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Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-35A - GT 35 - Políticas Públicas, Serviços e Vulnerabilidade: Ações e Desafios

29264 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB PERSPECTIVA DO IDOSO ASSISTIDO NO TERRITÓRIO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.
MARIA TEREZINHA SILVA NETA - UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE, MARILENY BOECHAT FRAUCHES - UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE, CARLOS ALBERTO DIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, ELAINE TOLEDO PITANGA FERNANDES - UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE, SUELY MARIA RODRIGUES - UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE


A Estratégia Saúde da Família (ESF) ao ofertar serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) tem promovido a reorganização das práticas em saúde. Deste modo é necessário adequá-los à população assistida e garantir que sejam ofertados com qualidade. A APS deve ser reconhecida pela presença de seus atributos essenciais (Acesso de primeiro contato, Longitudinalidade, Coordenação e Integralidade) e derivados (Orientação Familiar e Orientação Comunitária) que requerem uma avaliação sistemática. Este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade do serviço de APS, sob o ponto de vista do idoso assistido no território da ESF da zona urbana do município de Governador Valadares/MG. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 163 idosos, de ambos os gêneros, assistidos na ESF, funcionalmente independentes e com função cognitiva preservada para responder aos instrumentos empregados na coleta dos dados: Inventário Sociodemográfico e o PCATool-Brasil versão Adulto, utilizado para avaliar a qualidade do serviço de APS. Os dados referentes ao perfil socioeconômico, demográfico e de saúde foram processados e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial no software estatístico R, versão 3.4.3. Para a avaliação da qualidade do serviço de APS, foi calculado o Escore Geral e, individualmente, os respectivos escores de cada atributo e suas dimensões. A avaliação da qualidade do serviço e sua associação aos aspectos socioeconômicos, demográficos e de saúde foram analisadas por teste Qui-quadrado (²) adotando um nível de confiança de 95%, sendo considerados serviços de APS com alto escore os que obtiveram um valor ≥ 6,6. Verificou-se que a média de idade dos idosos pesquisados foi de 71 anos (DP=8,1), com predomínio do sexo feminino (71,2%), 82,8% declararam ter de 0 a 4 anos de estudo e receberem em média 1,3 salário mínimo (DP=0,8). Observou-se que, nos últimos seis meses 85,9% realizaram pelo menos uma consulta, 89,0% utilizaram algum medicamento e 25% informaram ter tido diagnóstico de pelo menos uma doença. Quanto ao nível de qualidade do serviço de APS foi encontrado Escore Geral de 5,8 (IC 95%: 4,2-7,4). A Longitudinalidade, com escore de 6,6 (IC95%: 4,9-8,3) e a Coordenação do Serviço, 6,6 (IC95%: 6,1-7,1) foram bem avaliados, entretanto a Orientação Familiar (5,2 IC95%: 1,4-9,0) seguido do Acesso de Primeiro Contato (5,3 IC95%: 3,5-7,1) e sua dimensão Acessibilidade (2,7 IC95%: 1,3-4,0) obtiveram pior escore. O perfil socioeconômico e epidemiológico da população idosa revelou vulnerabilidade e seu estudo pode contribuir com a gestão de saúde na análise e aplicação de práticas em saúde. Conclui-se que os idosos pesquisados avaliaram o serviço recebido na atenção primária como mediano sendo necessárias melhorias no que tange a Orientação Familiar e no enfrentamento dos problemas da Acessibilidade. A renda, a ESF de procedência e a utilização do serviço se associaram ao Escore Geral da APS podendo nortear a reavaliação das práticas em saúde e melhoria do serviço de APS.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

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