28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-3A - GT 3 - Análise Institucional e Saúde Coletiva: inventando enfrentamentos na construção compartilhada do SUS |
30307 - O DIÁRIO INSTITUCIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE CARLA APARECIDA SPAGNOL - UFMG, LUCIANE MARIA PEZZATTO - UNIFESP, ADRIANE VIEIRA - UFMG
O Mestrado Profissional na área da saúde está voltado para o aperfeiçoamento do trabalho, buscando integrar universidade, serviços de saúde e sociedade. Para possibilitar melhorias na gestão dos serviços de saúde e atender as demandas dos profissionais, preferencialmente vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), iniciou-se em 2018, o Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde, vinculado à uma Universidade pública do Estado de Minas Gerais. O curso busca possibilitar espaços de reflexão sobre as práticas profissionais e nelas intervir de modo fundamentado e inovador, integrando trabalho e pesquisa. Ao iniciar o percurso universitário na pós-graduação os mestrandos são confrontados com novas ferramentas e conceitos, que os fazem refletir sobre suas práticas, a partir de referenciais teórico metodológicos. Assim, a Análise Institucional (AI), na vertente Socioclínica possui conceitos-ferramentas que podem ser utilizados para analisar as práticas profissionais, pois, permite colocar as instituições e as implicações profissionais em análise, evidenciando as relações de poder instituídas nos grupos e organizações. Nesse sentido, no 2º semestre de 2018, foi ministrada a disciplina “Socioclínica (Pesquisa Intervenção) e Análise Institucional da Prática Profissional” com carga horária de 45 horas, focalizando o conceito de implicação, que são as relações (libidinais, organizacionais e ideológicas) as quais os indivíduos desenvolvem com as instituições. A análise das implicações permite analisar as relações profissionais a partir de processos coletivos de subjetivação e de institucionalização, desvinculando-as de opiniões técnicas, pessoais e individuais. O diário institucional é uma ferramenta da AI utilizado para analisar as implicações, pois propicia uma reflexão da própria prática, por meio da escrita das experiências individuais ou coletivas, revelando o não dito organizacional e pressupondo a não neutralidade do pesquisador nas investigações. Como recurso didático-pedagógico, foi solicitado aos alunos que elaborassem seu diário institucional, a partir de situações vivenciadas no seu local de trabalho, articulando com os conceitos da AI e das características da Socioclínica. Além disso, uma professora de uma Universidade pública do Estado de São Paulo foi convidada para realizar uma videoconferência e uma Oficina acerca da elaboração do diário, pois focaliza seus estudos nesta temática. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da utilização do diário institucional como ferramenta de análise das implicações dos alunos do mestrado profissional que realizarão suas pesquisas no seu local de trabalho. Os alunos são enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, engenheira de segurança do trabalho e, a maioria, atua em serviços públicos de saúde. A partir dos registros observa-se que os alunos analisaram suas implicações libidinais ao expressarem seus sentimentos de medo, raiva, tristeza, angústia perante a situação financeira das organizações de saúde e da precariedade nas condições de trabalho, questionando o repasse de verbas entre as entidades federativas; a destinação e utilização dos recursos financeiros; as escalas mínimas e a escassez de materiais. O dinheiro foi um analisador que evidenciou as relações de poder entre chefia e trabalhadores; a desvalorização profissional e o medo por não estarem recebendo o salário devido a crise financeira do Estado. Deixaram claro suas implicações ideológicas ao destacar que as instituições que trabalham fazem parte de suas histórias de vida, apontando como motivações profissionais o desejo de lutar para sempre melhorar o local de trabalho e a esperança em impulsionar processos instituintes na área da saúde. Isso também pode ser caracterizado como uma sobreimplicação, que precisa ser analisada para não se tornarem profissionais acríticos e compreenderem o que de fato está em jogo nas organizações. Analisaram, ainda, as implicações organizacionais como a resistência médica na equipe multiprofissional, o que fez uma das alunas mobilizar seus colegas de trabalho para conversarem sobre como a instituição medicina interfere nas práticas profissionais. Destaca-se que uma das alunas fez uma crítica à encomenda que recebeu da sua chefia para realizar seu projeto de mestrado, apontando que não correspondia com a temática que ela gostaria de pesquisar, sendo esse um dos enfrentamentos que possivelmente os alunos necessitarão fazer, ou seja, analisar o que de fato se caracteriza como encomenda e demanda nesse processo de investigação. Os diários proporcionaram momentos de reflexão e expressão dos sentimentos dos profissionais em relação às instituições, as quais estão geralmente sobreimplicados. Conclui-se que o exercício da escrita e a análise das implicações podem estimular o olhar crítico, analítico e reflexivo dos profissionais, tendo em vista uma gestão mais qualificada em prol do cuidado com a saúde, com a vida e a sociedade.
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