Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
AL2 - GT Ampliando Linguagens - Diversidade de Olhares na Produção do Conhecimento em Saúde

31659 - AVALIAÇÃO EXTERNA DO 3 CICLO DO PMAQ - NAS ÁGUAS DA AMAZÔNIA
ADALBERTO LÍRIO DE NAZARÉ LOPES - UFPA, ROSANA NAZARÉ LEÃO SOUZA - UFPA, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO - UFPA


A 'Atenção Primária à Saúde' (APS) é apresentada internacionalmente como uma estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde de uma população, integrando ações preventivas e curativas, bem como a atenção a indivíduos e comunidades.
No Brasil, a APS incorpora os princípios da Reforma Sanitária, levando o Sistema Único de Saúde (SUS) a adotar a designação Atenção Básica à Saúde (ABS) para enfatizar a reorientação do modelo assistencial, a partir de um sistema universal e integrado de atenção à saúde, que se baseie nos princípios da universalidade, descentralização, integralidade e da participação popular. Muitos tem sido os esforços para que efetive essa reorientação e consequente implementação das políticas de saúde
No 3° ciclo do PMAQ-AB no estado do Pará 130 municípios participaram do Programa, com um total de 1268 equipes de saúde contratualizadas e avaliadas. O processo de avaliação de saúde na Amazônia é cercado por desafios de planejamento e execução, entre outros motivos, pela grande extensão e especificidades territoriais, tais como o difícil acesso geográfico a localidades remotas. Mostra-se, portanto, de grande relevância para área da saúde mostrar experiências avaliativas nessa região.
Dessa forma, propõe-se apresentar em forma de registros de imagem, acompanhados de fluxogramas semanais das experiências vivenciadas na fase de Avaliação Externa do 3° Ciclo do PMAQ-AB no Pará, através de detalhamento das trajetórias percorridas, bem como, das barreiras e belezas encontradas nos percursos realizados durante a pesquisa de campo nos municípios amazônicos.
Percorrer os rios e extensões geográficas para demonstrar o fazer a atenção primaria na Amazônia foi enriquecedor para a equipe que trabalhou na equipe de campo, como gerou um repositório de imagens únicas do fazer saúde na amazônia.
Esta mostra pretende apresentar 10 fotos sequenciais da avaliação externa demonstrando a peculiaridade do fator amazonico em fazer pesquisa e saúde nas diversidades do estado do Pará.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900