29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-3C - GT 3 - Gestão e Controle Social |
31304 - APROXIMAÇÕES ENSINO E SERVIÇO NA PROMOÇÃO DO AUTO CUIDADO: RELATO SOBRE A APLICABILIDADE DO REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO DA ANÁLISE INSTITUCIONAL PATRICIA RIBEIRO DA SILVA MAIA TEIXEIRA - UFF, ANA CLEMENTINA VIEIRA DE ALMEIDA - UFF, LUCIA CARDOSO MOURÃO - UFF, JULIANA DE GREGÓRIO OLIVEIRA - UFF, VILMA VIEIRA DA SILVA - UFF, CARLOS HENRIQUE PACHECO - UFF, FABÍOLA BRAZ PENNA - UFF
Contextualização
Este relato traz um trabalho desenvolvido junto aos profissionais de saúde com relação às atividades de promoção do autocuidado do diabético para o controle da doença e de suas complicações. O diabetes mellitus (DM) constitui o grupo das doenças crônicas responsável pelas principais causas de morte no mundo e é considerado um dos problemas de saúde de grande magnitude. A capacidade de promover o autocuidado, na interação entre o indivíduo e o profissional de saúde, é uma dimensão significativa do projeto terapêutico, cabendo a mesma reduzir a sua morbimortalidade através de ações de promoção à saúde, incentivando os hábitos saudáveis de vida, o autocuidado em todas as suas dimensões e a atuação em sua detecção precoce.
Objetivo
Descrever a utilização do processo de intervenção nos moldes da socioclinica institucional junto a profissionais de saúde, buscando ampliar os debates sobre como os mesmos estão promovendo as práticas de autocuidado junto a pacientes com diabetes mellitus
Período de realização
A atividade ocorreu em agosto de 2018, em um módulo do Programa Médico de Família de Niterói/RJ tendo como participantes uma enfermeira um médico(que atuam como preceptores), duas técnica¬¬¬¬¬¬¬s de enfermagem, uma agente de saúde e uma supervisora de clínica médica da regional, autora deste relato.
Descrição.
Como supervisora de clínica médica, co-responsável pela orientação do cuidado e da atenção integral à saúde da população adulta local, tenho dentre minhas atribuições, realizar ações de capacitação em serviço. Especificamente com relação ao acompanhamento dos pacientes crônicos desta unidade, realizamos mensalmente grupos educativos para pacientes com DM , surgindo muitas dúvidas na construção dessa prática. Como aluna de mestrado profissional e me aproximando do referencial teórico medolológico da análise institucional em sua modalidade socioclinica institucional, surgiu a idéia de aproximar teoria e prática realizando encontros de intervenção com os profissionais de saúde desta unidade, colocando em debates coletivos as dificuldades relatadas com relação ao manejo do auto cuidado. Ao escolher aplicar na prática esta metodologia antes da coleta de dados da pesquisa, buscou-se ampliar o conhecimento sobre a aplicabilidade e os conceitos deste referencial teórico metodológico pensando também em favorecer o aprendizado de todos os envolvidos. Um primeiro encontro de intervenção foi agendado e na data prevista iniciamos com uma dinâmica para facilitar a interação entre os participantes. A seguir, colocamos em debates o tema auto cuidado do paciente com DM, utilizando como dispositivos cenários montados com situações caso, familiares ao grupo, como consulta individual, visita domiciliar e grupos educativos.
Resultados
No decorrer do encontro, os participantes se identificaram como portadores de doenças crônicas, compartilham histórias de vida o que possibilitou que se percebessem como pessoas e profissionais. colocando em análise suas implicações. O encontro possibilitou identificar contradições entre o proposto pelo programa de atenção ao DM e o que ocorre no cotidiano. Durante os debates foi possível observar mudanças de percepção do olhar sobre cada situação apresentada e soluções possíveis de serem implementadas foram apresentadas constituindo-se em movimentos instituintes naquele espaço instituído. Este primeiro encontro desdobrou-se em outro encontro abrindo a possibilidade da aplicação deste referencial teórico metodológico nos serviços de saúde.
Aprendizados
Esta experiência possibilitou ampliar o conhecimento sobre a metodologia de intervenção nos moldes da socioclinica institucional; favoreceu que novas situações fossem pensadas com relação ao auto cuidado de pacientes com DM; reafirmou o papel dos participantes enquanto educador em saúde; ampliou os debates sobre o trabalho em equipe; evidenciou que a confiança mútua e a comunicação eficaz são favorecedoras das práticas do auto cuidado.
Análise crítica.
Destacamos como pontos positivos que o aprendizado no mestrado profissional contribuiu para melhorar as práticas dos profissionais de saúde e aproximar a academia dos serviços. Destacamos também que a metodologia utilizada possibilitou que cada participante contextualizasse sua realidade, problematizando-a e que nela se inserisse como sujeito crítico e ativo. Como pontos negativos, destaca-se as dificuldades de apropriação desta nova proposta metodológica além de ser pouco acessível aos profissionais de saúde. Considera de grande importância a continuidade da aplicação desta proposta teórica metodológica como forma de aproximação ensino e serviço contribuindo na formação e qualificação dos profissionais de saúde.
|