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Grupos Temáticos

29/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-3D - GT 3 - Formação em saúde: reflexões a partir da Análise Institucional

31281 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE INSTRUTORES NA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA ENFERMEIRA IZABEL DOS SANTOS
ISABEL CRISTINA DE MOURA LEITE - EEAAC/UFF; ETIS/SES-RJ, LUCIA CARDOSO MOURÃO - ISC/UFF: EEAAC/UFF, ANA CLEMENTINA VIEIRA DE ALMEIDA - EEAAC/UFF, LUTIANNI DIAS BRAZOLINO - EEAAC/UFF, RAPHAEL SAMPAIO DOS SANTOS - EEAAC/UFF, JULIANA DE GREGÓRIO OLIVEIRA - EEAAC/UFF; PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI, LUCILLE ANNIE CARSTENS - EEAAC/UFF; PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS, CARLOS HENRIQUE PACHECO - EEAAC/UFF; PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI, PEDRO SANCHES CORREA - FACULDADE DE MEDICINA/UFF, VILMA VIEIRA SILVA - EEAAC/UFF; PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI, FABÍOLA BRAZ PENA - EEAAC/UFF; PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESÓPOLIS, PATRÍCIA RIBEIRO DA SILVA MAIA TEIXEIRA - EEAAC/UFF; PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI


Contextualização: Os cursos de formação de instrutores da Escola Técnica de Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS) são realizados atualmente em condições mínimas devido ao processo de precarização do Sistema Único de Saúde (SUS). O seu corpo docente resiste à extinção dessa importante organização com inovações educacionais necessárias à qualificação profissional para a manutenção dos princípios do SUS. O presente relato versa sobre a experiência implementada, construída coletivamente, a partir de uma proposição da autora principal desse estudo, docente da ETIS, em seu curso de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, realizado na EEAAC/UFF, aprovado pelo Comitê de Ética da UFF com o número de parecer 2.172.279, CAAE 65894116.7.0000.5243, após a intervenção Socioclínica Institucional que ocorreu no período de 2017 a 2018. Descrição: O projeto destinou-se a qualificação de Instrutores para atuar nos cursos Introdutórios para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE), no município de Cambuci/RJ. Os cursos de Instrutoria tem a carga horária de 20 horas para introduzir os princípios da Metodologia da Problematização e a proposta pedagógica a ser implementada com os profissionais de saúde. O Instrutor, indicado pelo gestor municipal, tem que ser portador de diploma universitário. Período de Realização: Julho a setembro de 2017. Objetivos: Descrever e analisar a experiência da qualificação dos instrutores utilizando tecnologias educacionais, a partir da criação do Espaço Virtual ETIS na plataforma da Comunidade de Práticas da Atenção Básica. Resultados: Foram qualificados 19 Instrutores que se responsabilizaram pela formação das turmas, em cursos de 40 horas sob a supervisão da ETIS. Visando melhorar a qualidade e aperfeiçoar a formação oferecida aos instrutores da Atenção Primária, foi aberto o Espaço Virtual ETIS na plataforma da Comunidade de Práticas da Atenção Básica como parte das suas ações de Educação Permanente. A Comunidade de Práticas do SUS (CDP), do Ministério da Saúde (MS) é um espaço online onde gestores e trabalhadores da saúde se encontram para trocar informações e compartilhar experiências sobre seu cotidiano de trabalho. Aprendizados: Esses atores formaram, assim, uma rede colaborativa, voltada para a melhoria das condições de cuidado à saúde da população. Ao dividir uma vivência, o participante desta rede pode inspirar outros trabalhadores, seja seu relato uma reflexão de um enfrentamento com resultados positivos ou não. Essa estratégia facilitou o acesso a materiais técnico-pedagógicos, a fóruns de discussão, o compartilhamento de saberes e relatos das experiências desses instrutores. Foram utilizados como ferramentas para suporte, o E-mail e o celular particular da docente da ETIS e um grupo no WhatsApp para esclarecer dúvidas. Análise Crítica: Avaliamos como pontos fortes dessa experiência, o suporte aos instrutores após a formação. O desafio que estes enfrentaram foi a postagem de suas experiências na plataforma, por pensarem que era um espaço científico que requeria uma escrita acadêmica. Todos reconheceram a relevância da formação realizada, as inovações educacionais como um instrumento potente após o curso, satisfação, segurança em sala de aula, valorizados e reconhecidos através da postagem de fotos da turma, favorecendo a interatividade. Os instrutores formaram sob a supervisão, orientação e apoio da ETIS, duas turmas de ACS, totalizando 51 profissionais e uma turma de ACE, totalizando 24 profissionais. Todos ressaltaram a importância da metodologia, o espaço de falas, de reflexões e construíram trabalhos criativos no decorrer da formação. Ao final todos foram certificados. Esta vivência foi de extrema importância para avaliar a aplicabilidade do produto construído no Mestrado, trazendo possibilidades para utilização das inovações educacionais nos cursos da escola e analisar as instituições que atravessam a formação em saúde.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900