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Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-35B - GT 35 - Vulnerabilidade e Racismo Ambiental

30652 - FÓRUM CIÊNCIA E SOCIEDADE: TERRITÓRIO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O ENFRENTAMENTO DAS ARBOVIROSES
MAURÍCIO MONKEN - EPSJV/FIOCRUZ, GLADYS MIYASHIRO MIYASHIRO - EPSJV/FIOCRUZ, RAIANE FONTES DE OLIVEIRA - EPSJV/FIOCRUZ, FELIPE BAGATOLI SILVEIRA ARJONA - EPSJV/FIOCRUZ, BÁRBARA CAMPOS SILVA VALENTE (EPSJV/FIOCRUZ) - EPSJV/FIOCRUZ, ALEXANDRE PESSOA DIAS - EPSJV/FIOCRUZ, JULIANA VALENTIM CHAIBLICH - EPSJV/FIOCRUZ, TATIANA NASCIMENTO DOCILE - EPSJV/FIOCRUZ, ALESSANDRO MACHADO FRANCO BAPTISTA - MUSEU DA VIDA/FIOCRUZ, CLARICE FERREIRA RAMIRO DE SOUZA - MUSEU DA VIDA/FIOCRUZ, MIGUEL ERNESTO GABRIEL COUCEIRO DE OLIVEIRA - MUSEU DA VIDA/FIOCRUZ, LUCIANA SEPÚLVEDA KOPTCKE - FIOCRUZ BRASILIA, EDILENE DE MENEZES PEREIRA - FIOCRUZ


Contextualização O Fórum Ciência e Sociedade (FCS) é uma tecnologia educacional da educação não formal voltada para a educação básica, desenvolvida por meio da parceria entre as comunidades escolar e científica, que envolve profissionais da popularização da ciência. Constitui-se assim, um diálogo de forma dinâmica que visa a ampliação do debate de um tema gerador, bem como as implicações da ciência e da tecnologia neste processo educativo.
Desenvolvido a partir do tema arboviroses, faz parte da pesquisa científica e tecnológica “Inovação em Educação e Comunicação para a Prevenção da Zika e Doenças Correlatas nos Territórios” do CNPq. Foi utilizada a metodologia da territorialização em saúde, com o propósito de aproximar os estudantes da realidade social os quais estão inseridos, por meio do reconhecimento do território em sua totalidade a fim de produzir conhecimento a partir da vida social e estabelecer diálogo com os sujeitos, cenários e situações.

Descrição
O FCS desenvolvido em Maricá-RJ envolveu estudantes de duas escolas de nível fundamental - Escolas Municipais João Monteiro e Darcy Ribeiro e do Instituto Federal Fluminense – Campus Maricá-RJ, de nível médio, totalizando sessenta estudantes, sendo vinte de cada instituição. Participaram cerca de 40 profissionais – sendo pesquisadores da Fiocruz, docentes das instituições de ensino envolvidas, trabalhadores de diversas secretarias do município (Educação; Saúde; Ciência, Tecnologia e Comunicações; Administração; Urbanismo e Obras) e de Programas como, Saúde na Escola, Educação Ambiental e Educação em Saúde, além da Coordenação de Vigilância Ambiental. Estruturado em quatro fases principais: preparação, sistematização, debate e aprofundamento. Na fase de preparação foram realizados reuniões, oficinas, encontros entre os profissionais envolvidos na organização. A fase de sistematização compreendeu a participação dos estudantes durante a realização de dez encontros, dentre os quais destacam-se palestras, seminários, oficinas e visitas a campo à Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro - Castelo Mourisco e instalações do Museu da Vida, com a apresentação da Esquete Teatral “É o Fim da Picada”. Em Maricá foram feitas visitas ao sistema lagunar, comunidade de pescadores Zacarias, Restinga de Maricá, Unidade Conservação do Espraiado, Estação de Tratamento de Esgoto e Água com o objetivo reconhecer o território, identificar os problemas e as vulnerabilidades a serem enfrentados e revelar as potencialidades locais, por meio da análise do que determina e condiciona cada situação.

Período de realização dez 17 a dez18

Objetivo
Apresentar a experiência do Fórum Ciência e Sociedade desenvolvido em Maricá-RJ, por meio da técnica de territorialização em saúde com o propósito de estimular a mobilização social e participação cidadã nos territórios para o enfrentamento das arboviroses.

Resultados
Os estudantes divididos em grupos, realizaram por meio da técnica de territorialização em saúde, o reconhecimento do território do entorno da Escola, bem como em todas as visitas a campo desenvolvendo as seguintes atividades: elaboração de mapa com o percurso realizado; entrevistas com a diretora da Escola; professores ; agentes de combate as endemias e agentes comunitários de saúde; moradores; produção de imagens (vídeos, fotografia); observação de campo; georreferenciamento com a utilização do GPS e plotagem das coordenadas geográficas no software Google Earth.

Aprendizados
Os estudantes elaboraram um diagnóstico das condições de vida e situação de saúde do município de Maricá e do território do entorno de sua Escola e apresentaram os resultados em um seminário na etapa de debate, por meio das mais variadas técnicas: paródias musicais, poesias, maquete, esquete teatral, fotografias e vídeos. Na etapa de aprofundamento, será elaborado um documento síntese das discussões realizadas em todo o processo, com a apresentação de propostas de planos de ação para o enfrentamento das arboviroses para cada um dos territórios.

Análise crítica
O FCS desenvolvido a partir da técnica da territorialização em saúde permitiu espaços de discussão e fortalecimento da cultura científica, da argumentação crítica, da participação cidadã e o protagonismo escolar da comunidade por meio da aproximação entre as comunidades científica e escolar. A técnica de territorialização, que é essencialmente pedagógica, um método de obtenção e análise de informações sobre as condições de vida e saúde de populações; um instrumento para se entender os contextos de uso do território em todos os níveis das atividades humanas (econômicos, sociais, culturais, políticos etc.), permitiu no processo de manifestações e interações com a realidade social, o compartilhamento e criação de novos conhecimentos, pois para além dos dados acumulados, pôde levar à reformulação das observações preconcebidas por meio da descoberta de novos caminhos para os estudantes e a comunidade escolar.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900