29/09/2019 - 15:00 - 16:30 AL6 - GT Ampliando Linguagens - Linguagens e Possibilidades de Repensar Processos de Formação no Campo da Saúde |
30245 - ELABORAÇÃO DE PRODUÇÃO FÍLMICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO DOCUMENTÁRIO FLUXO. VANESSA ARAGAO - UFBA, IGOR YURI ALGOZINO - UFBA, ANA CRISTINA SOUTO - UFBA, JOSE FRANCISCO SERAFIM - UFBA, CARLOS ROBERTO FRANKE - UFBA
Contextualização - O caráter interdisciplinar da saúde coletiva tem colocado importantes desafios a formação graduada e pós-graduada. O Curso de Graduação em Saúde Coletiva –ISC-UFBa criado em 2009 tem utilizado diversas estratégias para o exercício da interdisciplinaridade. O componente curricular Tópicos Especiais em Saúde Coletiva com Ênfase em Artes II (Cinema e Saúde). O objetivo da inclusão desse TESC foi contribuir para a inclusão cultural e desenvolver competências e habilidades artísticas nos estudantes de cursos de graduação em saúde e aos bacharelados interdisciplinares. Os docentes sugeriram que os temas e argumentos dos documentários desenvolvidos no componente curricular tivessem a ver com a historia de vida dos estudantes
Descrição - A experiência aqui apresentada refere-se a um dos produtos fílmicos, de natureza documental, desenvolvida por dois alunos matriculados no TESC, sob orientação de três docentes. O documentário busca apresentar a relação entre a ocupação urbana, representada pelos fluxos das grandes cidades, e produção de riscos e problemas de saúde.
Período de realização - semestre 2017.2
Objetivo - descrever e apresentar o processo de elaboração uma das produções fílmicas produzidas pelo componente curricular – o documentário Fluxo.
Resultados- produto fílmico com acesso pelo link: https://youtu.be/kItbS22K34U
Aprendizados e análise crítica -Rica experiência tanto para docentes como discentes, apresentou uma visível e importante forma de inclusão social e revelou talentos e habilidades dos estudantes que não tinham sido reveladas em outros componentes da estrutura curricular. A oferta continua sendo mantida a cada três semestres. O resultado dessa experiência também tem estimulado alunos a elaborarem seus TCCs e produtos comunicacionais em forma de áudio visuais durante sua formação graduada.
|