30/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-14D - GT 14 - Diferentes abordagens da e na Extensão |
31624 - METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFPB: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA THAYANA MARIA NAVARRO RIBEIRO DE LIMA - UFPB, PAULO VITOR DE SOUZA SILVA - UFPB, LÍVIA VALÉRIA LINS E SILVA - UFPB, CARLOS HENRIQUE MADRUGA BARBOSA - UFPB, TALITHA RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA - UFPB
As atividades de educação em saúde bucal são fortalecidas com a inserção do indivíduo como sujeito capaz de modificar sua realidade, respeitando as múltiplas interfaces e contextos na sociedade. Em sendo a escola um local em que os indivíduos, especialmente as crianças, começam a descobrir os caminhos da vida em sociedade, esse cenário se torna uma ferramenta capaz de fomentar um ambiente bastante propício para o desenvolvimento de intervenções coletivas, de construção e de compartilhamento de conhecimentos. O Projeto de Extensão “Promoção e Prevenção em Saúde Bucal na Educação Básica da UFPB” desenvolve ações que almejam inserir os graduandos na vivência escolar e realizar, dentro desse ambiente, a promoção de saúde com um olhar mais dinâmico e didático, compatível com a faixa etária dos envolvidos. O uso, portanto, de metodologias ativas adequa-se bem nesse contexto e finalidade, proporcionando um ensinar em saúde alicerçado na garantia da individualidade, envolvimento dos participantes, práticas de reflexão e, sobretudo, trabalhos na perspectiva da coletividade. Todas as ações foram planejadas e elaboradas pelos atores envolvidos com a extensão e contemplaram, no período de abril a novembro do ano de 2018, os discentes matriculados em todas as turmas (1º ao 5º ano) do período da manhã do Ensino Fundamental (crianças com faixa etária de 6 a 10 anos de idade) e algumas turmas da Educação Infantil da Escola de Educação Básica da UFPB (EEBAS). A entidade escolar fornece o serviço para os filhos dos servidores da própria Universidade bem como comunidade adjacente, sendo uma oportunidade de somar à qualidade de vida das crianças, respeitando a individualidade de cada uma. Na extensão em questão, temáticas como higiene corporal e bucal, envolvendo a importância da dentição, de alimentos saudáveis e das formas corretas de escovação dentária foram desenvolvidas por meio de rodas de conversas, construção de cartazes em grupos pequenos de crianças, realização de jogos e dinâmicas como “Mito e Verdades”. A possibilidade de trabalhar com metodologias ativas, com destaque a chance de se estar próximo e em uma relação horizontal com as crianças da EBBAS nas atividades de educação em saúde, proporcionou ao grupo de extensionistas um direcionamento de atividades que se ampliavam aos muros próprios da saúde bucal. Um exemplo foi quando em uma das turmas foi percebida a necessidade de se trabalhar o “bullying”, para o que foi utilizada uma animação na qual os alunos puderam colocar-se no lugar dos personagens e compreender a importância da vivência respeitosa em um ambiente social. As atividades desenvolvidas de forma contínua ao longo da Extensão da EEBAS proporcionaram a oportunidade de aprender – não só conteúdos relacionados ao curso de graduação, mas, principalmente, o manejo com o grupo infantil bem como uma diferente perspectiva didática da educação em saúde. Esta, centrada nas crianças, suas necessidades e suas motivações, dentro do seu contexto e por meio da criação de vínculos, norteou alguns avanços nas habilidades de conhecimento, psicomotoras e, assim espera-se, sociais dessas crianças e suas famílias. Para além, a formação de futuros profissionais que objetivem uma atenção integral ao indivíduo foi proporcionada também nas vivências. Limitações relacionaram-se aos contextos acadêmicos e escolares na qual os atores extensionistas estão imersos, mas certamente direcionaram novas estratégias de superação e continuidade dos trabalhos, especialmente na perspectiva de maior vínculo com professores e família nas ações de extensão. A extensão apresentou-se como instrumento de inovação de práticas na educação em saúde centradas nos sujeitos para o desenvolvimento de autonomia e responsabilização desde a infância, assim como proporcionou desenvolvimento de habilidades pedagógicas, de comunicação, liderança, trabalho em equipe e de reflexão para a transformação da realidade para os acadêmicos extensionistas.
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