30/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-14D - GT 14 - Diferentes abordagens da e na Extensão |
31220 - PEDRA 90 SAUDÁVEL: UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO CÁSSIA MARIA CARRACO PALOS - ISC-UFMT, LUCAS RODRIGO BATISTA LEITE - ISC-UFMT, MARIA ÂNGELA CONCEIÇÃO MARTINS - ISC-UFMT, LETHICIA OLIVEIRA CASTILHO - ISC-UFMT
Contextualização: O projeto de extensão “Pedra 90 Saudável: um projeto em construção”, surgiu a partir de uma parceria da Disciplina Eixo Integrador II, do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com uma associação desportiva, do bairro Pedra 90, situado em Cuiabá-MT, que buscava parcerias – já que dava seus primeiros passos. Pensando na responsabilidade da universidade, em especial do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, na articulação, junto com a comunidade, de ações de saúde pública visando a construção de espaços e comunidades saudáveis, foi proposto o presente projeto, cuja objetivo era fomentar a criação de ações de promoção de saúde, almejando a construção de um território saudável. Descrição: A orientação metodológica foi articulada com os métodos participativos em Saúde, inspirada na Pedagogia da Problematização e da Autonomia, do pedagogo Paulo Freire e nos princípios preconizados pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde. Foram utilizadas estratégias interativas e participativas nas intervenções junto à população, tais como: rodas de conversa, comunicação virtual em redes, oficinas, debates, entre outras. As rodas de conversa eram agendadas previamente com as unidades de saúde, escolas e outras instituições do bairro, partindo das necessidades dessas instituições. A atualização da mídia social (facebook) era feita de forma periódica, principalmente para divulgar as ações desenvolvidas ou a serem realizadas no território, pelo projeto. Período de realização: Fevereiro a dezembro de 2016. Objetivo: Desenvolver junto à população uma conscientização dos problemas socioambientais no Pedra 90, buscando soluções conjuntas entre a população, conselhos locais, instituições públicas do bairro, docentes e discentes da Universidade Federal do Mato Grosso, a partir do paradigma da Promoção da Saúde. Propiciar aos discentes do curso de Saúde Coletiva o entendimento no território do processo saúde doença e seus determinantes sociais. Resultados: Foram realizadas rodas de conversa sobre IST´s, Aids, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, rodas estas demandadas pela escola, pelo alto número de adolescentes grávidas; ainda na escola, houve também roda de conversa sobre combate ao Aedes Egypt – uma problemática do bairro - todavia esta não conseguiu prender a atenção dos alunos. Foi realizado um Seminário (I Seminário do Pedra 90 Saudável), com o objetivo de apresentar o projeto aos moradores do bairro e discutir brevemente questões referentes à saúde, ao lixo, a escola, ao transito e etc. Também houve acompanhamento de atividades do Hiperdia, desenvolvida por uma ESF, com o objetivo de auxiliar a equipe na conscientização dos idosos sobre a importância da alimentação e da atividade física. De forma geral, a maioria das ações previstas foram realizadas com êxito e participação das entidades envolvidas. O projeto contribui para a integração dos alunos da Saúde Coletiva em atividades no território ampliando o entendimento do conceito de saúde e de seus determinantes. Uma ação não prevista no projeto mas que contou com a participação da comunidade local foi o Festival de Artes e Cultura do Pedra 90 conduzida pelos discentes, que possibilitou a reflexão sobre a capacidade das artes na promoção da saúde. Análise crítica: Muitas formações previstas nas unidades de saúde e escolas foram prejudicadas devido ao ano eleitoral. Diversas instituições estavam atreladas as campanhas políticas, além da falta de incentivo das comunidades locais de realizar tais intervenções. Outro fator que dificultou as formações previstas nas escolas públicas foi a greve dos secundaristas. A distância entre a UFMT e o local das intervenções também se apresentou como obstáculo para um maior envolvimento dos discentes de graduação do ISC. O projeto contribuiu com a construção de diálogos com a comunidade. Através destes pode-se realizar reflexões relacionadas a saúde e seus determinantes, e entendimento sobre a condição histórica do bairro. A partir das falas dos atores foram elencados como principais problemas que prejudicam a qualidade de vida da população: casos de dengue, lixo, hipertensão, gravidez na adolescência e violência, temas que necessitam ser trabalhados no bairro.
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