iniciei caminhada", "estou mais desligada com os problemas dos filhos", "comi uma comida gostosa" , "ficarei mais atenta com o tratamento" foram identificados por meio dos contatos telefônicos. Considerações finais: Por meio do uso do concreto, da dialogicidade, troca de experiências e pelo aprender juntos observou-se uma "reconstrução" e ou "pensar crítico -conscientização" do universo saúde e cuidado. O uso de uma figura que representa submissão (espera na fila), contribui para a discussão da autonomia e do autocuidado em saúde. Para a moderadora/ pesquisadora, o círculo de cultura permite maior conscientização sobre o universo dos participantes e uma resignificação do processo de cuidado oferecido na clínica de anticoagulação. O uso da varfarina é apenas um aspecto do complexo processo do cuidado em saúde e deve ser abordado considerando os aspectos socioculturais dos pacientes. Espera-se que essa redirecione o processo de cuidado oferecido no local em estudo. O impacto clínico da intervenção será identificado em setembro/2019.
|

|