29/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-14C - GT 14 - Diferentes abordagens da e na Extensão |
29933 - PROJETO LEITURA É SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA FERNANDA GONÇALVES DE SOUZA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG, KARLA RONA DA SILVA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG, SHIRLEI MOREIRA DA COSTA FARIA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG, RODRIGO GUSTAVO PESSOA OLIVEIRA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG, NATÁLIA DA PIEDADE SIQUEIRA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG, SARA MOURA MARTINS - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG, LORRANA RISI MOREIRA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG
CONTEXTUALIZAÇÃO
O projeto de extensão intitulado Leitura é Saúde visa associar o prazer da leitura ao atendimento em saúde. Tem como foco a abordagem a comunidade, oportunizando a essa o contato com um acervo literário diversificado. A leitura é uma importante estratégia para formação de leitores protagonistas, que por meio desta prática adquirem e desenvolvem novos saberes e contribuem potencializando o bem-estar intrínseco. Estudos evidenciam que um posto de leitura móvel amplia as condições de acesso, fortalece o estímulo à leitura e exercita o hábito de ler entre as pessoas, contribuindo com a promoção da saúde e contemplando a integralidade dos indivíduos.
DESCRIÇÃO
Esta ação encontra-se registrada no Sistema de Informação da Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com número de registro 403420. A ação iniciou com uma campanha de arrecadação/doação de livros que envolveu toda a comunidade acadêmica e população em geral. Realizou-se divulgação em diversos meios de comunicação, com resposta positiva para composição do acervo literário. O local em que os livros ficam expostos (praças e áreas diversas do estacionamento do Campus) é frequentado diariamente por uma grande população, especialmente representada pelos pacientes, acompanhantes, trabalhadores e transeuntes em geral. Todos os usuários do acervo literário, são cadastrados em um banco de dados e pactuado uma data de devolução da obra que em geral diz respeito a 7 dias. A equipe composta por alunos do curso de Gestão de Serviços de Saúde da UFMG é protagonista em todo o processo, participando das fases de planejamento, execução e avaliação. Também são responsáveis por apresentar a sinopse das obras disponíveis, auxiliar os leitores nas dúvidas e seleção do exemplar. Ratificamos que esta ação está vinculada ao processo de formação com protagonismo do aluno e tem o potencial de promover impacto na formação discente possibilitando a interação do aluno com a comunidade, além da superação de desigualdades relativas ao saber científico, humano e prático, com potencial para outras atividades de investigação científica.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O trabalho encontra-se em andamento, tendo se iniciado 25 de março de 2019.
OBJETIVO
Relatar a experiência de implementação de um projeto de extensão que visa disponibilizar um acervo literário a comunidade transeunte no Campus Saúde da UFMG.
RESULTADOS PARCIAIS
A primeira etapa da ação foi finalizada e trata da arrecadação do material literário, como mencionado anteriormente. Até os dias atuais foram arrecadados 1.317 (mil trezentos e dezessete) exemplares, que foram catalogados em arquivo digital. Esses foram armazenados em armários móveis para melhor organização do processo de trabalho, exposição, transporte e levantamento de indicadores. Dentre as opções, estão livros de crônicas, literatura brasileira, suspense, romance, literatura infantil, revistas, livros acadêmicos e literatura formativa para alunos do ensino médio. A segunda etapa, que trata do empréstimo das obras literárias, encontra-se em execução. Os indicadores e processo de gestão desta etapa estão em construção.
APRENDIZADO
A comunidade envolvida na ação tem relatado a importância da leitura como auxiliador que produz fomento na luta e mobilização social, em decorrência do seu fortalecimento no campo dos saberes e ampliação da sensação de valorização pessoal que a leitura desenvolve no leitor. Os estudantes, por sua vez, destacam que a participação na ação contribui para melhor perceber a importância da escuta qualificada, da empatia, do trabalho em equipe, da integração com a população, dentre outros elementos, que são imprescindíveis para o seu futuro trabalho enquanto profissional.
ANÁLISE CRÍTICA
Esta experiência pode ser caracterizada como uma forma efetiva de educação em saúde, uma vez que, oportuniza a população o contato com um arsenal literário diverso, estimulando assim o hábito e o prazer da leitura. Destaca-se ainda a importância de outros benefícios como sentimentos de paz, conforto, serenidade e bem-estar relatados pelos leitores. Assim, a educação em saúde a partir desta temática tem potencial de fortalecer a cultura da leitura e ser estratégico para melhor acolher e humanizar em saúde.
|

|