29/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-3F - GT 3 - Transformações nas profissões em saúde: análise das Práticas Profissionais em curso |
30571 - PSICOLOGIA E SAÚDE COLETIVA: EXPERIÊNCIAS EM CURSO DE PSICOLOGIA COM ÊNFASE NA DEFESA DO SUS E REFERENCIAIS DA ANÁLISE INSTITUCIONAL E DA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DO SUS ANA RITA CASTRO TRAJANO - UEMG, LUCAS OLIVEIRA ALVARES - UEMG, LUIZ HENRIQUE GONÇALVES SOUZA - UEMG, PRISCILA ELLEN SANTOS E CAMPOS - UEMG, LARISSA MOREIRA BATISTA - UEMG
O Sistema Único de Saúde (SUS) nasceu ligado às lutas sociais pelo Direito Universal à Saúde, num período da história brasileira, décadas 1970/1980, em que as mobilizações sociais clamavam por Democracia e Justiça Social. E hoje, passados trinta anos de seu nascimento, a luta em defesa do SUS, como projeto universal e integral de saúde, articulada aos movimentos sociais de defesa da Democracia, precisa continuar, para que o atual cenário neoliberal não o deixe à mercê do mercado e seus mecanismos de dominação e exploração capitalistas. Ressalta-se aqui a diferença entre Direito Universal à Saúde e ‘Cobertura Universal da Saúde’, proposta enganosa que esconde as reais intenções neoliberais e de defesa dos lucros das ‘empresas da saúde’, prejudicando o exercício do Direito Universal à Saúde, que garante o acesso de toda população brasileira, sem excluir qualquer segmento ou classe social. Como profissional da Psicologia, cuja trajetória junto ao SUS foi construída como consultora / apoiadora da Política Nacional de Humanização (PNH), de fevereiro/2006 a outubro/2016, por meio de práticas transversais em diferentes serviços e instâncias do SUS, experiências que se articularam com o campo de pesquisas sobre Trabalho, Educação e Saúde junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Doutorado em Educação, apresentamos esta proposta de reflexões sobre o SUS e a Psicologia, como docente responsável pelo Ensino e Orientação de Estágios em ‘Psicologia e Saúde Coletiva’ junto ao Curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) / Unidade Acadêmica de Divinópolis. A UEMG, criada em 1989, apresenta-se como uma possibilidade de apoio ao desenvolvimento regional por meio de práticas de ensino, pesquisa e extensão. A Unidade Acadêmica de Divinópolis foi constituída no bojo do processo de estadualização de fundações educacionais de ensino superior associadas à UEMG, quando foi regulamentada a absorção da Fundação Educacional de Divinópolis (FUNED) pela UEMG, a partir de 03 de setembro de 2014, conforme Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia/ Divinópolis/ agosto 2015. O Curso de Psicologia, oferecido pela Unidade Acadêmica de Divinópolis, cujas atividades se iniciaram em 1990, objetiva o ‘fortalecimento da interdisciplinaridade e maior flexibilidade e amplitude na formação do profissional em Psicologia‘. Nesta perspectiva, procura sintonizar com discussões sobre a formação e a prática profissional, buscando-se contextualizar numa conjuntura econômica, social e política, a partir de diretrizes de formação em Psicologia, ‘engajada na realidade brasileira e atenta aos contextos regionais’. Em março/2019, iniciamos trabalho, como docente da UEMG/ Divinópolis, quando assumimos a disciplina ‘Psicologia e Saúde Coletiva’. O conteúdo abordado inicia-se com a contextualização da Saúde Coletiva no Brasil, como campo de estudos e práticas interdisciplinares, responsável pela construção do Projeto de Saúde Pública no Brasil, que deu origem ao SUS, formalizado pela Constituição Federal/1988 e regulamentado pelas Leis Orgânicas da Saúde – 8080 e 8142, em 1990. A partir daí, realizamos Seminários Temáticos, que procuraram aprofundar estudos e debates em torno de questões emergentes em sala de aula, bem como, considerando proposta de ementa da disciplina. Até o presente momento, avaliamos que as abordagens da Saúde Coletiva no Brasil e o SUS possibilitaram a compreensão de uma nova concepção de saúde, como fenômeno biopsicossocial, um direito social garantido pela Constituição/1988. Dentre as temáticas abordadas ressaltamos a interdisciplinaridade, com ênfase na transdisciplinaridade, buscando referenciais da Análise Institucional e da Política Nacional de Humanização (PNH). Encontro entre múltiplos sujeitos e saberes, busca-se construir práticas que desafiam posturas corporativas e fragmentadas no cotidiano laboral do SUS. O Método da Roda, tomado como dispositivo de análise/intervenção e abordagem de conflitos concebidos como ‘analisadores‘, tem sido estudado e também experimentado por estagiárixs de Psicologia, em processos de aprendizagem junto à Estratégia de Saúde da Família. O Movimento Antimanicomial e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) se tornaram prioridade no mês de maio, quando foi celebrado o 18 de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial e abriram-se debates sobre as propostas governamentais atuais de descaracterização da RAPS, como rede de serviços substitutivos aos manicômios. Avaliamos que a introdução da Saúde Coletiva em Curso de Psicologia abre novas possibilidades de aprendizagem e intervenção em espaços de trabalho do SUS, contribuindo para experimentações da clínica e da gestão compartilhadas, com vistas à humanização e transformação das práticas de saúde no campo do SUS.
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