28/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-8B - GT 8 - Vivências Participativas e o Direito à Saúde |
31209 - DESAFIOS DA PERMANÊNCIA NO AMBITO UNIVERSITÁRIO CAROLINE HATSUE SATO MEIRA - UNIFESP, KARLA HELENE MARQUES LIMA - UNIFESP, VAGUINER QUIRINO DOS SANTOS - UNIFESP, ELIZABETH CRISTINA CURSINO CERQUEIRA - UNIFESP
A Bolsa de Iniciação à Gestão (BIG) é uma parceria com o Núcleo de Apoio ao estudante (NAE). Ela tem como objetivo a inserção do desenvolvimento de habilidades acadêmicas com supervisão profissional. Seus alunos extensionistas são escolhidos tendo como preferência serem bolsistas do Programa de Apoio à Permanência Estudantil (PAPE) e é realizada com estudantes da UNiversidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Foi encontrado na literatura uma efetividade quanto à assistência através de um menor percentual de desistência desses alunos. O objetivo deste trabalho é ter a sensibilidade de perceber a subjetividade de cada indivíduo e compreender o âmbito em que eles se encaixam dentro da universidade, tendo em mente a promoção de saúde que vai além da ausência de doença. Uma das atividades propostas foi a Oficina de Expressões junto com o Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional (CATO), o contexto era de tensão entre os alunos, devido ao momento de suposto ataque na universidade, também por ser uma data perto de provas. A oficinas contava com materiais diversos, como: Canetas, lápis de cor, tintas, revistas para recortes, pincéis e cartolinas de diferentes cores; deixando ao critério de cada um a forma de expressão que lhe cabia, também teve como objetivo proporcionar experiências que não se limitam em apenas conteúdos programáticos de sala de aula, construindo assim novas idéias e formas de pensar uma situação problema e os estreitamento de laços entre os universitários. O projeto BIG vem sendo desenvolvido desde Março de 2018 e nos traz experiência relevante para a promoção de saúde na Universidade.
Foi notado uma grande interação entre os alunos na hora da atividade proposta pela oficina, porém, ao escrever em um cartaz o sentimento que predominava, alguns dos estudantes olhavam a sua volta para ver se estavam sendo observados. Também foi constatado que no cartaz saiu muitos sentimentos repetidos, como ansiedade e tristeza. Isso nos abre possibilidades para pensar em uma oficina voltada para esse assunto. O encontro foi realizada no pátio da Universidade, portanto, era um local de muita visibilidade, mas em contrapartida com muitos alunos que não permaneciam por muito tempo, já que possivelmente estavam de passagem para algum outro compromisso. Algumas alterações na dinâmica deixaria a oficina mais efetiva. Reparamos que uma divulgação antecipada e um horário mais propício teria acrescentado para uma melhor dinâmica. Analisamos que um espaço de diálogo após as atividades propostas formaria identificação de sentimentos entre si mais consolidado.
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