29/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-3C - GT 3 - Experiências e análises de processos em Gestão e Controle social na perspectiva da Análise Institucional |
30085 - AS RESTITUIÇÕES COMO ESPAÇOS POLIFÔNICOS DE COPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: A EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO SOBRE APOIO MATRICIAL EM BELO HORIZONTE FABRÍCIA DE SOUZA TAVARES - UFMG, EDSON SALLES EL GHAZZAOUI MALVAR - UFMG, JORDANA RIBEIRO COCOVICK - UFMG, JULIA COSTA DE OLIVEIRA - UFMG, THAYNA LARISSA AGUILAR DOS SANTOS - UFMG, CLÁUDIA MARIA FILGUEIRAS PENIDO - UFMG
APRESENTAÇÃO/INTRODUÇÃO: O apoio matricial (AM) é um arranjo organizacional e uma metodologia de gestão do trabalho em saúde, que objetiva expandir as possibilidades de uma clínica ampliada (Campos e Domitti, 2007). Possui duas dimensões: clínico-assistencial e técnico-pedagógica. A primeira corresponde à ação clínica realizada com os usuários e a segunda refere-se ao apoio educativo com e para as equipes de saúde da família (EqSF). Acredita-se que a dimensão técnico-pedagógica é o diferencial do AM, por seu potencial de ampliar: a autonomia nas EqSF (Brasil, 2014); a segurança desses profissionais diante dos desafios do trabalho (Penido, 2012); e a qualidade das ações realizadas em saúde (Soares, 2015). Partindo desse pressuposto, a pesquisa-intervenção “O caráter técnico-pedagógico do AM em Belo Horizonte” visa analisar e contribuir para qualificar essa dimensão das práticas de AM no município. A pesquisa-intervenção se pauta pela indissociabilidade entre a produção do conhecimento e a intervenção (Rossi e Passos, 2014) e compromete o pesquisador com a restituição (Galvão e Galvão, 2017). As restituições têm um papel cada vez maior nas ciências sociais e humanas (Lourau, 1993) e foram realizadas de forma processual, não se restringindo a uma devolutiva final. OBJETIVOS: Compreender a restituição como possível espaço de produção e análise de dados, bem como sua repercussão para os envolvidos. METODOLOGIA: Foram realizadas restituições nos distritos sanitários em que a pesquisa aconteceu, com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, equipe de Saúde Mental, EqSF e demais interessados. As restituições partiram da apresentação dos dados produzidos ao longo da pesquisa, que foram organizados por meio de análise temática preliminar, com o intuito de facilitar sua apropriação pelos presentes. Após breve retomada dos objetivos e do processo de pesquisa até aquele momento, a abordagem dos resultados se deu em grupos divididos por temas, para discussões mais aprofundadas. Cada grupo contava com profissionais que trabalhavam em locais e equipes diferentes. Posteriormente, os grupos se reuniram e compartilharam a síntese da discussão. Todo o processo foi registrado e seu conteúdo foi descrito e sistematizado. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Separar os participantes em grupos possibilitou um espaço de diálogo em que todos puderam participar. Através da discussão de temas – como Concepções e experiências sobre ensinar e aprender a partir do matriciamento, Participação dos Agentes Comunitários de Saúde no matriciamento, Perfil e formação dos apoiadores, dentre outros – os participantes reconheceram questões presentes no cotidiano do trabalho e refletiram conjuntamente a respeito dos problemas existentes e possibilidades de atuação. Além disso, ponderaram sobre diferenças entre suas práticas e deram sugestões quando um impasse era apresentado por algum participante. Assim, a restituição possibilitou o compartilhamento de saberes e experiências envolvendo os diversos profissionais, consistindo-se em um dispositivo formativo para eles. Tal compreensão foi corroborada pelo retorno de alguns participantes, em contato posterior à restituição, ao apontarem a potência desse espaço para transformar suas práticas, à medida que refletiram sobre elas. Relataram também que o encontro com diferentes trabalhadores, nos grupos heterogêneos da restituição, produziu maior entendimento sobre práticas da rede de saúde que desconheciam. Contendo em si uma direção formativa (Rossi e Passos, 2014), a restituição da pesquisa disparou um processo de ensino e aprendizagem entre os envolvidos. Para os pesquisadores, as restituições repercutiram nas pré-análises realizadas. Seja ao reafirmar e possibilitar apropriação dos dados apresentados, seja trazendo novos elementos, as discussões ampliaram os modos de entender os temas abordados. Uma dessas ampliações foi quanto ao tema “Perfil e formação dos apoiadores”. As discussões acrescentaram um ponto que ainda não havia se destacado, mas passou a ser considerado para os próximos passos da pesquisa: a superestimação de um determinado perfil do profissional de saúde mental, historicamente defendida no município, o que esvaziava a expectativa relacionada à formação para a prática de apoio matricial. A experiência da restituição ainda influenciou a escolha metodológica da próxima fase da pesquisa-intervenção, que utilizará o material produzido para disparar novas reflexões e produção de conhecimento junto a outros grupos. CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: As restituições desta pesquisa se constituíram em um espaço polifônico: através do compartilhamento de saberes e da construção de reflexões e análises coletivas, ampliou a participação dos sujeitos, reforçou a função sociopolítica da pesquisa e possibilitou transformações do campo da saúde, problematizando formas mais tradicionais de produção científica.
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