Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
AL5 - GT Ampliando Linguagens - Desafios das Lutas e Movimentos Sociais em Saúde em Contextos de Invisibilidades

31273 - LUTAS HISTÓRICAS E DESAFIOS ATUAIS DOS MOVIMENTOS ANTIMANICOMIAIS: UMA EXPERIÊNCIA DO MOVIMENTO PRÓ-SAÚDE MENTAL DO DF
LORENA LETÍCIA DE ALMEIDA CAMPOS - UNB, ANDRESSA DE FRANÇA ALVES FERRARI, THIAGO BORGES RIBEIRO, CHRISTINE PAULA MENEZES, GIULIA NATÁLIA SANTOS MENDONÇA, CAROLINA SARAIVA, MILA PELUCIO MENEGALE, VIVIANNI DE MATOS GAMA, LÚCIO COSTA, KLEIDSON OLIVEIRA


O presente trabalho consiste no curta metragem, realizado pelo Movimento Pró Saúde Mental do Distrito Federal (DF), durante os meses de Fevereiro a Maio de 2019 em Brasília, que resgata a história da luta antimanicomial. O curta objetiva, a partir de depoimentos de usuários dos serviços de saúde mental, seus familiares, militantes do Movimento Pró Saúde Mental do DF, profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e figuras políticas, apontar a centralidade dos movimentos sociais como agentes de transformação e resistência. O documentário reflete sobre o período anterior à Lei 10.216, passando pelas conquistas da formulação e implementação de tal lei, que reestruturou o modelo de atenção na saúde mental, até o contexto atual de ofensiva manicomial na política de saúde mental.
A escolha da linguagem visual é um recurso para visibilizar e dar voz àqueles e àquelas que constituem essa luta e história, além de, promover a aproximação do interlocutor com a situação apresentada. Desta forma, a produção de obras audiovisuais é um importante meio de estabelecer diálogo, mobilizar e sensibilizar sujeitos.
O Movimento Pró-saúde Mental do Distrito Federal é um movimento social que atua, há mais de 20 anos no DF, numa perspectiva radicalmente antimanicomial. Atualmente, está associado à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomiais (RENILA). O Movimento atua e promove agendas políticas de mobilização social na defesa de direitos de pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas e/ou transtornos mentais graves e persistentes, tendo como premissa as orientações da Organização Mundial da Saúde, que definem o cuidado em liberdade e territorial como escolha prioritária.
Em relação à apresentação deste trabalho, é necessária a disponibilização de computador, caixa de som/ data show ou televisão com entrada de pendrive, de forma a propiciar a veiculação do material audiovisual. O curta está disponível na plataforma online YouTube, no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=WB4ZCeHbxaI .

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900