Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-35D - GT 35 - Tecnologias Sociais e Outras Ferramentas no Enfrentamento da Vulnerabilidade na Saúde

31485 - METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA
SONAIRA LARISSA VARELA DE MEDEIROS - UFRN


O Brasil nas últimas décadas, tem repensado e rediscutido o modelo de ensino médico no país. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) propuseram mudanças no modelo vigente, de modo a integrar o ensino ao que é imprescindível para os serviços de saúde, e exprimiram uma reorientação para a formação, a qual deve estimular a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e constituir profissionais com o perfil generalista e afinados com os anseios do Sistema único de Saúde, por meio de uma proposta pedagógica inovadora: a aprendizagem baseada em problemas, cujo processo de aquisição do saber é centrado no aluno e acontece na interação deste com o ambiente. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar a percepção da comunidade acadêmica sobre a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, utilizado na proposta curricular do curso de Medicina Multicampi de Caicó, Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de duas técnicas: entrevista e grupo focal. Foram realizadas entrevistas com 20 docentes, 15 preceptores e 27 discentes da Escola de Medicina Multicampi, as quais foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram quatro categorias principais, sendo elas: a produção do conhecimento no contexto da metodologia PBL; as potencialidades da metodologia PBL; as fragilidades e desafios da metodologia PBL; capacitação docente no PBL; estratégias pedagógicas adicionais ao PBL. Foram identificados pontos fortes da metodologia PBL na formação dos alunos e importantes lacunas de capacitação docente. Mediante os achados desta pesquisa, propõe-se um plano de curso para capacitação de profissionais que pretendam trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Problemas na área da saúde. A Escola Multicampi apresenta-se como cenário de aprendizagem ativa, uma vez que proporciona a aquisição de habilidades fundamentais para uma reorientação da formação médica voltada para o perfil generalista. Entretanto, é necessário fortalecer a capacitação docente, a fim de consolidar uma formação de qualidade, comprometida com as concretas necessidades do Sistema Único de Saúde.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900