28/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-35A - GT 35 - Políticas Públicas, Serviços e Vulnerabilidade: Ações e Desafios |
30353 - A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO OPORTUNO E DA VISITA DOMICILIAR NA PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO PELO USUÁRIO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO DISTRITO FEDERAL LEONOR MARIA PACHECO SANTOS - UNB, DENISE DE LIMA COSTA FURLANETTO - UNB, CLAUDIA MARA PEDROSA - UNB, THATIANNY TANFERRI DE BRITO PARANAGUÁ - UNB, VIVIANE BELINI RODRIGUES - UNB, MAYRA FERNANDES XAVIER - UNB, AMANDA KELLEN PEREIRA DA SILVA - UNB, ADRIANO DE ALMEIDA DE LIMA - UNB
Apresentação: A satisfação dos usuários como componente da avaliação de serviços de saúde surgiu entre 1960-1970, com a finalidade de analisar aspectos técnicos e estruturais da qualidade da atenção à saúde e adesão ao tratamento. No Brasil a inserção aconteceu em meados dos anos de 1990, subsidiada pelo interesse e necessidade de fortalecer o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) e da participação da comunidade nos processos de planejamento e avaliação, a partir do movimento de corresponsabilização pelo cuidado. Se aspiramos prestar cuidados centrados no paciente é essencial compreender a qualidade do serviço do ponto de vista do usuário. Frente ao exposto, é importante incluir a percepção dos usuários nos processos de avaliação dos serviços de saúde.
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar os fatores associados à satisfação dos usuários em relação ao atendimento oferecido na Atenção Primária à Saúde no contexto da Região Leste do Distrito Federal.
Metodologia: Realizou-se, entre agosto de 2018 e fevereiro de 2019, um estudo transversal nas zonas urbana e rural das Regiões Administrativas (RA) XIV São Sebastião, VII Paranoá e XXVIII Itapoã. Participaram 4.476 usuários das 62 Equipes de Saúde da Família (ESF) existentes nestas RA. Um questionário com perguntas abertas e fechadas foi elaborado seguindo o referencial psicométrico para construção de testes psicológicos. A partir do construto Qualidade dos Serviços de Saúde, foram elencados os atributos de interesse para avaliar satisfação de usuários. A aplicação do questionário ocorreu de segunda a sexta entre 8h e 17h. As análises foram realizadas com o software Statistical Package for Social Sciences, v. 23 para aplicar testes estatísticas e realizar a regressão logística, com o objetivo de verificar associação entre características sociodemográficas e tipo de atendimento recebido com os atributos de interesse: (a) Nível Geral de Satisfação; (b) Chance do Usuário Recomendar a Unidade Básica de Saúde (UBS). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Fundação Oswaldo Cruz - Brasília e da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs-DF).
Resultados e Discussão: Referente ao Nível Geral de Satisfação, a pesquisa registrou 55% de usuários Satisfeitos e 23% Muito Satisfeitos. Após a análise de regressão encontrou-se que se o usuário não conseguiu o atendimento que buscou, a probabilidade de satisfação foi 12,1 vezes menor (p=0,00). De modo semelhante entre usuários que não receberam visita domiciliar nos últimos 12 meses a probabilidade de satisfação foi 1,7 vezes menor (p=0,00) e sendo um usuário do sexo feminino era 1,2 vezes menor (p=0.01). Os diferentes níveis de escolaridade, idade e renda mensal familiar, não se mostraram associados ao fato de estar satisfeito. A mesma análise foi realizada para determinar quais características sócio-demográfic a e de atendimento no serviço de saúde dos usuários têm um efeito sobre a Chance do Usuário Recomendar a UBS, que de modo geral foi Alta (43%) e Muito alta (18%). De maneira similar, havia 5,1 vezes menor probabilidade de recomendar a UBS nos casos de usuários que não obtiveram o atendimento que buscaram (p=0,00) e 1,5 menor probabilidade de recomendar entre os que não tinham a cobertura de visita domiciliar (p=0,00); não houve associação com variáveis sociodemográficas.
Considerações Finais: A pesquisa revelou que importantes dispositivos organizativos, como a oferta de consulta, o atendimento oportuno e as visitas domiciliares podem influenciar na satisfação. Sendo sanados estes problemas os usuários tendem a estabelecer um bom vínculo de permanência e inclusive, recomendam a UBS a outras pessoas. O que esta pesquisa revelou, é que ainda é necessário fortalecer a expansão e continuidade da atuação dos agentes comunitários de saúde (ACS) na região Leste do Distrito Federal, para que a população adscrita receba a visitação como previsto na ESF. Além disso, cabe destacar o papel essencial que o ACS tem no contexto da Atenção Básica, pois este profissional está atento às vulnerabilidades sociais que estão presentes no território, além de desenvolver relação de vínculo com a comunidade, identificando assim os determinantes sociais, ambientais e culturais envolvidos no processo saúde-doença. Após identificar o contexto social da família, e suas dificuldades, o ACS informa e planeja ações juntamente com a equipe saúde da família. Preocupa o fato da Política Nacional de Atenção Básica de 2017 propor mudanças que fragilizam a atuação dos ACS, relativizam a cobertura e a recomposição das equipes; deste modo a PNAB coloca em risco a continuidade de ações e programas que visam ampliar e qualificar a cobertura e acesso da primeira porta de entrada da população ao SUS. Este estudo traz evidências sobre a importância de contar com a equipe ESF completa e de expandir a visita domiciliar.
Financiamento: Chamada Pública FAPDF/MS-DECIT/CNPq/ SESDF Nº 001/2016.
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