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Grupos Temáticos

29/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-14C - GT 14 - Diferentes abordagens da e na Extensão

31388 - EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO PENSO.
CELENA DANTAS DE MEDEIROS - UFCG, RÔNISSON THOMAS DE OLIVEIRA SILVA - UFRN, VANILLE VALÉRIO BARBOSA PESSOA CARDOSO - UFPB


INTRODUÇÃO:
A extensão universitária é um campo de fortalecimento entre universidade e a sociedade, atua no processo educativo a partir da formação de conhecimentos e saberes entre os acadêmicos e a população (NUNES; SILVA, 2011).
Segundo Saraiva (2007), a extensão possibilita ao aluno a experiências que lhe proporciona reflexões acerca da atualidade, com base na experiência e nos conhecimentos produzidos, o desenvolvimento de uma formação compromissada com as necessidades nacionais, regionais e locais, considerando-se a realidade, fazendo a associação entre o conhecimento científico e o popular.
Existem diversas maneiras de fazer extensão, há uma prática extensionista, baseada nos preceitos da Educação Popular, que apresenta intencionalidade política clara, priorizando o diálogo, o protagonismo estudantil e comunitário, a afetividade, o respeito ao senso comum, à cultura, o compartilhamento das experiências e a indissociabilidade entre universidade e sociedade. Esse tipo de extensão também tem um caráter transformador, inquietante e libertador e recebe o nome de Extensão Popular (CRUZ, 2011; NETO, 2006; RIBEIRO, 2009).

OBJETIVOS:
Expor atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO) que são orientadas pela Educação Popular.

METODOLOGIA:
O Núcleo PENSO é responsável de desenvolver projetos baseados na Educação Popular na cidade de Cuité/PB, contando com a participação de alunos bolsistas e voluntários de grande maioria do curso de Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande campus Cuité. Dentre os projetos desenvolvidos estão o “Cine Cidadania”, “Educação Alimentar e Nutricional no Âmbito Escolar” e “Vida Nova”.
O projeto “CineCidadania” teve como objetivo a realização de exibições de filme com periodicidade quinzenal. As ações aconteceram em espaços públicos como no Museu e outra em praças públicas. Os estudantes do projeto organizavam os materiais com apoio da universidade e prefeitura e, ao término do filme, um momento de debate era construído.
O projeto intitulado “Educação Alimenta e Nutricional (EAN) no Âmbito Escolar” realizou ações com crianças do pré-escolar até o 5º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, as atividades aconteceram nos dias de segunda-feira e sexta-feira, onde os temas abordados relacionava alimentação, nutrição, saúde e cidadania.
O “Vida Nova” foi desenvolvido com mulheres titulares do Programa Bolsa Família e trabalhou temas que abordassem saúde e alimentação, realizou reuniões teóricas e oficinas culinárias em laboratórios da universidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O CineCidadania trouxe contribuições a partir do estimulo ao debate através de filmes que buscavam retratar a realidade local. O projeto foi bem aceito tanto na comunidade como em cidades circunvizinhas, onde contou com boa participação de pessoas. Além disso, contribuiu com o lazer e possibilitou um espaço para formação de conhecimento através de diálogos existentes e espaço de debate horizontal. Portanto, é possível observar que o cinema desenvolve papel essencial na comunicação humana, construindo senso crítico sobre diversos assuntos que fortalecimento a cidadania.
O projeto EAN no Âmbito Escolar atuou através de diversas atividades lúdicas norteadas por materiais como o Guia Alimentar para População Brasileira e através da inserção dos diversos atores sociais envolvidos na formação de hábitos alimentares dos alunos, como merendeiras, professores, pais e gestores. Os princípios da educação popular foram importantes na promoção da alimentação adequada dos alunos, demonstrando que a problematização e o planejamento a partir dos determinantes locais e dos sujeitos produziram resultados positivos que puderam ser facilmente observados como o perfil dos alimentos existentes nos lixeiros das turmas.
No Vida Nova foi possível desenvolver diálogo e construção de cidadania com as mulheres do Programa Bolsa Família através de rodas de conversas, jogos, dinâmicas em grupo tratando de temas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis relacionadas com alimentação. As oficinas culinárias desenvolvidas foram importantes para construção do cuidado a saúde. Segundo Pereira e Sarmento (2012) as atividades culinárias são estratégias que consolidam o aprendizado entre vivências teóricas e práticas.
Espaços como estes oferecem as pessoas momentos de reuniões e debates sobre questões importantes para a sociedade, não há controle de assuntos e pensamentos a serem abordados, dessa forma, a coletividade pode construir novas soluções para aspectos sociais importantes (MOGILKA, 2017).

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A extensão universitária tem poder de atuar de forma significativa na construção de saberes e vínculos na comunidade a partir da Educação Popular, possibilitando resultados significantes nas vidas dos sujeitos através da integração da academia e comunidade.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900