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Grupos Temáticos

29/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-14D - GT 14 - Extensão e Saúde de grupos populacionais

31154 - A EXPERIÊNCIA DO CURSO ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E TERCEIRA IDADE COMO EIXO ARTICULADOR DE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA
MICHELLE GUIMARÃES DO CARMO - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ, JACQUELINE MIRANDA DOS SANTOS - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ, MARIA FÁTIMA GARCIA DE MENEZES - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ, DÉBORA MARTINS SANTOS - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ, ELDA LIMA TAVARES - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ, ERIKA DE MELO BASÍLIO - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ, JULLIANA AYRES LIMA FREIRE - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ, TATIANE CRISTINA FERREIRA MARTINS - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ, ERIANE DA SILVA BAHIA - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ, GABRIELLY MUNIZ CASSUCE - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ, EDUARDO SANCHES PRADO - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO/UERJ


O projeto de extensão Alimentação, Nutrição e Envelhecimento (PROANE) existe há 25 anos no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua primeira e principal parceria é a Universidade Aberta da Terceira Idade, um centro de convivência que funciona como espaço de assistência ao público idoso, de produção de conhecimento e qualificação de profissionais de diferentes cursos de graduação para a área do envelhecimento. Referência acadêmica, nacional e internacional, possui uma revista indexada, curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia, curso de extensão “Informação e orientação para cuidadores de idosos” e programa de residência médica e multiprofissional em saúde do idoso. O PROANE em sua trajetória vem articulando extensão com o ensino e pesquisa com a proposta de desenvolver ações educativas coletivas com idosos. O projeto funciona como locus para o desenvolvimento de práticas das disciplinas Avaliação Nutricional, Educação Nutricional e campo de Estágio Supervisionado de Nutrição e Saúde Coletiva para alunos de graduação. Tem estruturada a linha de pesquisa “Nutrição, Saúde e Envelhecimento”, cadastrada no Comitê de Ética da UERJ desde 2005, com produção acadêmica articulada aos Núcleos de Estudos “Alimentação, Nutrição, Saúde e Envelhecimento (NEANSE)” e “Alimentação, Saúde e Cultura (NECTAR)”. O carro chefe do PROANE é o “Curso Alimentação, Nutrição e Terceira Idade”, um grupo fechado no qual é proposto o debate de diferentes temas contemporâneos do campo da alimentação e nutrição. As aulas são semanais, com frequência média de 25 idosos e utilizadas diferentes estratégias metodológicas e recursos didáticos. Os pressupostos teóricos envolvem a valorização do alimento, a troca de saberes entre profissionais e idosos, a problematização do comer na vida cotidiana, o estímulo à autonomia, a atenção às necessidades específicas do público idoso e a utilização de metodologia lúdica e participativa. Em contrapartida ao predomínio dos aspectos biológicos pautados no saber biomédico, hegemônico do campo da Nutrição, prioriza-se a abordagem da alimentação de forma ampla, valorizando os aspectos socioculturais com apoio das ciências humanas. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência do curso como eixo articulador de extensão-ensino-pesquisa. Realizou-se análise documental no acervo do PROANE, que compreende registros escritos e fotográficos das atividades desenvolvidas. O material escrito incluiu formulários de planejamento, cadernos de campo (registro da atividade propriamente dita, reunindo falas dos idosos, impressões dos coordenadores e avaliação) e relatórios anuais submetidos à sub-reitoria de extensão. Também foram utilizados os anais de eventos, trabalhos de conclusão de curso, artigos e capítulos de livros publicados ou em andamento. A experiência do curso, incluindo os diferentes temas e conteúdos trabalhados, estratégias metodológicas utilizadas e a produção acadêmica, será apresentada. A amplitude de temas e a organização do processo de trabalho em equipe: docentes, alunos de graduação (extensão e estagiários) e de pós-graduação oportuniza a articulação de conteúdos de diferentes áreas de conhecimento e a vivência de uma prática educativa, desde o planejamento à avaliação. Por exemplo, a aula de hábitos alimentares utilizando uma dinâmica denominada “Viagem para Marte”, na qual os participantes escolhem qual seria sua última refeição antes de uma fictícia viagem para Marte, proporciona o debate sobre a complexidade das escolhas alimentares, que envolvem questões fisiológicas, socioculturais e econômicas. Na pesquisa, diferentes tipos de estudos foram desenvolvidos. Por exemplo, estudo de revisão sobre fatores que interferem na alimentação e nutrição de idosos; estudo de abordagem quantitativa sobre o nível de processamento dos alimentos do desjejum; estudo de abordagem qualitativa sobre alimentos da moda. A problemática atual do campo da Alimentação e Nutrição desafia e instiga o aprofundamento teórico, a criatividade e a ousadia na seleção de temas e estratégias. Apesar de entender que as atividades extensionistas e de ensino demandam grande parte da carga horária do corpo docente e discente, a experiência demonstra de forma rica e vívida a possibilidade concreta de articulação extensão-ensino-pesquisa.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900