Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-31A - GT 31 - Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - SSAN e os povos e comunidades tradicionais: concepções e experiências em diálogo com o SISAN

31502 - I FEIRA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E VIDA”: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O CUIDADO
MARIA LUCILENE RIBEIRO DAS CHAGAS - SMS DE ABAETETUBA, KELLEN DA COSTA BARBOSA - SMS DE ABAETETUBA, MARIA LUCIANA RIBEIRO MARTINS - SMS DE ABAETETUBA, ALINE CRISTIANE DA COSTA DIAS - SMS DE ABAETETUBA, GEORGETTE DO SOCORRO NEGRÃO MACEDO - SMS DE ABAETETUBA


CONTEXTUALIZAÇÃO:
O Programa Crescer Saudável é um programa de prevenção e controle e tratamento da Obesidade Infantil, está relacionado a Portaria nº 2.706/2017; onde repassa recursos financeiros para os municípios prioritários para ações de prevenção da obesidade infantil com escolares. E consiste em ações articuladas para garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, com vistas a prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil. E com isso garantir acesso a alimentação saudável, através do fortalecimento dos territórios para a prevenção da insegurança alimentar. Durante a identificação das escolas pelas equipes de ESF, buscou-se os perfis de obesidade em menores de 5 anos e no acesso a alimentos regionais e locais com alto poder nutricional.
DESCRIÇÃO:
Para a feira foi organizada uma oficina com a equipe de atenção básica e a coordenação do PSE, desta foi elaborado um plano de ação, com intervenções das equipes de saúde junto as escolas, para a promoção de hábitos e alimentação saudável. As ações consistiam em treinamento do SISVAN, implantação do Proame, Formação na Rede Amamenta Alimenta, formação das merendeiras, reunião com os educadores, ações de antropometria nas escolas e a elaboração de um tema desenvolvido pela ESF e a escola, a ser apresentado no formato de feira de saúde no ginásio municipal. Foram selecionadas 16 escolas e desenvolvido um trabalho coletivo para a exposição dos temas. No ginásio as equipes foram organizadas em stands, com as equipes de saúde, os educadores e os alunos e cada ESF apresentou seu tema em alimentação pautado na realidade desenvolvida pelo território.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
02 de janeiro de 2018 até os dias atuais. Com foco principal do dia 27 de abril.
OBJETIVO:
Promover a alimentação adequada e saudável; Estimular a prática de atividade física com vistas a mudanças de comportamento; Planejar ações intersetoriais de união de forças; Ampliar diagnóstico com a vigilância alimentar e nutricional; Promover o tratamento da obesidade infantil.
RESULTADOS:
A feira foi organizada no dia 27/04/2018, com 16 escolas participantes, onde 96 alunos foram atingidos diretamente na exposição e aproximadamente 800 escolares com ações indiretas. Os temas abordados foram desde os valores nutricionais dos alimentos, pirâmide alimentar, consumo de água, circuito atlético, alimentos regionais, o poder da mídia no consumo, entre outros. Houve cadastro no cartão SUS e aferição de valores antropométricos para avaliação da obesidade e elaboração de um plano de cuidado para tratamento. Os trabalhos apresentados foram discutidos e implantados em cada escola participante com inserção em seus planos pedagógicos. E com isso o município iniciou, nas unidades, um processo progressivo de alcance de metas do Proame, Marcadores Alimentares e Bolsa família rumo a qualidade do crescimento e desenvolvimento infantil.
APRENDIZADOS E ANÁLISE CRÍTICA:
A feira oportunizou, um novo olhar na promoção da saúde em nosso município. Trazendo a tona ações integradas entre saúde e educação, para a construção de um plano de trabalho que visasse a redução da obesidade infantil em Abaetetuba. Sendo um marcador de ações assertivas no propósito proposto, como diálogo com a as escolas, fortalecimento dos equipamentos do território, construção de um novo olhar para o cuidado em saúde, através do processo de vinculo e responsabilização com suas pessoas. Além de fortalecer as comunidades de zona rural e áreas periféricas a possibilidade de alimentação saudável, através do processo de educação no qual ocorreu a valorização do alimento regional com alto poder nutricional frente ao consumo de embutidos e conservantes, garantindo a segurança alimentar e nutricional dos povos da região amazônica.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900