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Grupos Temáticos

30/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-35G - GT 35 - Migrantes, Refugiados, População de Rua e Outros Grupos Vulneráveis

29876 - CRIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA EDUCATIVA PARA O ACESSO A SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
CARLOS HENRIQUE RIBEIRO DA SILVA - UEMS, CÁSSIA BARBOSA REIS - UEMS


CRIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA EDUCATIVA PARA O ACESSO A SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Tomado o acesso a saúde como condição analítica componente da observação das deficiências do atendimento em saúde a populações em condição de vulnerabilidade, torna-se importante considerá-la como multifatorial. O Ministério da Saúde propõe o acesso aos serviços de saúde como a “possibilidade de uma população acessar e utilizar os serviços de saúde, considerando os condicionantes econômicos, geográficos, legais, culturais e organizativos.” (BRASIL, 2013 p.15).
A complexidade do tema se intensifica quando tange grupos como a população em situação de rua (PSR), sendo influenciado não somente pelo componente institucional, mas também pelas especificidades da demanda que exigem muito do princípio da equidade preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para contribuições ao acesso aos serviços de saúde da PSR estratégias educacionais podem ser relevantes, e para um grupo heterodoxo como este, torna-se importante utilizar ferramentas educativas diversas que consigam dialogar com sua realidade.
A PSR, em geral, não possui acesso a tecnologias educacionais além de material impresso. A História em Quadrinhos (HQ) surge como mecanismo diferencial que pode proporcionar a ação educativa, utilizando-se de elementos imagéticos que podem aproximar a informação ao leitor.
Objetivo
Criar uma ferramenta educativa para população em situação de rua que contribua com seu o acesso aos serviços de saúde.
Metodologia
Trata-se de um trabalho constituído em duas etapas, onde inicialmente foi realizada pesquisa no município de Dourados-MS com delineamento qualitativo com o intuito de compreender como a PSR representa o acesso à saúde e quais as características deste. Foi utilizada a Teoria das Representações Sociais (TRS) e do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com roteiro de entrevista como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistadas 13 pessoas em situação de rua maiores de 18 anos. A primeira etapa promoveu a segunda, configurando ferramenta educativa para a PSR em forma de HQ com intuito de abordar pela ótica da pessoa na rua o acesso à saúde. A HQ foi escolhida por suas possibilidades educativas e características gráfico-visuais. Foi utilizado para sua construção os elementos estruturais da HQ descritos por McCloud (1993) e para o desenvolvimento do design o Método de Desdobramento em 3 Etapas (MD3E) por sua característica flexível. Foi escolhido desenhista experiente em traços do grafite.
Discussões e Resultados
Da pesquisa foram extraídos sete DSC denominados: motivos e condições do viver na rua, a dificuldade no atendimento recebido, imediatismo, sentimento de menos valia, discriminação e acessibilidade. As representações sociais embasaram a HQ direcionando o enredo, roteiro, storyboard, diálogos, cenário e situações, além de informações e reflexões para facilitar o acesso à saúde da PSR. Denominada de “Então eu tenho direito a saúde?”, foi constituída por seis histórias em formato de tirinhas com o intuito de utilizar a ludicidade das HQ para chamar a atenção e despertar o interesse da PSR. As tirinhas, como subtipo da HQ, têm como característica ser suscinta, objetiva e de poucos quadrinhos, proporcionando uma leitura fácil e não cansativa. Cada tirinha retrata uma situação que manifesta uma representação social da amostra sobre o acesso em saúde, e o fato do traço do desenho se inspirar no grafite aproxima a imagem até a linguagem urbana, contexto da PSR.
A HQ possui elementos para se comunicar com o leitor além do texto. Isso colabora com a identificação ao contexto e pode proporcionar a reflexão com a informação contida na história. Essa característica pode facilitar a adesão da PSR ao processo educativo, pois propicia observar as situações que vivencia quanto ao acesso a saúde expressas em imagens somadas a informação e a reflexão.
Considerações Finais
A confecção desta HQ educativa retratando o contexto e as situações que a PSR somados a informações sobre o acesso a saúde dialoga com o direito ao acesso, mecanismos legais, reflexões de suas próprias práticas em saúde e as formas de interagir com o sistema. Ela pode contribuir com o acesso à saúde e disparar um processo de autovalorização, pois pela soma de seus elementos textuais e imagéticos facilita a identificação do leitor com as situações vividas.
Trazendo elementos como discriminação, fluxo de rede, sentimento de menos valia e atendimento em saúde, a HQ pode ser importante instrumento de um processo de aprendizagem significativa em saúde.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

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