28/09/2019 - 15:00 - 16:30 AL2 - GT Ampliando Linguagens - Diversidade de Olhares na Produção do Conhecimento em Saúde |
30219 - ITINERÁRIOS DO PESQUISADOR. OLHARES E VISÕES DE VIAGENS PELO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL NA COLETA DE DADOS DE UMA PESQUISA POPULACIONAL. JORGE LUIZ DE ANDRADE TRINDADE - UFRGS- UNIVERSIDADE FEEVALE, ALAN SILVA SCHUKES - UNIVERSIDADE FEEVALE, MARIELLY DE MORAES - UNIVERSIDADE FEEVALE, ALEXANDRE SIMÕES DIAS - UFRGS
Contextualização: Este trabalho compreende a expressão de olhares produzidos em um projeto de tese sobre “A mobilidade corporal da população rural idosa do Rio Grande do Sul e os riscos de internação hospitalar”.
Período de realização: De janeiro de 2016 a julho de 2018.
Objetivos: Este ensaio fotográfico tem o intuito de socializar e mostrar aspectos do quotidiano do olhar dos pesquisadores que compartilharam a viagem em diferentes cenários do estado.
Descrição/ Resultados:
Foram visitados 28 municípios do interior do estado do Rio Grande do Sul onde foram captadas as imagens. Estas compreendem uma sequência de 10 fotografias: a primeira foto é de um agricultor idoso no interior de Santo Antônio da Patrulha; a segunda, reporta ‘Sequelas físicas das práticas na lida do trabalho no campo’; a terceira fotografia mostra o espaço doméstico; quarta imagem expressa ‘O quotidiano doméstico feminino’; quinta fotografia expressa ‘O quintal de uma propriedade rural no Rio Grande do sul’; sexta fotografia exibe ‘O olhar pela janela’; sétima fotografia, prolongando o prazo de validade; a oitava fotografia, ‘O ontem hoje’; a nona fotografia, ‘As cozinhas’; a décima fotografia, ‘O Sindicato dos trabalhadores rurais’.
Aprendizados e análise crítica.
A sequência de imagens se propõe a instigar as diferentes formas da realidade e quotidiano dos viveres dos idosos que moram e trabalham no campo através do fragmento dos olhares das cenas captadas. A condição de mobilidade no contexto de vida transparece na sobrevivência em diferentes formas de expressão em (re)conhecimento das múltiplas demandas da vida nas rotinas do idoso do campo.
|