28/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-14B - GT 14 - Gênero, sexualidade e juventude |
31085 - GÊNERO, SEXUALIDADE E JUVENTUDE: VIVÊNCIAS DE ADOLESCENTES MORADORES DO BAIRRO JARDIM KERALUX, MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. MILENA NOVAIS OLIVEIRA SILVA - USP, THAYLA VICTÓRIA FREIRE LUCIANO - USP, EDEMILSON ANTUNES DE CAMPOS - USP
Contextualização
Trata-se de um relato de experiência que se refere ao Projeto de Extensão Universitária realizado em 2018 e 2019, cujo título é: Gênero, sexualidade e juventude: vivências de jovens moradores do Jardim Keralux, Município de São Paulo.
O local onde o projeto foi desenvolvido é o Instituto União Keralux (INKER), o qual foi criado por moradores do bairro Jardim Keralux, localizado no distrito de Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo. O Instituto oferece diversas atividades, tais como: capoeira, balé e taekwondo etc. O Jardim Keralux surgiu a partir de uma invasão à propriedade antes pertencente a uma empresa que levava o atual nome do bairro passando por vários problemas referentes às questões habitacionais e regularização dos loteamentos.
Uma parceria entre a Universidade de São Paulo e o INKER permitiu a realização do projeto nesse espaço, tendo como público alvo jovens com idade entre 10 e 18 anos, tanto meninas como meninos.
Descrição
As oficinas tiveram duração de 04 meses e aconteceram uma vez por semana, às sextas-feiras, com uma hora e meia de duração, das 19:00 às 20:30. As atividades foram divididas em três módulos, sendo eles gênero, sexualidade e juventude. Cada módulo teve 04 encontros, nos quais contam oficinas, recursos de apresentação audiovisual (documentário, filme, etc.) e uma discussão. Além disso, a cada módulo é elaborado um vídeo, pelos participantes, sobre a temática que foi discutida. Duas alunas bolsistas da graduação em Obstetrícia da Universidade de São Paulo conduziram as oficinas, após discussão com o professor coordenador do projeto. As oficinas foram frequentadas por 10 jovens, sendo 04 meninos e 06 meninas.
Período de Realização
Projeto realizado entre 2018 e 2019
Objetivo
Discutir os contextos que envolvem sexualidade; gênero e juventude relacionados às práticas e experiências corpóreas entre adolescentes moradores do bairro Keralux, município de São Paulo. Executar oficinas educativas envolvendo teatro, jogos e principalmente dinâmica. Produzir pequenos vídeos gravados pelos participantes no Youtube. Multiplicar as oficinas, contextualizando gênero, sexualidade e juventude, com a intenção de ter um material de apoio que possa ser utilizado em outros locais e instituições, tendo em vista o direito à saúde dos jovens.
Resultados
O resultado final esperado com a realização desse projeto é a produção de vídeos, desenvolvidos a cada módulo, os quais têm o intuito de mostrar, através do olhar dos participantes e suas experiências, como os temas de gênero e sexualidade estão incorporados no cotidiano. Essas produções serão disponibilizadas nas mídias sociais do INKER, podendo ser compartilhados com a comunidade.
Aprendizados
A maneira como as atividades ocorrem consegue abranger os temas de gênero e juventude, sexualidade e saúde reprodutiva, por meio de oficinas através da demanda dos próprios jovens. As dinâmicas são um ponto chave para a participação de todos, quebrando com a ideia de transmissão verticalizada de conhecimento. As atividades ocorrem por meio de dinâmicas; debates e aulas expositivas, por meio de vídeos/documentários/filmes. Tal fato é altamente enriquecedor, pois amplia o conhecimento por diversos meios: discussão; elementos audiovisuais (vídeos e
documentários) etc. Vale ressaltar que os vídeos criados, são fundamentais por aproximar os jovens de maneira lúdica. Além de permitir que os participantes expressem em suas
produções, seu olhar e vivências.
Análise Crítica
A adolescência, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é caracterizada pelo período da infância à fase adulta, que corresponde à faixa etária de 10 a 19 anos. Todavia, a definição do jovem por meio do “grupo etário” não dá conta do processo social que envolve esse momento da vida, no qual o jovem vivencia suas experiências, em meio a processos rituais, fundamentais para sua construção identitária. A vida da juventude por grupo etário reforça a ideia de que o jovem é fonte e consequência de risco para a vida social, o que os coloca em uma perspectiva normatizadora e disciplinadora, que vê o jovem como um desviante em potencial.
O conceito de juventude deve ser compreendido em conexão com o universo
cultural, político, social e econômico no qual este se insere. A juventude pode ser concebida, portanto, como uma relação social e condição transitória da vida; aspectos que devem ser
ressaltados como elementos de análise dos comportamentos juvenis, sem que se lhes atribua a condição de conteúdos inatos.
Esse projeto procurou explorar as potencialidades dessa perspectiva de juventude, a
partir de um processo social mais amplo que envolve a aprendizagem e a experimentação,
que envolve a sexualidade e as relações de gênero, que vai compor a construção identitária e
subjetiva dos jovens, garantindo o direito à saúde e ao bem-viver.
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