Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-35D - GT 35 - Tecnologias Sociais e Outras Ferramentas no Enfrentamento da Vulnerabilidade na Saúde

30359 - ELABORAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA EM PACIENTE IDOSO: RELATO DA EXPERIÊNCIA
FRANCISCO DE ASSIS TAVARES JUNIOR - FCM-CG, YANA BALDUINO DE ARAUJO - PROFESSOR ADJUNTO DA FCM-PB, ANA DAVIS BATISTA TAVARES - FCM-PB, ROSEELENE SANTOS OLIVEIRA DE BRITO MENESES - FCM-PB, LARA CRONEMBERGER CRUZ DE ARAUJO - FCM-PB, JEFFERSON ALAIN EMILIANO E MELO - FAMENE, FELIPPE DE SOUSA SANTOS - FCM-PB


Contextualização:Para Duncan (2013), a atenção primária a saúde atua como o cuidado integral e contínuo a pacientes desde o primeiro contato, ou seja, é a porta de entrada do sistema de saúde. Envolve também a família e a comunidade com a diversidade de serviços que objetivam dispensar cuidado, prevenir agravos, promover saúde, estímulo ao auto-cuidado, atuando com a população, e sendo parte integrante dela. O Projeto Terapêutico Singular envolve um conjunto de propostas que englobam condutas terapêuticas articuladas que podem ser direcionadas a uma pessoa, família ou comunidade e tem como objetivo a elaboração de uma estratégia de intervenção que conta com os recursos da equipe e do próprio paciente, portanto envolve uma pactuação geral (HORI; NASCIMENTO, 2014). O médico deve a partir do primeiro contato promover a acessibilidade, apoio e colaboração através do conhecimento da estrutura familiar para o planejamento das intervenções. A operacionalização do PTS pode proporcionar a realização de interconsulta, realização da visita domiciliar como um momento ímpar no cuidado ao paciente, com objetivo a busca ativa, observação e acompanhamento do paciente em sua residência.
Descrição:Atividade proporcionada por meio de estágio de campo acompanhado e orientado por um docente vinculado ao módulo de Atenção e Saúde II da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, realizado em uma Unidade Básica de Saúde de João Pessoa-PB, e no ambiente domiciliar de uma família residente no território. A equipe de saúde selecionou a família considerando os critérios de vínculo com a UBS, ser acompanhada por ACS e possuir problemas de ordem biológica, psíquica e social que necessitassem de uma intervenção interdisciplinar. Posteriormente, foram realizadas cinco visitas previamente programadas e agendadas com a família com os objetivos: estabelecer vínculos e elaborar o PTS com base nas etapas: diagnóstico, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação. O trabalho foi finalizado com um momento de coletivização com apresentação do projeto a equipe de saúde.
Período de realização: Fevereiro a maio de 2018.
Objetivo:Elaboração e operacionalização do Projeto Terapêutico Singular no contexto da atenção básica.
Resultados:A partir da etapa de Diagnóstico foram verificadas a dor crônica da articulação do joelho, com definição de metas a curto prazo onde o médico da UBS deve encaminhar para consulta com especialista; a médio prazo o início do tratamento de fisioterapia; e a longo prazo onde observa a evolução da mobilidade. O Diagnóstico da baixa da acuidade visual, a curto prazo com consulta com especialista, e promoção da adesão da proposta terapêutica um dia após consulta; a médio prazo está a realização da cirurgia para glaucoma; e a longo prazo o acompanhamento da evolução e necessidades da paciente imediatamente após o retorno cirúrgico, e retorno ao especialista para avaliação. No que refere a divisão de responsabilidades formam envolvidos em todas as etapas o médico da UBS e especialista, ACS, técnico e equipe de enfermagem, filho, vizinhos, cuidador, a parte administrativa da UBS, objetivando a promoção da adesão terapêutica e acompanhamento do quadro clínico. E a Etapa de Reavaliação proposta foi de 90 e 60 dias respectivamente, para observação do alcance das metas propostas em seus respectivos prazos e sua eficácia na melhoria da qualidade de vida da paciente e promoção de saúde. Ao final do estágio, o produto foi apresentado a equipe e entregue documento para ser agregado ao prontuário do usuário e dado prosseguimento ao processo de cuidado.
Aprendizado e análise crítica:A saúde envolve vários determinantes, desde os biológicos até os culturais, somados a facilidade ao acesso aos serviços de saúde, proteção, promoção e recuperação. É relacionado a importância da contemplação do indivíduo, família e coletivo como um todo, sempre inserindo-os no contexto de tratamento e acompanhamento das mais diversas formas. Por meio da atividade ampliou-se a percepção da atuação do médico, que deve ir além do diagnóstico, deve ter conhecimento da técnica e métodos de avaliação familiar para classificá-la e analisar os recursos que podem ser utilizados no processo de tratamento ao utilizar a família e o contexto social comunitário como recurso no processo de cura ao direcionar a participação desses. Portanto, a participação conjunta da equipe interdisciplinar e as pessoas próximas ao paciente são essenciais na arte do cuidado, avaliação e acompanhamento, com o objetivo de promoção da qualidade de vida com prazos e metas pré-estabelecidos para cada diagnóstico. Construir o PTS e cumpri-lo na prática, contribuiu para que os discentes conhecessem na prática as necessidades do paciente e sua inserção na comunidade, e assim pudessem melhor conduzi-lo através de ações específicas que promovam melhoria da qualidade de vida, além de estimular a participação ativa no projeto dos familiares, da comunidade e de ferramentas sociais.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900