28/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-14B - GT 14 - Gênero, sexualidade e juventude |
31446 - DIALOGANDO PARA PROMOVER SAÚDE: EXPERIÊNCIA COM ESCOLARES EM UM ASSENTAMENTO RURAL BRUNO NEVES DA SILVA - UFRN, POLIANA CARLA BATISTA DE ARAÚJO - UFRN, WAGNER MACIEL SARMENTO - UPE, EDER ALMEIDA FREIRE - UFCG, CECÍLIA NOGUEIRA VALENÇA - UFRN
CONTEXTUALIZAÇÃO
Os assentamentos rurais são resultado do processo de reforma agrária brasileira, e se constituem, muitas vezes, de territórios distantes do meio urbano. Nesse sentido, a população que reside nestes locais acaba sofrendo com um déficit de serviços e políticas públicas, o qual favorece o surgimento de iniquidades em saúde.
DESCRIÇÃO
A experiência ora relatada foi vivenciada durante a execução do projeto de extensão intitulado Ações educativas para a prevenção de acidentes com animais peçonhentos e para o combate ao Aedes aegypti. Desenvolveu-se, junto a escolares de faixa etária de seis a dez anos, roda de conversa acerca dos animais peçonhentos, como identificá-los e os sintomas ocasionados por acidentes com estes tipos de animais, bem como acerca das medidas de prevenção desses acidentes e de primeiros socorros. A experiência ocorreu na escola municipal de ensino infantil e fundamental de um assentamento rural do município de Cajazeiras, Paraíba, localizada a aproximadamente 15 quilômetros da zona urbana. A metodologia utilizada foi a da educação em saúde por meio da roda de conversa, na qual se dialogou a partir da inclusão dos conhecimentos prévios que os escolares referiam acerca da temática, de forma a buscar a (re)construção dos saberes junto com esses.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
A ação foi desenvolvida durante a vigência do projeto de extensão supramencionado, no transcorrer do ano de 2016, sendo realizada por alunos de graduação em enfermagem do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande.
OBJETIVO
Relatar a experiência vivenciada de promoção da saúde de escolares em um assentamento rural.
RESULTADOS
A (re)construção de saberes a partir do compartilhamento recíproco de conhecimentos durante o decorrer da roda de conversa mostrou que o diálogo entre sujeitos é uma importante ferramenta de promoção da saúde, haja vista que ela proporciona o empoderamento necessário para que os atores sociais intervenham na sua situação de saúde e da comunidade. A realização da roda de conversa despertou o interesse e a participação ativa dos alunos envolvidos, que, ao final da atividade, demonstraram haver apreendido informações e construído novos saberes acerca dos assuntos abordados.
APRENDIZADOS
A experiência foi enriquecedora para os sujeitos envolvidos, que puderam observar aspectos de uma realidade marcada por disparidades sociais. Tal vivência foi fundamental para a formação dos alunos como agentes transformadores, pois o contato com as dificuldades favorece as reflexões necessárias à criatividade para a adoção de estratégias capazes de modificar a realidade social da comunidade.
ANÁLISE CRÍTICA
Entre os percalços encontrados, a dificuldade em chegar até o assentamento merece ser destacada, haja vista o acesso por meio de estrada de terra. A pouca infraestrutura da escola também deve ser ressaltada, fato que inclusive não permitiu a realização de algumas atividades com os alunos, como a projeção de imagens e vídeos educativos. Entretanto, faz-se importante a realização de atividades como a ora descrita, em contextos como os dos assentamentos rurais, tendo-se em vista que as ações de educação e de promoção da saúde são escassas nessas comunidades. Ademais, a construção de saberes junto com os escolares resulta na formação de indivíduos multiplicadores de conhecimentos na comunidade, o que favorece a prevenção de agravos como os acidentes com animais peçonhentos, frequentes no meio rural, assim como a promoção da saúde desses indivíduos por meio do empoderamento trazido pela educação.
PALAVRAS-CHAVE: Promoção da saúde. Extensão universitária. Assentamento rural.
|