Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

30/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-14E - GT 14 - Extensão e serviços de saúde

30683 - PROGRAMA PRÁTICAS INTEGRAIS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E NUTRIÇÃO SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA (PINAB): UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO POPULAR NA PARAÍBA
EDGAR DA SILVA FONTES - UFPB, INGRID GABRIELE DE SOUZA - UFPB, PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ - UFPB, ANA CLAUDIA CAVALCANTI PEIXOTO DE VASCONCELOS - UFPB


O Programa de Extensão “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição Social na Atenção Básica” (PINAB) é vinculado ao Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas e ao Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, atuando desde 2007 por meio de ações em conjunto com profissionais da Unidade de Saúde da Família Vila Saúde e com a comunidade do bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa-PB. Atualmente, participam do programa dez estudantes de cursos da área da saúde e dois docentes.
Entre as vertentes do PINAB em 2019, destacam-se 4 linhas de atuação. Há uma pesquisa com objetivo de contribuir com a ampliação e o aprimoramento dos espaços de participação social na Atenção Primária à Saúde (APS), que irá permitir a explicitação do atual desenho organizativo e situacional dos espaços de participação comunitária nas USFs de João Pessoa. Já na linha das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), o PINAB promoveu o “III Curso de Formação em Práticas Integrativas e Complementares na APS” e o “Curso de Saberes, Práticas e Vivências em Fitoterapia”, pensados com o objetivo de introduzir a formação de cuidadores em saúde a partir das PICS para comunitários, residentes, estudantes e profissionais da área de saúde. Tais espaços formativos tinham como intencionalidade, também, criar contextos para a ampliação do apoio social local, o protagonismo comunitário, e o estabelecimento de experiências para debate em torno do cuidado em saúde de forma integral no território.
Na linha da Nutrição Social, levamos em consideração os avanços e desafios na área das políticas públicas de alimentação e nutrição nos últimos anos e sua relação com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população brasileira. Assim, promovemos ações da SAN em comunidades, além das atividades empreendidas no âmbito do Observatório Nordestino de Políticas de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional (OBSERVASAN) e do Fórum Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, implementado em 2016. Desse modo, por meio de iniciativas abrangentes, orientadas a partir do diálogo intersetorial mediado pelos processos educativos de cunho transformador e emancipatório, para a garantia da alimentação adequada como um direito humano, sendo um grande aprendizado para qualquer estudante da área da saúde.
Outra linha de atuação do PINAB é sua articulação com o Movimento Popular de Saúde da Paraíba (MOPS-PB), com o objetivo de desvelar processos de apoio às experiências e aos movimentos sociais que se pautam pela Educação Popular na área da saúde no Estado da Paraíba. Nesse sentido, desenvolver ações formativas para o aprimoramento e para a qualificação na atuação de protagonistas de movimentos sociais em Educação Popular em Saúde, particularmente daquelas experiências comprometidas com o aprimoramento do espaços do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, estamos oferecendo dois espaços formativos: o “Curso de formação: Paulo Freire e o cuidado em saúde” e o “Curso de Formação em Educação Popular para o Trabalho Social em Comunidades”, que acontecem no Centro de Educação da UFPB e no Assentamento Novo Salvador em Jacaraú-PB, respectivamente.
Vale salientar ainda que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão está primeiramente evidenciada no PINAB através da organização pedagógica de suas ações. O Ensino é vivenciado através da participação ativa de professores nas atividades propostas, sempre acompanhando, orientando e apoiando tecnicamente o trabalho de extensão popular, no desenvolvimento de um processo de aprendizagem no qual o estudante é o protagonista. Além disso, são realizadas quinzenalmente reuniões formativas, com o intuito de prover os estudantes de ferramentas teóricas e metodológicas que possam facilitar o seu trabalho na comunidade e o modo como articulam soluções para os problemas cotidianos.
O PINAB entende a extensão como parte constituinte do processo de construção da formação crítica de profissionais de saúde, e as suas ações se apoiam na Educação Popular como base metodológica, procurando estimular a visão criativa, ativa, crítica e humanística tanto dos profissionais da saúde como dos estudantes e da própria comunidade. Nesse sentido, os extensionistas privilegiam-se com a construção e o fortalecimento do vínculo comunitário, da autonomia, do trabalho interprofissional e da participação social em saúde, como forma de acessar famílias e territórios. Para além disso, de perceber suas demandas e propor ações conjuntas e resolutivas para a superação dos problemas diários em prol do estabelecimento de processos de busca do bem viver, “sendo-no-mundo” os próprios autores de sua história.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900