28/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-14B - GT 14 - Gênero, sexualidade e juventude |
31546 - ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA AUTOCUIDADO PÓS MASTECTOMIA JAQUELINE Q MACEDO - UFPB, NAYANE ALVES CORDEIRO - UFPB
Introdução: Diante do quadro de câncer de mama, a cirurgia é a modalidade terapêutica principal para o tratamento precoce e avançado, podendo ser conservadora ou não conservadora, denominando-se mastectomia a remoção total da mama. Apesar, das novas técnicas cirúrgicas reduzirem a lesão nos tecidos, a dor e o comprometimento funcional ainda estão presentes. Assim, a educação em saúde favorece o enfrentamento das alterações provocadas pela cirurgia, a diminuição dos efeitos colaterais do tratamento e a criação de estratégias para a o retorno das atividades diárias. Nesse sentido, existem diferentes tecnologias educativas que podem ser utilizadas pela equipe multidisciplinar além da comunicação oral, destacando-se os materiais impressos, os quais tem a finalidade de direcionar, padronizar e dinamizar as informações para o autocuidado após a alta hospitalar. Objetivo: Descrever o processo de elaboração de uma tecnologia educativa para o autocuidado domiciliar após a cirurgia de mastectomia. Método: Estudo metodológico em 8 etapas: elaboração e aprovação do projeto de pesquisa no Comitê de Ética; levantamento bibliográfico; seleção das informações a constarem no manual; qualificação do conteúdo por profissionais de saúde; adaptação da linguagem; seleção de ilustrações; construção da tecnologia educativa; avaliação do material educativo por especialistas e representantes do público-alvo. Realizou-se a validação por 7 juízes e 5 representantes do público-alvo. Considerou-se validado o item que recebeu concordância mínima de 75%. Resultados: Os especialistas avaliaram o material educativo quanto ao conteúdo, linguagem e aparência. A concordância quanto ao conteúdo foi unânime, acerca da “linguagem” houve 71,4% de concordância e 95,2% de concordância quanto à aparência imagética do material. Entretanto, os juízes propuseram sugestões de melhorias da cartilha, que foram acatadas e modificadas para versão final do material. Conclusão: A cartilha educativa foi validada do ponto de vista de conteúdo e pertinência, devendo ser utilizada para garantir práticas seguras de autocuidado e bem estar da paciente e esclarecer dúvidas frequentemente apresentadas pelo paciente e sua família, como uma tecnologia de consulta por estar disponível no domicilio.
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