Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-35D - GT 35 - Tecnologias Sociais e Outras Ferramentas no Enfrentamento da Vulnerabilidade na Saúde

30199 - CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO ESTUDANTE DE MEDICINA A PARTIR DO USO DAS FERRAMENTAS DE ABORDAGEM FAMILIAR NO CUIDADO AO IDOSO NA ATENÇÃO BÁSICA
ANA DAVIS BATISTA TAVARES - FCM-PB, YANA BALDUÍNO DE ARAÚJO - PROFESSOR ADJUNTO DA FCM-PB, FRANCISCO DE ASSIS TAVARES JÚNIOR - FCM-CG, JEFFERSON ALAIN EMILIANO E MELO - FAMENE, ROSEÉLENE SANTOS OLIVEIRA DE BRITO MENESES - FCM-PB, LARA CRONEMBERGER CRUZ DE ARAÚJO - FCM-PB, FELIPPE DE SOUSA SANTOS - FCM-PB


Contextualização: A atenção primária ao abranger preceitos biopsicossociais permite a ampliação da atuação da Medicina da Família e Comunidade através do domínio na abordagem ao binômio saúde-doença, como um processo complexo, dinâmico e repleto de significados, capaz de englobar uma variedade de relações além do próprio indivíduo (GUSSO; LOPES, 2012), sua família e coletividade. A Equipe de Saúde da Família pode utilizar como ferramentas para a compreensão do sistema familiar o genograma e ecomapa. O genograma é voltado para a representação gráfica através de símbolos dos integrantes da família e os relacionamentos envolvendo três gerações, onde são expressas características como idade e seu vínculo na estrutura familiar.O ecomapa correlaciona as relações entre a família, comunidade, e os equipamentos sociais disponíveis na microárea e território. É uma ferramenta dinâmica, e auxilia a avaliação do apoio social disponível e a utilização dessa pela família, além de ser representativo do momento de vida dos seus integrantes (BORGES et al., 2015).
Descrição: Atividade proporcionada por meio de estágio de campo acompanhado e orientado por um docente vinculado ao módulo de Atenção e Saúde II da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, realizado em Unidade Básica de Saúde de João Pessoa-PB, bem como no ambiente domiciliar de uma família residente no território. A equipe de saúde selecionou a família considerando os critérios de vínculo com a UBS, ser acompanhada por ACS e possuir problemas de ordem biológica, psíquica e social que necessitassem de uma intervenção interdisciplinar para atingir um cuidado integral. Posteriormente, foram realizadas cinco visitas previamente programadas com a família com os objetivos: estabelecer vínculos com os integrantes da família, fazer o levantamento dos problemas de saúde de forma ampliada, classificar o núcleo familiar quanto ao estágio do ciclo de vida, construir o genograma e ecomapa da família visitada e realizar intervenções possíveis durante o decorrer do estágio. O estágio foi finalizado com um momento de coletivização do material produzido pelos discentes.
Período de realização: Semestre letivo 2018.1, que compreendeu os meses de fevereiro a maio.
Objetivo: Descrever as contribuições para a formação interdisciplinar do estudante de medicina a partir do uso das ferramentas de abordagem familiar no cuidado ao idoso na atenção básica.
Resultados:. Durante as visitas domiciliares foi possível estabelecer vínculo com a família acompanhada, bem como a classificação familiar como do tipo unitária, do estágio VIII de ciclo de vida, grau de funcionalidade moderada. O levantamento dos problemas de saúde permitiu elencar dor crônica da articulação do joelho, diabetes, hipertensão, glaucoma e catarata, essa última diagnosticada há quinze anos. Esse quadro apresentava como resultante a limitação de locomoção, perda progressiva da acuidade visual e cegueira unilateral. Com a construção do genograma e ecomapa foi possível mostrar o distanciamento dos entes queridos, a existência de conflitos familiares de longa data, a importância do cuidador, e consequente distanciamento social da comunidade e dos equipamentos sociais disponíveis, onde antes mostrava-se ativa. Além do surgimento de conflitos internos devido a não melhora clínica diante seus esforços em seguir os cuidados preconizados pela equipe de saúde. O ecomapa evidenciou um relacionamento fraco com a UBS e uma rede de apoio restrita, mesmo diante visitas semanais da agente comunitária de saúde. Como intervenção imediata foi disponibilizado um relógio de parede, pois referiu dificuldade de visualização de números pequenos para seguimento das atividades diárias normais e uso das medicações no horário correto. Diante o caso, foi solicitado maior atenção por parte da UBS e articulação interdisciplinar na arte do cuidado, como visitas diárias de monitorização da glicemia, consulta domiciliar com nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e médico, objetivando inicial controle da glicemia, e seu bem estar psíquico para posterior tratamento dos demais problemas.
Aprendizado e análise crítica: Os estágios proporcionam aquisição de habilidades comunicativas essenciais na relação com o paciente, equipe e comunidade, ao despertar confiança, e consequente diálogo mais aberto, favorecendo a busca ativa no processo do cuidado. Dessa forma, é ressaltado a importância da presença dos estudantes de medicina nos estágios, ou seja, além das salas de aula, desde os primórdios do curso. Ao vivenciar a prática em equipe interdisciplinar, observar e participar do processo de trabalho de maneira integrada, conhecer o contexto, fazer parte do meio rico para troca de experiências diante abordagens direcionadas de acordo com a classificação familiar, possuindo todos um objetivo em comum. Assim, propiciar o conhecimento prático além do teórico para realizar a atuação da medicina de forma ampla e inclusiva na sua totalidade ao fim do curso.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900