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Grupos Temáticos

29/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-14C - GT 14 - Diferentes abordagens da e na Extensão

30022 - PROJETO DE EXTENSÃO CINECLUBE SAÚDE: RELATANDO A EXPERIÊNCIA DO POTENCIAL EDUCATIVO DO CINEMA
MARIA LUIZA SANTOS FERREIRA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, PATRICIA PEREIRA TAVARES DE ALCÂNTARA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, VINICIUS RODRIGUES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, IRENE CUSTÓDIA DA SILVA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, KADSON ARAÚJO SILVA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, KAMILA DE CASTRO MORAIS - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, JOÃO PAULO XAVIER SILVA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA


Desde que os irmãos Lumiére inventaram o cinematógrafo, as produções cinematográficas vêm sendo utilizadas como método educativo. Essa metodologia tem sido adotada inclusive no contexto da formação da saúde. Na contemporaneidade, é reconhecido o potencial educativo do cinema para a disseminação de conhecimento no âmbito universitário e na sua interlocução com a comunidade. Dessa forma, os recursos audiovisuais correspondem a uma profícua metodologia de ensino-aprendizagem, proporcionando a construção e compartilhamento de saberes. No âmbito da saúde, mais especificamente da enfermagem, o cinema é capaz de proporcionar uma correlação entre fatos da vida cotidiana e as práticas assistenciais. Nesse aspecto, expõe circunstâncias, fictícias ou não, que tendem a aflorar o pensamento crítico e reflexivo frente a uma determinada temática apresentada, o que por sua vez interage com o comportamento social dos indivíduos. Pode-se inferir, deste modo, que as obras cinematográficas se apresentam como recurso potencial de educação para a promoção da saúde, a qual é uma das estratégias do setor que busca a melhoria no bem-estar e na qualidade de vida da população em geral. Diante do exposto, o trabalho discorre a respeito de um relato de experiência de caráter descritivo e crítico-reflexivo, fundamentado através da vivência de acadêmicos de enfermagem extensionistas, que integram o Projeto de Extensão CineClube Saúde na Universidade Regional do Cariri, Unidade Descentralizada de Iguatu (URCA/UDI). O projeto em evidência é aberto para realizar sessões de cinema em todos os períodos do curso de graduação em enfermagem, bem como para a comunidade em geral, buscando articular conhecimento e saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Tem como dinâmica a realização de uma sessão a cada 15 dias e uma reunião de membros intercalada entre as sessões para planejamento e discussão. Salienta-se que o projeto vem sendo desenvolvido desde março de 2018 até os dias atuais. Neste trabalho, objetivou-se relatar as contribuições do projeto de extensão Cineclube Saúde para o processo ensino-aprendizagem no cenário da formação em saúde. O projeto conta atualmente com a participação de onze estudantes extensionistas voluntários e uma extensionista contemplada com bolsa de extensão pela Fundação Estadual de Combate à Pobreza (FECOP/URCA), tendo um professor atuando como coordenador e outra professora como colaboradora. Por meio dessa configuração, a busca pelo público-alvo se dá através do encaminhamento de ofícios para se firmar as parcerias, seja com disciplinas do curso de enfermagem, seja com associações comunitárias ou instâncias da sociedade civil. De 2018 até o momento foram realizadas 22 sessões, contemplando um público alvo de aproximadamente 300 pessoas. A seleção dos filmes a serem exibidos é feita previamente, correspondendo às demandas apresentadas e às temáticas pertinentes para discussão. No projeto, cada membro possui uma ocupação específica para o trabalho em equipe como divulgação, confecção da ata, reserva de materiais e mediação das sessões. Ao final das sessões, se propõe uma discussão mediada pelos extensionistas sobre a temática abordada no filme, frequentemente iniciada por um dos membros do projeto, abrindo espaço para questionamentos e reflexões. São traçadas estratégias para facilitar esse momento como dinâmicas com frases motivacionais e perguntas escritas em papeis coloridos para instigar a participação das pessoas no debate. Pode-se inferir, por meio desta prática, que o cinema faz com que tanto acadêmicos quanto a comunidade em geral incorpore diferentes saberes partindo dos seus conhecimentos prévios, associados às discussões geradas, o que corrobora com o processo de aprendizagem significativa desses sujeitos. As produções cinematográficas ampliam a coleção de experiências dos estudantes, demonstrando, muitas vezes, situações parecidas com as do cotidiano, o que os faz reexaminar atos e julgar algumas hipóteses ao utilizar a visão crítica para analisar as situações em tela. Para a comunidade, as películas cinematográficas atuam como um processo de capacitação para atuar na melhoria da qualidade de vida e da sua própria saúde. Assim, o Projeto de Extensão CineClube Saúde tornou-se veículo prazeroso de aquisição de conhecimento, partindo do pressuposto de que o pensamento crítico e reflexivo parte do estímulo desejante. Contudo, as sessões se mostraram percursos para aprimorar as metodologias ativas que levam à construção compartilhada no processo de ensino-aprendizagem. Evidencia-se que o projeto de extensão CineClube Saúde vem alcançando seus objetivos com êxito, despertando a empatia e a ampliação das experiências, bem como a disseminação de conhecimentos no público alvo. Desse modo, torna-se um enriquecedor veículo para a ampliação de conhecimentos sobre saúde na contemporaneidade.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900