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Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-14A - GT 14 - Formação universitária e atuação profissional em saúde

31455 - UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GRADUAÇÃO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
LAYZA DE SOUZA CHAVES DEININGER - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - FCM, NATHÁLIA DE OLIVEIRA AZEVEDO - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - FCM, SHIRLAYNNE MEDEIROS UCHÔA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - FCM


CONTEXTUALIZAÇÃO: Devido as mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos da graduação em saúde e levando em conta a falência da metodologia de ensino bancário clássico, se faz necessário utilizar metodologias ativas no intuito de formar profissionais críticos, reflexivos e comprometidos com a sociedade. DESCRIÇÃO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, com 45 alunos de medicina na disciplina de Atenção à Saúde I. O módulo tem o objetivo geral de compreender o processo de territorialização em saúde acostado na história natural das doenças. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Fevereiro a junho de 2019. OBJETIVO: Apresentar as metodologias ativas utilizadas no ensino de discentes da graduação em medicina. RESULTADOS: Desde o primeiro dia de aula os discentes são informados sobre as metodologias que são utilizadas durante o semestre. Assim, com o módulo, eles vão experimentando novas metodologias sendo incentivados a discutirem seus conhecimentos prévios e construírem conhecimento. Dentre as estratégias metodológicas, existem aulas expositivas dialogadas, círculo de cultura, a construção de um documentário sobre a história das políticas públicas de saúde em períodos pré-estabelecidos, que vão desde o Brasil Colônia até a criação do SUS e dias atuais, além de um diagnóstico situacional das práticas realizadas na atenção básica. Para construção dos documentários a turma é dividida em grupos menores, responsáveis por filmar e apresentar a política, economia e a saúde em cada período. No dia da apresentação todos os grupos assistem os vídeos e as professoras do módulo são responsáveis pela arguição e questionamento dos pontos frágeis. Além desse documentário, há também a construção de um diagnóstico situacional no formato de jornal. Essa atividade é realizada a partir da divisão da turma em grupos, os quais são determinados de acordo com a Unidades da Saúde e da Família (USF) frequentado pelos discentes por meio de seis visitas, com a abordagem de cinco pontos importantes, são eles: territorialização, microáreas, determinantes e condicionantes do processo saúde/doença, processo de trabalho e a atividade educativa. Esse diagnóstico tem como objetivo a construção do conhecimento e o incentivo a abordagem crítica dos alunos sobre as diversidades existentes em cada USF, o conhecimento e análise do processo de trabalho da unidade e da importância da territorialização, que contribui para a percepção das iniquidades sociais existentes, determinantes e condicionantes do processo saúde-doença do território, epidemiologia e barreiras de acesso aos serviços de saúde. A atividade educativa, um dos pontos abordados no jornal, é realizada pelos estudantes em um equipamento social do território área visitado, cujo tema é escolhido pela equipe de saúde, de acordo com a necessidade local. Após a elaboração diagnóstico situacional em forma de jornal ocorre a apresentação dos grupos para as docentes e os demais discentes da turma, com a explicação dos cinco pontos elencados no estudo. Seguido à apresentação ocorre o questionamento, pelas professoras do módulo, dos pontos do trabalho que mais apresentaram fragilidade direcionados aos alunos que não conseguiram pontuar nos quesitos individuais e coletivos. APRENDIZADOS E ANÁLISE CRÍTICA: Trata-se de um momento de muito aprendizado, retira o foco da aula densa, meramente expositiva e depositária, exaltando o discente enquanto sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. Sendo avaliado como um momento de muito trabalho, mas também de estudo e reflexão, visto que casa a teoria vista em sala de aula com as práticas. A partir dessa metodologia de ensino percebeu-se a importância da utilização das metodologias ativas para formação de discentes com competências, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento da profissão médica.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900