Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-35E - GT 35 - Violência e Vulnerabilidade: Multiplas Dimensões e Grupos Afetados

30931 - VIOLÊNCIA CONTRA MULHER EM PERNAMBUCO: MAPEAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO DE ÓBITOS DE VÍTIMAS DE AGRESSÃO, DO SEXO FEMININO, POR REGIÃO DE SAÚDE.
BRENDA FERNANDA GUEDES - UFPE, CLAUDIA DE LIMA RODRIGUES SOUZA - UFPE, RONALD PEREIRA CAVALCANTI - UFPE


Violência contra mulher em Pernambuco: mapeamento da distribuição de óbitos de vítimas de agressão, do sexo feminino, por região de saúde.

Apresentação/Introdução
A violência contra as mulheres é uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo assim seus direitos a vida, a saúde e a integridade física. Este fenômeno atinge mulheres de diferentes classes sociais, idades, escolaridades, raças e orientação sexual. O Atlas da Violência 2018 revela que no ano de 2016, 4.645 mulheres foram assassinadas no país, o que representa uma taxa de 4,5 homicídios para cada 100 mil brasileiras. Por estes motivos há necessidade de monitorar como estão distribuídos os óbitos por agressão às mulheres nas regiões de saúde do estado de Pernambuco, para subsidiar o planejamento de ações com foco na redução dessas ocorrências.

Objetivos
Mapear a distribuição de óbitos por agressão no sexo feminino por região de saúde no estado de Pernambuco.

Metodologia
É um estudo descritivo que visa o mapeamento da distribuição de óbitos por agressão no sexo feminino no período de 2006-2015, por região de saúde , no estado de Pernambuco. Para obtenção das informações, foram utilizados dados dos sítios eletrônicos do Departamento de Informações do SUS (Datasus), especificamente do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do grande grupo CID10: X85-Y09. Os dados foram sistematizados em planilhas eletrônicas, utilizando o programa Microsoft Excel® 2007 e tabulados por meio da ferramenta de tabulação TabWin versão 4.15 do Tab para Windows. Após a construção do banco de dados, foi feito o mapeamento da distribuição de óbitos.

Resultados
Foi observado que no estado de Pernambuco, entre todas as regionais de saúde, a que possui a maior média das taxas de mortalidade é a III Regional com a média de 6,8; seguida da I Regional com 6,3; da VI Regional com 6,2; XI Regional com 5,4; IV Regional com 5,3; VIII Regional com 5,1; XII Regional com 5,0; V Regional com 4,6; II e IX Regional com 4,3; X Regional com 4,2; VII Regional com 2,8. Existem anos em que não ocorreu notificação de qualquer caso de óbito por agressão na VII Regional, levantando a possibilidade da existência da subnotificação, Acresce-se que, sobre as propostas mais atuais relativas à violência contra mulher nos planos municipais de saúde de cada município pernambucano, verificamos que 102 (55%) municípios não possuem iniciativas nesse tema.

Conclusões/Considerações
O mapeamento das taxas de óbitos nas regionais de saúde de Pernambuco apresenta distribuição desigual, merecendo prioridade de ações para aquelas de maior taxa. Outro destaque é a possibilidade de subnotificação desta causa do óbito em algumas regionais.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900