Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-14A - GT 14 - Formação universitária e atuação profissional em saúde

30580 - FORMAÇÃO ACADÊMICA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ÂMBITO DA PESQUISA
LAÍS KISLY COSTA SILVA - UFPB, MARIA AUGUSTA CORREA BARROSO MAGNO VIANA - UFPB, RODRIGO PINHEIRO DE TOLEDO VIANNA - UFPB, FLAVIA MAIELE PEDROSA TRAJANO - UFPB, RAFAELA LIRA FORMIGA CAVALCANTI DE LIMA - UFPB


A vivência na pesquisa científica durante a graduação é relevante para vida profissional e pessoal. Implica no modo de pensar, raciocinar, criar hipótese, interpretar os resultados e buscar métodos alternativos para resolutividade, possibilita questionar crenças e formar opiniões de qualidade.
Estudantes, educadores e profissionais buscam formação na área de nutrição e saúde pública enfatizando a importância da relação entre teoria e prática, nas dimensões propostas pela universidade de ensino-pesquisa-extensão. No entanto, existem obstáculos nesse processo, como a verticalização dos programas acadêmicos, a falta de clareza a respeito dessas habilidades nos projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação em Nutrição e a dificuldade de acesso às atividades de pesquisa e extensão institucionais.
Temas contemporâneos para a formação educacional de nutricionistas em Saúde Pública, como a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), sistemas alimentares, programas de alimentação como a alimentação escolar e a promoção da saúde e da alimentação saudável consistem em questões de alta relevância aos cursos de Nutrição.
Com essa ideia busca-se discutir estratégias para a implementação desta formação complementar utilizada por alunos de graduação, professores e pesquisadores. Disseminar as experiências, conhecimentos e informações que levaram a realização de atividades bem sucedidas para o futuro profissional do acadêmico. Com este intuito o trabalho consiste descrever estratégias de organização em grupo de modo a incentivar os universitários na vivência de pesquisa e extensão desenvolvendo uma abordagem científica mais humana.
Nesta perspectiva, foi formado um grupo de pesquisa em 2018 com atividades de formação continuada, dando sustentabilidade a um estudo de coorte prospectivo intitulado “Relações de causa e efeito entre insegurança alimentar e condições de saúde, alimentação e qualidade de vida”, esse grupo é composto por 8 graduandos de nutrição, 3 nutricionistas, 2 enfermeiras e 4 professores do departamento de nutrição da UFPB.
A pesquisa trata de temas relacionados à saúde materno infantil com abordagem interdisciplinar. As mulheres gestantes são acompanhadas durante 15 meses, tendo como grupo de comparação mulheres não gestantes, com entrevistas domiciliares sendo realizadas a cada três meses. O recrutamento e primeira entrevista é realizada nas Unidades Básicas de Saúde, durante a espera do pré-natal e atendimento ambulatorial respectivamente.
O trabalho de campo teve início em meados de 2018, a cada início de uma nova fase de coleta são realizados novos treinamentos e são realizadas reuniões periódicas para discussão sobre o andamento do trabalho, dificuldades enfrentadas, compartilhar aprendizagens adquiridas e discutir pesquisas semelhantes.
Esta experiência está sendo capaz de formar um grupo diferenciado com pensamento crítico em pesquisa, com experiência em campo e com capacidade de realizar treinamentos, reuniões para a problematização dos temas principais do projeto e aplicar este conhecimento na sua formação acadêmica. As rodas de conversas proporcionaram trocas de experiências que permitem o melhor entendimento sobre relação social e atividade na docência. Contribuindo para a formação de um profissional com capacidade de refletir a prol de uma sociedade mais humana. Essa vivência permitiu uma aproximação entre pesquisadores, usuários do SUS e equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900