Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-3D - GT 3 - Metodologia

30740 - A LIGA DA SAÚDE X TUBERCULOSE: O USO DO LÚDICO COMO METODOLOGIA CRIATIVA PARA PREVENÇÃO NA SAÚDE COLETIVA.
LUCAS DA SILVA ALVES - UNIFOR, LIVIA DE ANDRADE MARQUES - UNIFOR, FRANCISCA BEATRIZ DE VASCONCELOS OLIVEIRA - UNIFOR, LARISSA RODRIGUES DA SILVA - UNIFOR, THAYS LUIZA PRACIANO FERNANDES RABELO - UNIFOR, NATASHA FARIAS FACUNDO - UNIFOR, NAYARA LOURENÇO ROCHA - UNIFOR


Contextualização: O MS define educação em saúde como “processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população” [...]. Possui a finalidade de contribuir para o aumento da autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores a fim de alcançar uma atenção em saúde de acordo com suas necessidades. Nesse contexto, destaca-se a necessidade de discutir sobre a tuberculose (TB) que é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculoses ou Bacilo de Koch (BK) (Brasil, 2011). Essa patologia apresenta algumas características, tais como, um longo período de latência entre a infecção inicial e a apresentação clínica da doença, preferência pelos pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo como ossos, rins e meninges; e resposta granulomatosa associada à intensa inflamação e lesão tissular (Iseman, 2005). Descrição: Trata-se de um relato de experiência feito a partir de uma ação educativa realizada em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde no município de Fortaleza-CE, no módulo de Saúde Coletiva III, onde criamos a Liga da Saúde x Tuberculose. A partir disso criamos personagens de “super-heróis” de acordo com o tema e nos caracterizamos para melhor apresentar a temática ao público. Período de realização: Foi realizado no mês de março de 2019. Objetivo: Relatar a experiência da utilização do lúdico como metodologia criativa para prevenção da tuberculose na saúde coletiva. Resultados: A partir da realização dessa Educação em Saúde e da forma em que ela foi abordada, conseguimos observar um aumento no número de usuários que procuraram a unidade para a atendimento, tanto imediatamente como após o término da ação, impactando em dias posteriores. Muitos procuraram a Unidade após ter tido conhecimento pela ação que foi realizada, ou por estar presente no dia ou por alguém que estava presente e informou que estava acontecendo as consultas para rastreamento de casos novos. A ação também serviu para quebrar paradigmas, preconceitos, que poderiam existir e seus registros foram selecionados e divulgados por rede social que exibe mostras de experiências exitosas realizadas para o SUS no Município.
Aprendizado e Análise crítica: Foi evidenciado que a falta de informação pode agir diretamente tanto na não adesão dos pacientes ao tratamento, quanto na identificação de casos novos. Infelizmente, ainda é um grave problema de saúde pública que enfrentamos, mas, a partir dessas boas práticas de conscientização conseguimos melhorar esse quadro levando informações adequadas e assim, beneficiando a população atendida. Os profissionais de saúde devem buscar estratégias criativas para obter esse alcance com um maior impacto.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900