29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-14C - GT 14 - Promoção da saúde do idoso, humanização e apoio psicossocial |
29790 - GRUPOS DE EDUCAÇÃO POPULAR À SAÚDE NAS SALAS DE ESPERA DOS AMBULATÓRIOS DO HOSPITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (HUAP/UFF) CARLA RIBEIRO GUEDES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), AMANDA SANCHO RANGEL MASSARO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), ANTÔNIO PINHEIRO RODRIGUES JUNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), CAIQUE GONÇALVES DE ALMEIDA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), CAMILA BONELLI MARRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), GUILHERME KISTENMACKER CAVALCANTE - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), VIVYAN KARLA DO NASCIMENTO PEREIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
Contextualização: O presente trabalho relata a experiência da atividade de Extensão que desenvolve grupos de promoção à saúde, com base na Educação Popular, aos usuários que se encontram nas salas de espera dos ambulatórios do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/ RJ. A equipe é formada por seis estudantes de diferentes cursos de graduação (atualmente com acadêmicos de Psicologia e Farmácia), e é coordenada por uma professora psicóloga, vinculada ao Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFF).
Descrição: A atividade proposta consiste no debate sobre um tema em saúde na sala de espera, com o enfoque na prevenção e na promoção de saúde. Utilizamos uma metodologia ativa que favoreça o diálogo, a interação entre estudantes e usuários, e a integração entre o saber técnico-científico e o saber popular. Todo o processo de planejamento da atividade é construído coletivamente, a coordenadora do projeto atua como uma facilitadora, mas a condução dos grupos na sala de espera fica a cargo da equipe de acadêmicos. A equipe também produz e entrega aos usuários ao fim dos encontros um folheto contendo a definição da questão de saúde abordada com algumas sugestões de medidas de prevenção e promoção da saúde, e onde procurar assistência no SUS.
Período de realização: A atividade de Extensão está em curso desde março de 2017 e tem frequência quinzenal.
Objetivos: Produzir um espaço grupal de promoção à saúde, com base na Educação Popular, para que os usuários possam refletir sobre suas questões de saúde-doença e realizar trocas de experiências e de saberes; propiciar aos estudantes uma aprendizagem do cuidado com elementos que envolvam a educação popular, o acolhimento, o vínculo, o diálogo, a escuta, e o estímulo a autonomia dos sujeitos, bem como a experiência de um trabalho em equipe transdisciplinar.
Resultados: O início da Extensão ocorreu em 2017 num contexto de epidemia da Febre Amarela. Com intuito de colaborarmos para o enfrentamento desse cenário foram feitas rodas de conversa sobre a Febre Amarela. Utilizou-se um jogo de perguntas sobre a temática, visando um debate a partir de uma metodologia problematizadora. Em seguida, optamos por trabalhar o tema das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), visto o grande crescimento do HIV e da Sífilis na população. Como dinâmica para facilitar a interação, criamos diferentes histórias com situações que envolviam o contágio das ISTs, bem como o preconceito e o estigma sobre o tema. Ao fim de cada caso pedimos a opinião dos usuários que eram seguidas de debate. Durante os encontros também fizemos demonstração do uso do preservativo feminino, conversamos sobre a testagem e oferecemos preservativos. Neste ano estamos trabalhando o tema da Ansiedade, visto que a equipe avaliou a importância de abordarmos o sofrimento psíquico da população. Foram criadas diferentes técnicas, iniciamos com uma atividade de relaxamento por meio de um alongamento simples, criando um ambiente de maior conexão entre a equipe e os usuários. Após o alongamento, realizamos uma reflexão conjunta sobre o que é a ansiedade e em seguida apresentamos de forma teatralizada algumas histórias envolvendo ansiedade não patológica e transtornos da ansiedade. Tanto a equipe quanto os usuários apresentam caminhos para lidar com a ansiedade, como a prática de alguma atividade física ou hobby, consultas com profissionais da área da saúde mental, perigos da automedicação e as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do SUS. Ao fim, propomos um relaxamento com técnica de respiração e em seguida, a equipe presenteia os participantes com saquinhos de chá de camomila. As atividades têm tido uma intensa participação e interesse dos usuários, com uma troca muito produtiva com os estudantes sobre o cuidado e a saúde. A equipe de acadêmicos permanece basicamente com a sua formação original e entendemos que esse é um importante indicador de vínculo e da importância deste trabalho para a formação.
Aprendizados: O modo-de fazer coletivo do grupo é um importante aprendizado. Exercitamos uma relação dialógica e horizontalizada durante todo o processo e percebemos que assim fica mais fácil criarmos um ambiente democrático de troca junto aos usuários.
Análise Crítica: Entendemos que escutar, dialogar, acolher os pensamentos diferentes e valorizar o saber do outro são atribuições que se aprende com a vivência de educação popular em saúde. Ao fim de cada encontro conversamos e problematizamos sobre as questões emergentes. Procuramos fazer com que essa atividade de Extensão seja um lugar de construção da alteridade.
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