29/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-3E - GT 3 - Metodologias em pesquisa e formação sob a ótica da Análise Institucional |
29855 - DIÁRIO DE MOMENTOS, MOVIMENTOS DE COLETIVIDADE ANTONIO CARLOS CARDOSO GALANTE - USP, MARIA ERCÍLIA DE ARAÚJO - USP
Introdução: O registro e direcionamento de uma pesquisa de suas conversas de bastidores, subjetividades, comportamentos dos interlocutores, e a compreensão do objeto de estudo com a imersão do pesquisador na pesquisa em experiências qualitativas, identificam os diários como ferramenta essencial na riqueza da pesquisa.
Os diferentes tipos de diários em suas formas particulares/pessoais, em registros íntimos, de viagem, saúde, estudo, filosófico, instituição, pesquisa, campo e tantos outros com nomes e definições distintas, identificam no processo de confecção dos vários objetivos a serem alcançados. Na grande maioria são formas individuais de execução e interpretação, dependendo muito do momento histórico, sociocultural e da lógica de seu proponente.
Mas quando se tem uma nova proposta? Uma proposta de execução não individual ou íntima. Quando esses momentos são concebidos de vários indivíduos para se criar um conjunto de pareceres, opiniões e subjetividades? A construção dos processos de interpretação das atividades propostas em múltiplas visões de escritas e construções, além de ampliar as múltiplas faces do conhecimento, interpreta os diferentes sinais do resultado do trabalho.
Objetivo: A criação de um novo território de aprendizagem, pesquisa e observação com uma estratégia de inventividade em uma nova perspectiva de condução foi efetuada através da elaboração de um Diário de Momentos de construção coletiva, onde após cada atividade executada no projeto de trabalho Professor Saúde os profissionais tanto da saúde como da educação explicitaram com descritivos manuais ou digitais de suas experiências do ato consumado. Essas produções desse elenco voltado para práticas de educação em saúde, nas diversas ressonâncias dos diferentes saberes e condutas das atividades executadas, formou-se um documento rico em imagens, relatos e pareceres do projeto de trabalho e direcionou significativamente o projeto de pesquisa.
Metodologia: O Projeto Professor Saúde (Encomenda) foi idealizado e coordenado pelo pesquisador, odontólogo da equipe Salmão da Unidade de Saúde da Família da Água Branca e com a colaboração dos educadores da Escola Municipal José Benedito de Moraes, ambos no município de Ilhabela, de fundamental I (alunos de cinco a doze anos) com cerca de trezentos estudantes, seu início foi efetuado em fevereiro de 2017 e o seu término aconteceu em dezembro de 2017, suas ações interventivas seguiram o Projeto Político-Pedagógico, esse projeto foi projetado para uma ferramenta de pesquisa do mestrado profissional.
As atividades executadas tiveram três tipos de público alvo: professores, alunos e a comunidade em direcionamentos para o desenvolver habilidades, conhecimentos e destrezas para a prevenção das condutas de risco e do autocuidado da saúde nas oportunidades educativas.
Foram envolvidos 15 profissionais da saúde, inclusive o pesquisador, e um grupo de teatro de Agentes Comunitários de Saúde, com dez integrantes, em 14 temas de saúde, todas as propostas relacionadas aos temas atendiam aos profissionais da educação, responsáveis ou ao Conselho Escolar (Demanda) e foram intermediados pelo pesquisador com os profissionais da saúde.
Resultados: A contribuição de 16 profissionais da saúde e 2 profissionais da gestão da escola, nos relatos inseridos no Diário de Momentos; e mais as respostas com testes de múltipla escolha e uma questão discursiva executada em uma reunião de equipe de saúde bucal, com 13 contribuições, e outra com o corpo docente da escola, com mais 11 contribuições; além de um acervo fotográfico das atividades executadas e de alguns pensamentos reflexivos e indicações pessoais do pesquisador a respeito de educação transformadora e atividades, indicam a trajetória percorrida nesse documento com 141 páginas.
A busca por um documento que pudesse incorporar o prazer e a renovação com uma ferramenta que de alguma forma sedimentaria a produção e transmissão do saber coletivo, na adaptação de um mundo em constante mutação, aliando os processos de criação de um novo território de observação e intervenção, nesse contexto, uma nova concepção de existires, fazeres e saberes cria a concepção da experiência da aprendizagem, na procura incessante das reflexões dos processos de criação do Produto da pesquisa, o Diário de Momentos efetivou-se um interessante dispositivo de produção de intervenção no município na integração das secretarias de Saúde e Educação na composição de um projeto de Lei (Implicação) de ¨Atenção à Saúde nas Escolas¨.
Conclusão: Os fatos inerentes aos diversos emaranhados da construção do Diário de Momentos configura visões e perspectivas distintas, mas calcadas em uma linha uniforme de pensamentos no direcionamento do educar em saúde, como o pensar de condução de diferentes rotas para o mesmo destino, a conscientização. A dimensão de cidadania indicada para o ser humano, sem dividir a história, do social, da política e do ambiente, em busca do conhecimento integral, multidisciplinar e emancipatório.
|

|