Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-35E - GT 35 - Violência e Vulnerabilidade: Multiplas Dimensões e Grupos Afetados

31562 - (RE)DESENHANDO PRÁTICAS EM SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR.
PAOLA VALADARES CONSOLE - FMS/NITERÓI, PAMELLA VALADARES CONSOLE SILVA - FMS/NITERÓI


Contextualização
A violência no contexto escolar inscreve-se como um processo complexo, não dissociado dos demais espaços sociais; entendida, assim, como uma das mais variadas expressões da violência e de seus multifacetados significados, resultante das (inter)ações e (inter)relações sociais.
Neste sentido, há de se considerar sua multicausalidade, seus múltiplos fatores e, sobretudo, como pauta inerente à saúde pública; seja pelos agravos físicos e socioemocionais; seja pela necessidade de adoção de medidas de enfrentamento e prevenção da violência; implicando, inclusive, o entendimento da saúde em seu conceito ampliado.
Para tanto, aponta-se como campo de possibilidades de atuação para este enfrentamento e prevenção as ações intersetoriais e interdisciplinares; com investimento em atividades de promoção da saúde.

Descrição
O presente trabalho é resultado da experiência de profissionais da Policlínica Regional do Barreto, em Niterói, em uma turma de Aceleração da Aprendizagem, do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental Regular, da Rede Municipal de Ensino de Niterói, com idade entre 13 e 16 anos. Iniciou-se a partir da demanda da coordenação da escola por serem considerados como "alunos-problema". Utilizou-se como metodologia a "roda de conversa", com um primeiro encontro para apresentação e construção coletiva do trabalho, com a participação ativa dos alunos; e, em sequência, os demais encontros a partir de temas definidos pelo grupo; cuja ordem estabeleceu-se, pela votação simples de cada tema proposto; como por exemplo, sexualidade e gravidez na adolescência; Ists, HIV/AIDS; uso abusivo de álcool e outras substâncias; tráfico de drogas; violência urbana; violência de gênero; relações abusivas; respeito às diversidades; resolução não violenta de conflitos. Vale ressaltar que, outros temas transversais podem ser agregados à discussão, conforme forem pontuados. Assim como, outros profissionais podem ser convidados à participação, para uma melhor abordagem da temática eleita.

Período de realização
A experiência teve início no mês de setembro de 2018 e ainda está em curso, com finalização prevista para julho do ano corrente.

Objetivo
O objetivo desta experiência é apontar para a importância do desenvolvimento de ações que promovam a reflexão sobre as práticas em saúde enquanto estratégia de enfrentamento à violência no ambiente escolar.

Resultados
Embora o ciclo de encontros não tenha sido finalizado; destacamos que, após a estruturação das "rodas de conversa" com a participação ativa dos alunos, observou-se a reflexão destes sobre as (inter)relações de reprodução e produção de violência, no cenário escolar, na família e na sociedade. Apontou-se, ainda, à indicação de oficinas para a sensibilização dos profissionais do contexto escolar quanto aos temas trabalhados.

Aprendizados
O enfrentamento da violência escolar é um processo complexo, o que faz do seu enfrentamento um desafio. Faz-se necessário a construção e sustentação de espaços que promovam a ampla participação dos diversos atores do cenário escolar; além da abordagem intersetorial e interdisciplinar.

Análise Crítica
Iniciativas de atividades intersetoriais e interdisciplinares no que tange à violência no contexto escolar, possibilitam a articulação de ações que possam confluir no enfrentamento das violências e suas múltiplas expressões; considerando as dinâmicas sócio-históricas que as produzem. E, sobretudo, a crítica pautada por uma postura ética em detrimento de práticas que corroborem a manutenção de um cenário de (re)produção de violência.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900