29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-3B - GT 3 - Formação em Saúde |
29919 - CUIDADO, DIALOGO E HUMANIZAÇÃO: COMPARTILHANDO VIVÊNCIA E REFLEXÃO JUNTO A ACADÊMICOS DE MEDICINA NA DISCIPLINA GESTÃO DO CUIDADO. CÉLIA MARIA CARTAXO PIRES DE SÁ - FCM-PB, BÁRBARA MARIA SOARES WANDERLEY - FCM-PB, EDUARDO SIMON - FCM-PB, JOACILDA NUNES
Introdução: Na contemporaneidade, a compreensão sobre o conceito de cuidado, a partir da relação com a práxis se coloca em função da diversidade em saúde, reconhecendo as necessidades de saúde das pessoas que buscam os serviços de saúde, na perspectiva de produção do cuidado integral. A prática sanitária pressupõe o cuidado com o outro e requer dos profissionais que escolhem a área de saúde a habilidade de inclinar-se para ouvir o outro reconhecendo a capacidade expressiva do ser humano numa atitude altruísta (Carnut, 2017). As intervenções em saúde no terreno da pura tecnicalidade estão falidas. Tendências monológicas, fragmentárias, do discurso dos usuários e dos profissionais são incapazes de suscitar as mudanças necessárias para a efetivação do cuidado em saúde (Ayres). Nesse sentido, os processos de produção de ações e serviços de saúde deveriam ter como finalidade atender as necessidades de saúde das pessoas, o que requer captar a subjetividade dos usuários, o estabelecimento de vinculo, de laços de confiança. Implica acolher o outro, oferecer espaço para a fala e o diálogo, tendo como pressuposto a produção do cuidado, para identificar a singularidade que o processo de adoecimento adquire para quem esta buscando o cuidado.. Objetivo: relatar a experiência vivenciada durante as atividades desenvolvidas na disciplina Gestão do Cuidado com alunos do 6º ano do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, localizada no município de Cabedelo/PB. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório realizado nos semestres 2018.2 e 2019.1 junto aos alunos da referida instituição de ensino onde foram realizados seminários; estudo individual e em grupo orientados através de artigos científicos para discussão; simulações de situações-problema; estudo de caso em gestão do cuidado; construção de resenha e aulas expositivas dialogadas. Resultados: Evidenciou-se que o espaço educacional se configura como um dispositivo para as transformações que ocorrem no campo da saúde, apresentando-se como um espaço de interação, permitindo a construção dos saberes em saúde no processo ensino aprendizagem. Ainda, as atividades desenvolvidas contribuíram para a construção e o aprimoramento do ensinar-aprender a partir do enfoque de que o agente do cuidado é um sujeito de afeto, tomado pela responsabilidade ética de responder ao apelo do outro e que a formação do profissional de saúde deve se pautar na transformação da realidade em beneficio da sociedade, identificando as dimensões biopsicossociais e seus determinantes no processo saúde-doença, enriquecendo a formação do perfil do aluno de maneira crítica e reflexiva. Conclusão: O processo ensino aprendizagem se deu de forma bastante enriquecedora gerando conhecimento significativo e, sobretudo abrindo novas possibilidades para ressignificar o conceito de cuidado numa abordagem ampliada que precisa ser incorporada na formação dos profissionais de saúde.
Referencias: 1. Carnut, Leonardo. Cuidado, integralidade, atenção primária: articulação essencial pra refletir o setor saúde no Brasil. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. 115, p. 1177-1186, out-dez 2017. 2. AYRES, J. R. C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. In: Ayres, J.R.C.M. Cuidado: trabalho e interação nas práticas de saúde. Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 2009, p. 75-105. 3. Souza, M.C et al. Necessidade de saúde e produção do cuidado em uma unidade de saúde em um município do nordeste, Brasil. O Mundo da Saúde, São Paulo, V.38, n.2, p.139-148, abr-jun 2014.
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