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Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-35E - GT 35 - Violência e Vulnerabilidade: Multiplas Dimensões e Grupos Afetados

30082 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DE RELACIONAMENTO ABUSIVO E VIOLÊNCIA CONTRA MULHER PARA ADOLESCENTES ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARIANA CAROLINI OLIVEIRA FAUSTINO - UFPE, ANALUCIA DE LUCENA TORRES - UFPE, ANGELA CATARINA INACIO COSTA DE ANDRADE - UFPE


CONTEXTUALIZAÇÃO: O fenômeno da violência está relacionado com as questões maiores da sociedade, como a política macroeconômica, que dita as condições de vida e trabalho de todos. A atual política neoliberal aumenta a polarização entre ricos e pobres, intensificando a desigualdade (GIFFIN, 2007). Em sociedades de elevados índices de violência estrutural, como a brasileira, ela está presente, também, dentro das famílias e nas relações interpessoais, inclusive as afetivas. As adolescentes/jovens são mais freqüentemente vitimadas do que as mulheres mais velhas, pois se soma ao fato de serem mulheres a baixa idade, o acesso restrito aos meios de proteção, a dependência econômica e a menor escolaridade. A maioria das adolescentes não procura os serviços de saúde quando sofrem violência, pois em geral não percebem que estão sendo violentadas e nem que isso tem relação com a sua saúde ou o seu bem-estar (BRASIL, 2008). DESCRIÇÃO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a disciplina de “ Vivências de Educação na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente” do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Recife. A disciplina é componente curricular do oitavo período do curso e tem como objetivo desenvolver ações de educação em saúde para a comunidade, utilizando as experiências adquiridas nas disciplinas anteriores para a construção e aplicação de intervenções educativas específicas à mulher, criança e adolescente. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: A intervenção de educação em saúde foi realizada no dia 17 de maio de 2019, com 18 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Coronel Othon, no município de Recife - PE. OBJETIVO: Relatar a experiência do desenvolvimento de atividades de educação em saúde sobre relacionamento abusivo e violência contra mulher para adolescentes escolares. RESULTADOS: A intervenção desenvolveu-se a partir de um plano de ação que apresentava-se da seguinte forma: 1º MOMENTO: Dinâmica de apresentação para iniciar a abordagem do tema de Violência contra a mulher e relacionamento abusivo, foi proposto aos adolescentes a dinâmica intitulada “Se eu fosse você”, na busca de interação e vínculo entre os facilitadores e os participantes da intervenção. A dinâmica buscou a troca de experiência entre os participantes, formando duplas e cada um apresentava seu par. 2º MOMENTO: Explicação do motivo da intervenção, os facilitadores fizeram uma retrospectiva ao dia que foi realizada a coleta de dados com o grupo escolhido para intervenção e foram explicados os motivos para a escolha da temática de Violência contra a mulher e relacionamento abusivo. 3° MOMENTO: Abordagem da temática, nesse momento, os participantes foram submetidos a uma metodologia ativa de ensino que também serviu como uma avaliação prévia do conhecimento que eles já possuem sobre a temática, chamada Jogo de palavras, na qual eles se subdividiram em dois grupos e cada um recebeu um conjunto de palavras referentes à relacionamento saudável e relacionamento abusivo, e a proposta era que eles separassem as atitudes que considerassem representar um relacionamento abusivo das atitudes que são favoráveis para a construção de um relacionamento saudável. Após os estudantes solucionarem o Jogo de palavras utilizou-se os termos já conhecidos por eles para aprofundar a explanação do tema. 4° MOMENTO: Questionamentos e explanação de ideias e conceitos, a construção do conhecimento junto aos adolescentes, continuou com questionamentos sobre o que é relacionamento abusivo e violência contra a mulher a partir dos resultados encontrados com o Jogo de palavras. Dando seguimento com a apresentação de um álbum seriado, que trouxe ideias e conceitos sobre as duas temáticas em questão. Ao final das atividades percebeu-se que as temáticas abordadas são presentes no cotidiano dos adolescentes e que eles possuem um conhecimento muito positivo de como deve ser um relacionamento saudável e de como devem agir mediante uma situação de violência contra mulheres. APRENDIZAGEM E ANÁLISE CRÍTICA: É necessária a realização frequente de intervenções em saúde para essa faixa etária, pois nessa fase que se desenvolvem relacionamentos amorosos e o interesse sobre o outro indivíduo. Dentro da realidade da Escola que contribuiu para a realização das atividades de educação em saúde, observou-se uma carência em relação a abordagem de temas que envolvem a saúde mental, sexual e reprodutiva desses adolescentes. Que traz o alerta sobre a necessidade do Programa Saúde na Escola para efetivar seu trabalho dentro desses contextos sociais, com intervenções mais frequentes dentro das escolas, estudando e intervindo sobre as demandas de cada faixa etária presente no ambiente escolar. Sendo válido ressaltar que o enfermeiro deve assumir o papel de educador em todas suas áreas de atuação e atuar dentro de programas de educação em saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

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