Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
AL5 - GT Ampliando Linguagens - Desafios das Lutas e Movimentos Sociais em Saúde em Contextos de Invisibilidades

31167 - NÃO SOMOS INVISÍVEIS: HISTÓRIA E COTIDIANO DE UMA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
ANA MARIA DE ARAUJO LOIOLA - FIOCRUZ-PE/IAM, DANIELLE CHRISTINE MOURA DOS SANTOS - UPE, DIOGO GÓES, CATARINA RAMALHO, REJANE ALMEIDA - NHR-BRASIL


CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS: O documentário "Não somos invisíveis - o relato sobre uma associação de catadores de material recicláveis em Itapissuma-PE" é fruto de um projeto desenvolvido pelo Grupo de pesquisa e extensão sobre cuidado, práticas sociais e direito à saúde das populações vulneráveis (GRUPEV) em parceria com o Movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase (MORHAN-PE) e apoiado pela ONG Netherlands Leprosy Relief (NHR-Brasil). Entre 2015 e 2017, o GRUPEV desenvolveu atividades de extensão sobre saúde, meio ambiente e trabalho, as quais tinham como público alvo os catadores da Associação de Material Reciclável Padre José Servat, localizada no município de Itapissuma-PE. A Associação possui 20 associados que trabalham de segunda a sexta coletando papéis, plásticos, metais e vidros. Todos os trabalhadores e seus dependentes sobrevivem da catação de materiais e de programas sociais como o bolsa-família, além disso, também consomem alimentos provenientes da coleta. A situação de vulnerabilidade socioeconômica na qual estes trabalhadores estão inseridos e sua relação com a determinação social da saúde motivou a construção deste documentário, que tem como objetivos relatar a história e o cotidiano da Associação, dar visibilidade aos catadores e fomentar a discussão sobre implantação da coleta seletiva no município. RESUMO/SINOPSE: Participaram do documentário, 17 catadores associados que fizeram relatos abordando a sua história com o trabalho, dificuldades, conquistas e anseios. Dentre as falas dos catadores, destacam-se relatos sobre a invisibilidade social, a falta de cooperação da sociedade em separar os materiais que podem ser reciclados, além da necessidade de implementar a coleta seletiva no município. Também foram recorrentes os discursos sobre os riscos inerentes à ocupação, como perfuração, cortes, contaminação e outros. O grupo tem a perspectiva de melhorar suas condições de trabalho através de equipamentos e, principalmente, implantação da coleta seletiva no município, além de reconhecerem seu papel social na proteção do meio ambiente. ANO E LOCAL DA PRODUÇÃO: O documentário foi produzido no município de Itapissuma, localizado na região metropolitana de Pernambuco, no ano de 2016. FORMATOS E SUPORTES NECESSÁRIOS REFERENTES À APRESENTAÇÃO: Equipamentos de áudio visual (projetor datashow e caixa de som amplificadora). BIOGRAFIA DO AUTOR: O Grupo de pesquisa e extensão sobre cuidado, práticas socais e direito à saúde das populações vulneráveis é composto por graduandos (as), pós-graduandos (as) e professores da Universidade de Pernambuco. Criado em 2014, o GRUPEV desenvolve atividades de extensão e pesquisa com enfoque na garantia do direito às pessoas com hanseníase e populações vulneráveis.
Link na plataforma Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=imuu4ulKRuU

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900