29/09/2019 - 15:00 - 16:30 AL6 - GT Ampliando Linguagens - Linguagens e Possibilidades de Repensar Processos de Formação no Campo da Saúde |
30195 - SIMULAÇÃO DE ATENDIMENTO BASEADA EM EXERCÍCIO TEATRAL : RESGATANDO A PERCEPÇÃO DOS SENTIMENTOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CUIDADO EDUARDO SIMON - FCM-PB, JOACILDA NUNES - FCM-PB
INTRODUÇÃO: As Simulações de Atendimento têm um papel importante na superação da fragmentação do cuidado, bem como da dissociação entre conteúdos, habilidades e atitudes no processo de aprendizagem em saúde. O Teatro do Oprimido (TO), conjunto de reflexões e exercícios teatrais inspirados pela obra freireana, agrega importante contribuição neste sentido, pois permite dinamizar e potencializar as simulações de atendimento, integrando os aspectos cognitivos, subjetivos e ético-políticos. Na perspectiva do Teatro do Oprimido, a Simulação de Atendimento deixa de ser um mero exercício de consulta médica e torna-se um espaço de invenção onde os estudantes acessam e refletem sobre os sentimentos experimentados durante o processo de cuidado. OBJETIVO: Compartilhar a experiência de utilização em sala de aula de uma simulação de atendimento baseada no TO no módulo “Bioética e Ética Médica” do curso de Medicina. METODOLOGIA: Vamos realizar uma simulação de atendimento com os participantes presentes no momento de apresentação. É uma simulação que incorpora elementos do exercício Teatro Fórum (do TO), no qual existe um coringa (o facilitador) e uma situação de opressão, que adaptamos para ser a própria situação de consulta individual em saúde. Escolheremos aleatoriamente dois participantes, um para interpretar o papel do usuário(a) e outro para interpretar o papel de profissional de saúde. O coringa ajudará a lidar com os impasses da cena (que para Augusto Boal eram a chave para reflexão). O Coringa orientará a alternância de papéis com outras pessoas da platéia, a fim de haver um processo de vivência coletiva e posteriormente, reflexão. Após o encerramento da cena, faremos uma discussão sobre nossa experiência de utilização da ferramenta no módulo “Bioética e Ética Médica”, no quarto período do curso de Medicina, onde as simulações de atendimento eram feitas no início de cada aula e eram utilizadas como disparadoras da discussão em sala. Levávamos o roteiro do usuário, sempre relacionado ao tema a ser trabalhado (mulheres vítimas de violência, usuários sem adesão ao tratamento, usuários em busca de laudos e atestados, abortamento, terminalidade da vida). O passo a passo da dinâmica foi baseado no Teatro-fórum, um exercício do TO. Após, iniciávamos uma tempestade de ideias sobre os sentimentos vividos, a lista de problemas do usuário e as propostas de cuidado, buscando definir questões de aprendizagem relacionadas aos temas pertinentes à situação. RESULTADOS ESPERADOS: Com a dinâmica, acreditamos que será possível acessar os sentimentos e percepções das pessoas presentes, motivadas a participar da cena primeiro pelo desejo de “acertar o diagnóstico”, e depois ampliando, com nossa facilitação, para dimensões subjetivas, sociais, políticas e, principalmente, éticas do processo de cuidado em questão. Acreditamos que o uso de simulações de atendimentos baseadas em exercício do TO nas aulas como ferramenta disparadora auxiliou-nos a potencializar, dinamizar e ampliar o processo pedagógico, integrando conteúdos, habilidades e atitudes.
REFERÊNCIAS:
BOAL, A. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
ZIV, A; et al. Simulation-Based Medical Education: An Ethical Imperative. Acad. Med. 2003;78:783–788.
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