Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 13:30 - 15:00
AL1 - GT Ampliando Linguagens - As Diferentes Linguagens e o Cuidado Frente a Agravos e Ciclos de Vida

30597 - A ARTE DE AMAMENTAR: A POESIA COMO INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
ÉRICA MOTA PERES - SESMAB/ABAETETUBA/PA, CARMEN CAROLINA CRUZ DE LIMA - SESMAB/ABAETETUBA/PA, ALINE PERES RIBEIRO - UNAMA, ALESSANDRA DE OLIVEIRA CARVALHO - SESMAB/ABAETETUBA/PA, YVINA FARIAS DIAS - SESMAB/ABAETETUBA/PA, ANA DO SOCORRO PONTES DOS SANTOS - SESMAB/ABAETETUBA/PA


Contextualização da atividade:
Os benefícios do aleitamento materno são múltiplos, tendo reflexos diretos e indiretos sobre o contexto biopsicossocial do indivíduo e das famílias. Para incentivar esta prática e garantir seu êxito, a equipe multiprofissional de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende populações rurais ribeirinhas e quilombolas do município de Abaetetuba, Pará, desenvolve atividades de promoção do Aleitamento Materno Exclusivo (PROAME) e Alimentação saudável. O PROAME desenvolve o acompanhamento de crianças menores de seis meses com equipe multiprofissional composta por enfermeiras, nutricionista, pediatra, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, com consultas individuais e atividades coletivas. A cada final de semestre, realiza-se um evento de certificação para famílias que conseguiram pôr em prática a amamentação exclusiva até o sexto mês, como forma de parabenizar e reconhecer o esforço dedicado a esta prática. No evento são desenvolvidas homenagens às famílias, reforço das orientações sobre alimentação saudável e dinâmicas de interação entre os participantes. Após a certificação, é realizado o acompanhamento de rotina da criança até o quinto ano de vida.
Dentre as dinâmicas realizadas, a equipe profissional utilizou-se da linguagem artística e poética, pois acredita que a produção de cuidados em saúde pode e deve ser feita respeitando-se a pluralidade e a significação para os indivíduos e da coletividade. Neste contexto, destaca-se a criação e declamação de um poema que ressalta as emoções, expectativas, dificuldades, êxitos e benefícios da amamentação associada ao teatro de animação. Esta dinâmica passou a ser utilizada do primeiro semestre de 2017 até os dias atuais na UBS citada acima, alternando-se com outras dinâmicas. Para seu desenvolvimento foram necessários recursos audiovisuais e de animação como caixa de som, microfone de rosto, figurino desenvolvido pela equipe, que inclui indumentária, maquiagem e um bebê fantoche. O tempo de apresentação é de aproximadamente cinco minutos.
Poema utilizado: FOME DE AMOR
Autora: Erica Mota Peres
A autora é enfermeira graduada pela Universidade Federal do Pará em 2005, atuando na Atenção Primária à Saúde desde 2006 até os dias atuais, tendo também atuado como plantonista em maternidade nos anos de 2014 e 2015. É musicista percussionista, concluindo o curso técnico em percussão popular pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará no ano de 2007. Capoeirista, participante do Grupo Eu Sou Angoleiro, Mestre Bira Marajó.
FOME DE AMOR
Veio a notícia. Teve a certeza.
Meses esperando, enjoando
Crescendo, mexendo,
nascendo e brincando.

Um bebê fofinho, meio enjilhadinho
Ah! Mas não se engane!
Com uma fome de leão, comendo a própria mão,
Atendeu a você, que disse: Meu filho, mame!


E foi meio assim... Segura! Deixa que eu pego!
E já pegou!
Chuc, chuc, chuc, chuc.
Dia após dia
Noite após noite.

Grama a grama, quilo a quilo
Tudo é uma conquista
É bonito de se ver
Todas essas crianças com saúde
Para dar e para vender.

E hoje, em vez de despedida,
É o ponto de partida
Pra uma aventura formidável
Mais conhecida como alimentação saudável.

Essa rotina cheia de histórias
Que a vida toda servirão
O amor coroa com vitórias
O cumprimento de uma missão:

Mamar no peito faz bem!
Pra família, pra mãe, pro neném,
Pro futuro e pra toda nação!

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900