29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-21A - GT 21 - Itinerários terapêuticos: vulnerabilidade(s), interseccionalidade(s) e experiências de luta pelo direito à saúde no e para além do SUS 2 |
31471 - REPRESENTAÇÕES DA CIRURGIA BARIÁTRICA PARA O BEM-ESTAR DE HOMENS OBESOS MÓRBIDOS FRANCISCO RICARDO MIRANDA PINTO - UNIFOR/UNINTA/UVA, ALEXANDRE PINHEIRO BRAGA - UNIFOR, CARLOS ANTONIO BRUNO DA SILVA - UNIFOR/SESA-CE
INTRODUÇÃO: A obesidade mórbida limita o desenvolvimento das Atividades da Vida Diária (AVD) e consequentemente traz impactos ao bem-estar dos afetados. A obesidade mórbida torna-se problema de saúde pública quando restringe o desenvolvimento psicossocioemocional e afetivo dos sujeitos acometidos. Partindo dessa hipótese tem-se como objetivo compreender o que representa a cirurgia bariátrica para o bem-estar dos homens obesos mórbidos. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa com lente fenomenológica desenvolvido no Hospital Geral Dr. César Cals em Fortaleza-Ceará em 2016. Usou-se a técnica de entrevista semiestruturada para levantamento do perfil sociodemográfico e a pergunta disparadora fenomenológica a 17 homens obesos mórbidos que atenderam como critérios de inclusão a indicação cirúrgica e de exclusão a desorientação temporal. O estudo foi aprovado pelos CAAE 56819716.8.3001.5041 do Hospital César Cals e CAAE 56819716.8.0000.5052 da Universidade de Fortaleza como preconiza a Res. 466/2012.
RESULTADOS
Os quadros patológicos na situação de obesidade são os mais diversos: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM), tireopatias, doenças cardiovasculares e osteoartrites, apneia do sono, cânceres de cólo, perdas de dentes, doenças no hipotálamo e alterações metabólicas e todos tem grau de severidade máxima, pois são potencias assassinos de homens obesos mórbidos. A obesidade mórbida por si só foi classificada pela OMS como uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) desde o ano de 2007 é reconhecida como uma patologia multifatorial com fisiopatologia relacionada a hormônios que promovem a sensação de saciedade.
As comorbidades que são associadas à obesidade mórbida fazem parte dos fatores que segundo os participantes do estudo contribuem para a procura pela Cirurgia Bariátrica. Há por detrás da busca pela cirurgia, ou associada a mesma o interesse em retornar ou manter uma vida sexual sadia e satisfatória associada à qualidade de vida do pós-cirurgia bariátrica ao corpo e a superação das comorbidades, mas indica que viver bem maritalmente é o maior anseio.
O que é esperado está diretamente relacionado com a satisfação sexual, com a imagem corporal sendo ainda mais enfática a possibilidade de que poderá voltar a ter desejos, mas só pós-cirurgia, quando o mesmo presume chegar ao peso ideal, no pilar do cuidar-se.
A cirurgia bariátrica envolve perspectivas, medos e desafios para os homens obesos mórbidos como o frequente medo da morte, da traição, do continuar sendo obeso, da rejeição, do preconceito, da exclusão social são fios que conduzem a cirurgia, claro que para além desses há motivos especiais sejam de ordem social, seja de ordem emocional, profissional e/ou qualquer outra e o que esperam da cirurgia é realmente uma nova vida, uma nova possibilidade de ter uma nova vida.
Há outra questão importante a ser destacada quanto a expectativa da CB pelos homens obesos mórbidos que é o processo pós-cirúrgico quando foi externado o sentimento de medo do processo pós-cirúrgico e ao processo de mudança dele corporal quanto a sua autoimagem e sua autocrítica. Dá a entender que há despreparo para se desprender do ser obeso e pode o conceito de obesidade ficará marcado em sua vida, o que poderá ainda dificultar seu processo de estabilidade do novo corpo. A CB e a melhor qualidade de vida sexual refletem na possibilidade de manutenção de suas relações conjugais.
O sentimento de medo da morte foi expresso como fazendo parte da preocupação dos familiares ou ainda quando do já contato real com a mesma na perda de pessoas muito queridas no processo cirúrgico. Se tornou destaque no pré-operatório como no transoperatório a forte presença da religiosidade não apenas a CB, mas a todo o processo. Os medos também são vulneráveis e são por vezes substituídos pelas incertezas e pelas descrenças, não na figura de Deus, mas no próprio sucesso da cirurgia
Os homens obesos mórbidos representam a cirurgia bariátrica como potencial forma de solucionar seus problemas de não aceitação social, limitações físicas, não aceitação de seus corpos, dificuldades de relações inter e intrapessoais bem como sua vida sexual. Os homens obesos mórbido reconhecem que seu acúmulo de gorduras é limitante ao desenvolvimento de atividades da vida diária.
CONSIDERAÇÕES: O estudo ratifica as dificuldades vividas por homens obesos mórbidos no desenvolvimento das atividades da vida diária e consequentemente sua aceitação dentro do contexto social nos diferentes espaços. Para estes a cirurgia bariátrica é a forma de reinserção no contexto da “vida normal” e assim é a possibilidade da aceitação pelos seus pares.
|