Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
AL2 - GT Ampliando Linguagens - Diversidade de Olhares na Produção do Conhecimento em Saúde

30219 - ITINERÁRIOS DO PESQUISADOR. OLHARES E VISÕES DE VIAGENS PELO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL NA COLETA DE DADOS DE UMA PESQUISA POPULACIONAL.
JORGE LUIZ DE ANDRADE TRINDADE - UFRGS- UNIVERSIDADE FEEVALE, ALAN SILVA SCHUKES - UNIVERSIDADE FEEVALE, MARIELLY DE MORAES - UNIVERSIDADE FEEVALE, ALEXANDRE SIMÕES DIAS - UFRGS


Contextualização: Este trabalho compreende a expressão de olhares produzidos em um projeto de tese sobre “A mobilidade corporal da população rural idosa do Rio Grande do Sul e os riscos de internação hospitalar”.
Período de realização: De janeiro de 2016 a julho de 2018.
Objetivos: Este ensaio fotográfico tem o intuito de socializar e mostrar aspectos do quotidiano do olhar dos pesquisadores que compartilharam a viagem em diferentes cenários do estado.
Descrição/ Resultados:
Foram visitados 28 municípios do interior do estado do Rio Grande do Sul onde foram captadas as imagens. Estas compreendem uma sequência de 10 fotografias: a primeira foto é de um agricultor idoso no interior de Santo Antônio da Patrulha; a segunda, reporta ‘Sequelas físicas das práticas na lida do trabalho no campo’; a terceira fotografia mostra o espaço doméstico; quarta imagem expressa ‘O quotidiano doméstico feminino’; quinta fotografia expressa ‘O quintal de uma propriedade rural no Rio Grande do sul’; sexta fotografia exibe ‘O olhar pela janela’; sétima fotografia, prolongando o prazo de validade; a oitava fotografia, ‘O ontem hoje’; a nona fotografia, ‘As cozinhas’; a décima fotografia, ‘O Sindicato dos trabalhadores rurais’.
Aprendizados e análise crítica.
A sequência de imagens se propõe a instigar as diferentes formas da realidade e quotidiano dos viveres dos idosos que moram e trabalham no campo através do fragmento dos olhares das cenas captadas. A condição de mobilidade no contexto de vida transparece na sobrevivência em diferentes formas de expressão em (re)conhecimento das múltiplas demandas da vida nas rotinas do idoso do campo.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900