29/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-3D - GT 3 - Formação em saúde: reflexões a partir da Análise Institucional |
30898 - O CUIDADO HUMANIZADO À GESTANTE E A FORMAÇÃO MÉDICA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA ABORDAGEM SOCIOCLÍNICA INSTITUCIONAL JULIANA DE GREGÓRIO OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, LUCIA CARDOSO MOURÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ANA CLEMENTINA VIEIRA DE ALMEIDA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, LUCILLE ANNIE CARSTENS - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, VILMA VIEIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ISABEL CRISTINA DE MOURA LEITE - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CARLOS HENRIQUE PACHECO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, PEDRO SANCHES CORREA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução:
Trata-se de um estudo desenvolvido durante o mestrado profissional de ensino em saúde, que traz como objeto a formação dos alunos de medicina em práticas do cuidado humanizado durante a gestação na Estratégia Saúde da Família, de acordo com as recomendações atuais das diretrizes curriculares nacionais. Assinala a necessidade da humanização da assistência ganhar maior visibilidade nas ações dos profissionais de saúde e nas práticas de aprendizagem dos alunos.
Objetivo:
Analisar juntamente com os participantes como são abordados durante a formação as ações relativas ao cuidado humanizado junto a gestantes na Estratégia Saúde da Família (ESF).buscando maior aproximação entre a teoria e a prática.
Metodologia:
Pesquisa intervenção com abordagem qualitativa, com referencial teórico metodológico da Análise Institucional (AI) na modalidade Socioclínica Institucional (SI) das práticas profissionais, realizada em uma unidade da ESF. Os dados foram coletados através de encontros com os alunos, professora e preceptora e um diário do pesquisador, em 2018, após aprovação pelo Comitê de Ética (parecer: 2.849.667). Os alunos acompanharam o preceptor/pesquisador em 04 atividades realizadas com as gestantes: uma consulta médica, uma visita domiciliar, a participação em um grupo educativo e uma visita a maternidade. As atividades registradas no diário do pesquisador permitiram a análise das implicações com as práticas de humanização e com as instituições que as atravessam. No final das atividades foram realizados os encontros socioclínicos institucionais para uma reflexão coletiva, e elaboração de uma proposta de ensino.
Resultado - Discussão:
Após leituras e releituras do material transcrito, identificamos as características da socioclínica institucional nas falas e no diário de campo, selecionando dois eixos de análise e uma analisador. O primeiro eixo colocou em discussão as implicações da pesquisadora com a formação e a humanização do cuidado. O segundo eixo abriu debates sobre como os estudantes entendiam o conceito de humanização e a percepção dos mesmos sobre a sua abordagem na grade curricular. Os resultados revelaram as contradições entre o que o currículo oferece sobre as práticas de ensino da humanização e a pouca compreensão dos alunos sobre sua relevância no atual estágio de sua formação, e a necessidade de experimentar cenários mais realistas, com todas as suas variáveis. Destacam ainda que a falta de integração das disciplinas e de relações humanizadas entre docentes e alunos não favorecem uma melhor compreensão do cuidado. Com relação ao conceito de humanização, o mesmo foi compreendido pelos estudantes como demandas por um cuidado mais integral; a criação de competências e habilidades que favoreçam atitudes humanizadas e o desenvolvimento de práticas menos mercantilistas. Considera nestes resultados, que o referencial teórico metodológico escolhido permitiu que os participantes ampliassem seus conhecimentos sobre a humanização; realizassem uma reflexão crítica sobre a formação colocando diferentes demandas a instituição educação médica e analisassem suas implicações revelando as contradições no espaço instituído da formação.
Considerações finais:
O grande desafio na formação médica, após as mudanças propostas pelas diretrizes curriculares nacionais, foi readequar e aproximar a teoria da prática. O desenvolvimento de uma nova proposta metodológica de ensino médico foi desenvolvida, através do referencial teórico da análise institucional na sua abordagem socioclínica institucional, onde nos apropriamos de instrumentos de análise para produzir conhecimentos, analisando as transformações produzidas no decorrer das experimentações, seus contextos e interferências, com a participação direta dos envolvidos. Outro desafio a ser considerado, está relacionado a aplicabilidade da nova metodologia num cenário instituído, com educadores tradicionais e prescritivos, com a certeza dos seus saberes.
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