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Grupos Temáticos

29/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-14D - GT 14 - Extensão e Saúde de grupos populacionais

30762 - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA PARA AÇÕES EDUCATIVAS COM IDOSOS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO SÊNIOR PARA A VIDA ATIVA.
CAROLLINE FADELLI ARANTES DA SILVA - USJT, ELEANDRO HELIODORO - USJT, BRUNA GABRIELA MARQUES - USJT, MARIA LUIZA DE JESUS MIRANDA - USJT


CONTEXTUALIZAÇÃO
O projeto Sênior para a Vida Ativa é um projeto de extensão realizado pelo curso de Educação Física na região da Mooca, zona leste da cidade de São Paulo. Seus pilares teóricos metodológicos são conduzidos segundo os pressupostos da pedagogia da autonomia (1996), do envelhecimento bem-sucedido (NERI, 2001) e da Promoção da Saúde (2003).
OBJETIVO
O projeto está estruturado para atender às três funções da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. No âmbito da Extensão, o programa de educação física foi elaborado com vistas à formação de autonomia para a prática sistemática de atividade física e o autocuidado, com reflexos importantes na qualidade física do envelhecer. Com relação ao Ensino, a presença de idosos em programa de atividade física na Universidade propicia aos graduandos dos cursos de Educação Física, Nutrição, Farmácia e Enfermagem a oportunidade para estágio curricular/atividades complementares junto a essa população, complementando sua formação profissional, relacionando os conhecimentos desenvolvidos no decorrer dos cursos de graduação com a prática diária.
DESCRIÇÃO
O programa com duração de 10 meses, é composto por duas aulas semanais de 90 minutos às segundas e quartas-feiras. Um terceiro encontro fica reservado para atividades complementares, como palestras ou vivências especiais, associando outras áreas como a Nutrição, Farmácia e Enfermagem.
No projeto, os conhecimentos são desenvolvidos por meio de ações pedagógicas que promovem o desenvolvimento dos conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, julgados necessários para favorecer as mudanças no comportamento dos indivíduos. Tendo como temas geradores os sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso, articular e musculoesquelético, são propostas atividades que estimulem cada um desses sistemas (Gerez, 2007).
Ainda em consonância com a proposta de favorecer a autonomia para a atividade física, o idoso deve deixar o programa após os 10 meses para que possa se inserir em programas já disponíveis, ou procurar atuar junto à comunidade ou às autoridades no sentido de buscar soluções para a criação de novos programas ou espaços para a prática de atividades físicas. Com a intensão de sentirem-se apoiados nas mudanças e na resolução de problemas concernentes a essas modificações ou mesmo para que continuem aprendendo, estabeleceu-se uma fase de transição, caracterizada por uma supervisão à distância no intuito de levantar as atitudes dos alunos frente ao desligamento do programa e, também, para complementar conhecimentos que favoreçam tomadas de decisão no que diz respeito a incluir a prática sistemática de atividades físicas em suas vidas. Essa fase dura novamente 10 meses, mas os encontros ocorrem apenas uma vez por semana no primeiro semestre e a cada 15 dias no segundo semestre.
Em respeito as características de quem envelhece são realizados procedimentos de avaliação diagnóstica da saúde do idoso. Para isso, a equipe responsável realiza ações de avaliação da capacidade funcional em três momentos: fase inicial, intermediária e final. Ao término do programa estas informações são compartilhadas com os participantes. O critério que limita o acesso do participante ao projeto é o de renda familiar até cinco salários mínimos e a independência física, pertencendo aos níveis 3 e 4 de status funcional propostos por Spirduso (1995), ou seja, independentes e inativos (nível 3) ou já ativos (nível 4).
RESULTADOS
Ao longo do desenvolvimento do projeto foram atendidos 362 idosos e na fase de transição retornaram ao projeto 202 egressos, a média de idade dos participantes é de 71,51 anos, em sua maioria moradores do bairro da Mooca. Ao Final do ano de 2018 realizamos uma avaliação do nível de satisfação dos idosos com o projeto, a pesquisa era composta por questões onde eles deveriam descrever, assinalar ou avaliar itens como a estrutura, a professora e os monitores, e os temas desenvolvidos. Recebemos ótimas avaliações e um retorno bastante carinhoso dos participantes, os únicos apontamentos aconteceram em relação a estrutura da Universidade.

APRENDIZADOS
Através de aulas em que teoria e prática dialogam continuamente, os alunos são estimulados à reflexão sobre sua realidade e à compreensão da atuação do processo de envelhecimento sobre os diversos sistemas do corpo bem como, em que medida a atividade física pode colaborar para o estímulo desses sistemas, promovendo adaptações. Ao mesmo tempo, em que são propostas associações entre aquilo que é feito no Projeto e a vida cotidiana.
ANÁLISE CRÍTICA
As ações desenvolvidas no projeto nos fazem refletir sobre a importância de programas extensionistas com a perspectiva da educação popular em saúde, a qual contemplam a tríade da ação-reflexão-ação, necessária ao profissional em formação básica, continuada e na prestação de serviço à comunidade.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900