Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-3A - GT 3 - Análise das Práticas

30589 - PROFISSIONAIS DE SAÚDE E USUÁRIOS: CONCEPÇÕES ACERCA DA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
KATHARINI MARIA BARBOSA TEIXEIRA ROCHA - UNIFOR/IERSA, NEIDE SHEYLA DE MELO ARAUJO - UNIFOR/IERSA, ATILA CHAGAS DE ARAUJO - UNIFOR/IERSA, ROSENDO FREITAS DE AMORIM - UNIFOR, MIRNA ALBUQUERQUE FROTA - UNIFOR


APRESENTAÇÃO/ INTRODUÇÃO. A Política Nacional de Humanização (PNH) prioriza a valorização dos sujeitos do processo de produção de saúde, quais sejam os usuários, trabalhadores e gestores, de forma a investir na autonomia e no protagonismo dos mesmos. Dessa forma, o interesse por essa temática surgiu mediante a prática assistencial e a necessidade de conhecer os atores envolvidos no processo de humanização. OBJETIVOS: Este estudo realizou um exercício analítico da concepção dos profissionais da saúde e dos usuários acerca da humanização da assistência na Atenção Primária à Saúde. METODOLOGIA. Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada em bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde. Foram selecionados artigos no período de 2014 a 2018. Os descritores empregados foram: Atenção Primária e Humanização na Assistência. Os artigos foram selecionados e relacionados na categoria de produção da humanização na atenção primária pela concepção dos profissionais da saúde, a concepção dos usuários e dos profissionais e usuários. A fim de viabilizar a coleta de dados foram utilizados instrumentos contendo as seguintes informações: titulo, ano de publicação, modalidade e objetivos/enfoque do estudo. Estes dados foram agrupados e apresentados em quadros para melhor visualização da revisão integrativa.RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram selecionados 17 artigos. Quanto aos anos de publicação, foi revelado que nos anos de 2014 e 2016 houve um número maior de estudos publicados sobre a temática investigada, apresentaram-se cinco artigos em cada ano (58,82%), seguido pelos anos de 2015 e 2017, com três cada ano (35,29%), e 2018, com o menor número de publicações, apenas um (5,89%). Nota-se o baixo índice de publicação sobre o tema no último ano, conforme se evidencia nas categorias do quadro 1, 2 e 3. Quanto à modalidade estudos inseridos na investigação, destacaram-se os artigos de natureza qualitativa, que representaram a maioria, com dez (58%), sucedendo quatro de caráter quantitativo (23%), relato de caso com dois (14%) e de cunho misto quali-quantitativa somente com uma (5%). Esses estudos reforçam a necessidade de implantar o acolhimento como um dispositivo potente e desafiador a fim de atender às exigências de acesso, propiciando vínculo entre equipes de saúde e população, trabalhador e usuário, disponibilizando o cuidado integral em um processo de trabalho em equipe. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando a PNH como Política Pública Nacional de melhoria as condições de trabalho e atenção à saúde, valorizando gestores, profissionais e usuários, este trabalho permitiu a análise reflexiva da concepção dos atores envolvidos acerca da humanização na assistência à saúde na atenção primária. Foi possível obter resultados positivos e negativos, o que serviu de relevante diagnóstico situacional de seu desenvolvimento.

Descritores: humanização da assistência; atenção primária à saúde.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900