29/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-14D - GT 14 - Extensão e Saúde de grupos populacionais |
31444 - COMUNICAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES JOÃO ALVES GONÇALVES NETO - UFPE, JÚLYA KAROLINA GOMES - UFPE, VANESSA LOPES DO NASCIMENTO - UFPE, JAILMA SANTOS MONTEIRO - UFPE, MÁRCIA MARIA DANTAS CABRAL DE MELO - UFPE
Contextualização: A Educação Popular em Saúde (EPS) é um importante espaço de construção da cidadania, contribuindo na ampliação das políticas públicas em saúde. Adotada como diretriz teórica/metodológica da Política de Educação em Saúde do Ministério da Saúde, a EPS deve ser efetivada por meio de instrumentos de comunicação em um processo educativo inovador, inter-transdisciplinar e participativo, favorecendo a reflexão e o compartilhamento de saberes e conhecimentos voltados à melhoria das condições de saúde coletiva. Esse relato integra as ações do projeto de extensão “Vivenciando saberes e aprendizados entre a escola e a comunidade”. Descrição: o projeto foi desenvolvido com docentes de Saúde Coletiva do Curso de Odontologia e Nutrição, profissionais da Rádio Comunitária Aconchego do Serviço Integrado de Saúde/UFPE, discentes, residente, mestrando, gestores, professores e adolescentes de uma escola municipal do Recife. Período de realização: semanalmente, entre abril a dezembro de 2018. Objetivo: Apresentar a vivência realizada com uma comunidade escolar de área vulnerável do Recife, focada em estratégias pedagógicas/metodológicas de comunicação em EPS. Percurso metodológico: Captação para realidade objetiva – Inicialmente, diálogo com os gestores, que apontaram alguns problemas prioritários: lacunas na formação dos professores sobre práticas inclusivas; necessidade de fortalecimento/ampliação de estratégias pedagógicas em comunicação.Com os grupos de escolares, realizou-se: diagnóstico participativo em rodas de conversa; oficinas temáticas, que possibilitaram identificação dos principais problemas da comunidade escolar: violência na comunidade e familiar, insegurança nas ruas; Interpretação da realidade objetiva – de acordo com a realidade objetiva apontada, surgiram espaços temáticos: música, imaginação e memória; cultura de paz como intervenção na violência cotidiana; alimentação para uma vida saudável”, na perspectiva de promover vivências que potencializem o protagonismo, geradoras de projetos e ações em comunicação popular; Construção das atividades – foram realizados oito encontros, entre abril e setembro, promotores de uma relação empática e de confiança com o grupo, utilizando-se de oficinas temáticas, rodas de conversas, brincadeiras, jogos, dinâmicas e uma oficina de culinária criativa; Intervenção na realidade objetiva – foi observado um interesse significativo por parte dos atores, os quais se expressaram de diversas formas em todas as atividades, de forma lúdica e participativa. Essas estratégias despertaram e incentivaram os participantes a refletirem e direcionarem propostas de ações em comunicação para a Rádio Aconchego, num processo educativo pautado nos valores da cooperação. Além disso evidencia-se a apropriação do conhecimento e dos procedimentos vinculados a saúde, a arte e a comunicação, por meio das produções apresentadas nas oficinas e rodas de conversa; Reinterpretação da realidade – os objetivos propostos estão sendo alcançados de forma satisfatória, pois houve interesse mútuo na transformação da realidade inicialmente apontada e, mudanças de atitude com relação aos temas trabalhados. Resultados: dentre os resultados dessa experiência destaca-se a afirmação do protagonismo que vem fortalecendo a geração da autoconfiança e autonomia necessárias para promover o reconhecimento como sujeito de direitos e o empoderamento desse grupo social. Outro resultado refere-se ao reconhecimento por parte dos professores e gestores, a transformação e ressignificação da realidade dos adolescentes, expressos nos produtos das oficinas e nas falas dos mesmos durante as rodas de conversas, frente aos problemas identificados e as reflexões das possibilidades de soluções, além de ter favorecido o maior conhecimento sobre o Serviço Integrado de Saúde existente na área. Ademais foram propostos novos encontros formativos com os professores e gestores, mediado pela técnica de Terapia Comunitária, objetivando a sensibilização e mobilização dos problemas referentes a inclusão social no âmbito escolar. Além disso, gerou a divulgação de programas na rádio Aconchego produzidos coletivamente. Aprendizados: A práxis vivenciada produziu novas sínteses e reflexões que apontaram novas demandas e reafirmaram a relevância do agir comunicativo do encontro entre saberes, acadêmicos, escolares e comunitários. Análise : apesar das estratégias de comunicação As estratégias em comunicação, pautadas na EPS, terem possibilitado o estabelecimento de vínculos, a amorosidade e o fortalecimento da autoconfiança entre os participantes, favorecendo o compartilhamento de saberes, o sentido de pertencimento, autonomia e a construção de cidadania na comunidade escolar. Contudo esse agir em saúde ainda é marginal tanto na formação dos profissionais de saúde, nos serviços e na educação, o que solicita dos atores envolvidos na saúde e educação, esforços que viabilizem uma atuação na perspectiva emancipatória e popular.
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