Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-3C - GT 3 - Gestão e Controle Social

29898 - ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO RECIFE A PARTIR DO PMAQ-AB
IVE DA SILVA IVE MONTEIRO - PCR, RAFAEL DA SILVEIRA MOREIRA - IAM/FIOCRUZ, SIDNEY FEITOSA FARIAS - IAM/FIOCRUZ


Introdução: A expansão das equipes de saúde bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família induz à necessidade de avaliar a qualidade das ações e serviços por elas prestados. Entretanto, há poucos estudos sobre qualidade da atenção em saúde bucal promovida por essas equipes. Assim, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foi lançado, no intuito de aliar esforços para institucionalizar a avaliação e induzir mudanças no processo de trabalho das equipes mínimas da Saúde da Família (EqSF) e das ESB.
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar as associações entre os padrões de qualidade de estrutura e processo da atenção em saúde bucal com indicadores de resultado na Estratégia Saúde da Família do Recife, durante o segundo ciclo do PMAQ-AB.
Metodologia: Realizou-se um estudo de caráter avaliativo, segundo o modelo Donabediano, que contempla três categorias para avaliar a qualidade da produção dos serviços de saúde: estrutura, processo e resultado. Utilizaram-se dados secundários do Ministério da Saúde obtidos da avaliação externa do PMAQ-AB e do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) referentes às 112 ESB do município do Recife que participaram dessa avaliação externa em 2014. As variáveis do estudo foram submetidas à estatística descritiva e analítica, usando-se o teste Qui-Quadrado e a Odds Ratio, em modelo de regressão simples e múltiplo, para analisar as associações entre as variáveis independentes (padrões de qualidade de estrutura e processo) e dependentes (padrões de qualidade de resultado – indicadores de desempenho em saúde bucal), considerando-se o nível de significância de 5% num intervalo de confiança de 95%.
Resultados e discussão: A maioria das ESB apresentou adequação aos padrões de qualidade de estrutura e processo, mas baixos indicadores de desempenho. Evidenciou-se que a equiparação das ESB com as EqSF e a implantação de ESB modalidade II mostraram-se como os principais padrões de qualidade sob governabilidade da gestão municipal com associação ao maior valor dos indicadores de desempenho (particularmente os relacionados ao atendimento clínico individual), enquanto a garantia de agendamento de retorno para a continuidade do tratamento e o levantamento do número de escolares identificados com necessidades de saúde bucal que precisavam de atendimento clínico foram os principais padrões de qualidade sob governabilidade das ESB associados ao maior valor desses indicadores. Destaca-se que das 112 ESB avaliadas, a existência de equiparação das ESB com as equipes mínimas da Estratégia Saúde da Família e possuir levantamento de escolares com necessidades de saúde bucal associaram-se ao maior valor de cobertura de primeira consulta odontológica programática (OR = 4,30, IC = 1,32613,930; OR = 27,47, IC = 2,244336,342, respectivamente), enquanto estar equiparada, ser ESB modalidade II e garantir agendamento de retorno para a continuidade do tratamento associaram-se ao maior valor da razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas programáticas (OR = 5,35, IC = 2,0114,204; OR = 3,70, IC =1,33010,266; OR = 5,03, IC = 1,42417,778, respectivamente). Então, sugere-se que tais padrões de qualidade sejam priorizados, a fim de potencializar maior acesso e resolutividade das ESB, expressos por um aumento nos valores dos indicadores de desempenho.
Considerações finais: Diante da elevada adequação a diferentes padrões de qualidade de estrutura e processo pelas ESB avaliadas, esperava-se que os indicadores de desempenho tivessem obtido melhores resultados e que houvesse associação estatisticamente significante entre mais variáveis. Diante disso, recomenda-se-se que outros estudos avaliem aspectos qualitativos dos resultados encontrados, para melhor compreendê-los.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900