28/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-35A - GT 35 - Políticas Públicas, Serviços e Vulnerabilidade: Ações e Desafios |
29812 - IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E DA ESCUTA QUALIFICADA NO PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO MARIA MILANEIDE LIMA VIANA - GRADUANDA DE ENFERMAGEM. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA/UNIPE., BRUNO GONÇALO SOUZA DE ARAÚJO - GRADUANDO DE ENFERMAGEM. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA/UNIPE., ÉLIDA DE FÁTIMA DINIZ SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA, MARIA CAROLINA SALUSTINO DOS SANTOS - MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA., ELENICE MARIA CECCHETTI VAZ - ENFERMEIRA. DOUTORA EM ENFERMAGEM PELA UFPB. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; PROFESSOR ADJUNTO IV DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA. EMAIL: ELENICE.CECCHETTI@GMAIL.COM
O acolhimento é um momento de receber e orientar os usuários, a partir da escuta qualificada, que permitirá ouvir atentamente seus problemas de saúde, e resolvê-los com efetividade. É nesse momento de acolher o usuário, que o profissional tem a oportunidade de observar e intervir sobre diversas situações sociais na saúde. O momento do acolhimento traz consigo a responsabilidade de igualdade das diferenças, permitindo-nos trabalhar com equidade diante das vulnerabilidades em saúde1. Este estudo teve por objetivo relatar a importância do acolhimento e da escuta qualificada no processo de trabalho dos enfermeiros. Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, que se concretizou mediante a vivência dos enfermeiros nos momentos de acolhimento dos usuários de uma Unidade de Saúde da Família de um município paraibano, que ocorreram entre janeiro e março de 2019. Com o acolhimento e escuta qualificada foi possível implementar ações normativas, burocráticas e discursivas que permitiram a criação de vínculo entre usuário-profissional-serviço para a melhoria do acesso à saúde. Além dessas ações programadas também foram realizados acolhimentos para a escuta da demanda espontânea, não apenas no início do turno de atendimento, mas durante todo o dia de funcionamento da unidade de saúde. Essa mudança no processo de trabalho dos enfermeiros, reuniu um conjunto de ações articuladas, que elucidou os problemas de saúde apresentados pelos usuários, permitindo transformações intensas na dinâmica de cuidado na atenção primária à saúde e propiciou aprendizados diante das vulnerabilidades em saúde desses usuários. O acolhimento e a escuta qualificada dos usuários favoreceram uma profunda reflexão dos enfermeiros, que culminou em mudanças de operacionalização da assistência prestada pela Equipe de Saúde da Família. Nesta perspectiva, tornou-se imprescindível o investimento permanente na atividade de acolhimento a fim de criar vínculo com a comunidade para que sejam elucidados os riscos e vulnerabilidades dos usuários, possibilitando ouvi-los e intervir em tempo oportuno, garantindo a resolutividade na Atenção Primária à Saúde.
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